SóProvas


ID
1175674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da Rodada Doha, da integração econômica na América do Sul, do padrão-ouro e das características dos fluxos financeiros internacionais, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

No século XIX, o padrão-ouro internacional manteve as taxas de câmbio em faixa determinada pelos custos de transporte, o que impediu movimentos persistentes das taxas de câmbio.

Alternativas
Comentários
  • Certa;


    No século XIX era realmente adotado o padrão-ouro como forma de valorar as moedas, ou seja, estas eram lastreadas em ouro real que se mantinha no poder dos estados.

    Com o comércio internacional um país deficitário na balança comercial deveria eventualmente pagar os seus cobradores, o que não valeria a pena na maioria das circunstâncias devido aos custos de transporte desse ouro de um país para outro. Logo, o país era deficitário, porém o seu volume de reserva não se alterava com tanta celeridade, gerando certa persistência da taxa de câmbio.


    Nada Mal!

  • Correta. Ver: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=258#Parte2

  • O período em que predominou o padrão ouro, distintos países utilizaram a política de manter suas moedas lastreadas em ouro; nesse ambiente, tendia-se à lei do preço único, que dizia que as mercadoria tendem a ter o mesmo preço quando cotadas na mesma moeda. A lei do preço único não inclui os custos de transportes; desse modo, os custos de transportes acabam sendo representativos para as diferenças nos preços. Além disso, o padrão ouro impediu, de fato, movimentos persistentes das taxas de câmbio.

    fonte Clipping CACD