- ID
- 25390
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- TSE
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Economia
- Assuntos
A respeito da crise do Estado do Bem-Estar, assinale a opção correta.
A respeito da crise do Estado do Bem-Estar, assinale a opção correta.
Segundo a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina), vários problemas justificavam um esforço de industrialização baseado em proteção aduaneira e ações estatais na América Latina. Marque a opção que NÃO foi considerada um desses problemas.
Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a regimes cambiais.
Nos anos 90 do século XX, em alguns países da América Latina, foram usadas âncoras cambiais como instrumento de estabilização de preços.
O pensamento econômico foi construído com a contribuição de inúmeros autores, que tiveram seus nomes associados às teorias que defenderam e a determinadas formas de relação entre Estado e atividade econômica. A seguir, são citados cinco autores, as questões às quais seus nomes são associados e ao papel que atribuíam ao Estado. Apenas uma série é correta.
Entre os fatores estruturais e cíclicos que contribuíram para a reintegração dos países ditos emergentes aos fluxos de capitais dos anos 90, é INCORRETO citar:
O neoliberalismo surgiu no pós-Segunda Guerra, como uma reação teórica e política ao Estado keynesiano. Essa visão NÃO se expressa:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as teses da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) para explicar o atraso da América Latina em relação aos centros desenvolvidos.
Após a Segunda Grande Guerra Mundial, muitos países em desenvolvimento, sobretudo da América Latina, adotaram um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como industrialização por substituição de importações. Esse modelo se caracterizava por
Em nível teórico, a abordagem tradicional do comércio internacional, com suporte no teorema de Stolper-Samuelson, refere-se ao processo de abertura comercial como uma forma de reduzir as disparidades de salário entre trabalhadores quali?cados e não -quali?cados nos países em desenvolvimento. Esse argumento tem como pressuposto o fato de a liberalização comercial
A opinião dominante que emergiu dos debates sobre o comércio internacional nos séculos XVI, XVII e XVIII, no Ocidente, era de que um país deveria tentar obter grandes e crescentes superavits comerciais. Essa opinião é caracterizada como o ponto de vista
Para a economia brasileira, o período 1974 a 1978 é uma fase de acomodação aos novos preços do petróleo. É INCORRETO afirmar que neste período houve
A partir de 1870, há um deslocamento do centro de preocupações de grande número de economistas. Para determinados autores, este deslocamento é definido como revolução marginalista, pois a ideia central que o preside é o chamado princípio marginal. Neste sentido, leia as proposições abaixo emarque a alternativa correta.
I. A crítica que os economistas marginalistas enfatizaram sobre a teoria clássica, era de que os preços também dependiam de um certo grau de demanda, que por sua vez dependiam da satisfação dos consumidores emrelação às mercadorias ( bens e serviços) , individualmente.
II. Os marginalistas forneceram modernos conceitos microeconômicos, utilizando ferramentas básicas de demanda e oferta, satisfação dos consumidores e uma base matemática para a uti l ização dessas ferramentas.
III. Os marginalistas mostraram também que em uma economia aberta, os fatores de produção – terra, trabalho e capital – têm retornos equitativos às suas contribuições para a produção. Este princípio foi, algumas vezes, utilizado para justificar a existência de distribuição de renda: os agentes ganhavam exatamente o que contribuíam para a produção.
A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) desenvolveu uma interpretação própria sobre o desenvolvimento econômico latino-americano, apresentando propostas para acelerar o crescimento dessa região. Considerando essas informações, julgue os itens de 91 a 93, referentes à CEPAL e à teoria de vantagens comparativas.
A CEPAL exerceu influência sobre a política econômica brasileira, especialmente com sua tese acerca da deterioração dos termos de troca.
A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) desenvolveu uma interpretação própria sobre o desenvolvimento econômico latino-americano, apresentando propostas para acelerar o crescimento dessa região. Considerando essas informações, julgue os itens de 91 a 93, referentes à CEPAL e à teoria de vantagens comparativas.
Uma das críticas ao argumento da teoria dos choques adversos, defendida pela CEPAL, é o efeito negativo dos programas de valorização do café sobre o crescimento industrial.
A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) desenvolveu uma interpretação própria sobre o desenvolvimento econômico latino-americano, apresentando propostas para acelerar o crescimento dessa região. Considerando essas informações, julgue os itens de 91 a 93, referentes à CEPAL e à teoria de vantagens comparativas.
De acordo com a teoria das vantagens comparativas, se o país A consegue produzir pão e vinho em um número de horas de trabalho menor do que o país B, então, o país A terá vantagem relativa na produção de pão e vinho em relação ao país B.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos princípios gerais da atividade econômica.
Entre os instrumentos de implementação do princípio da redução das desigualdades regionais e sociais, incluem-se a criação de regiões administrativas e a lei que institui o plano plurianual.
Henry Ford introduziu a linha de produção na sua empresa automobilística, substituindo a montagem artesanal em oficinas. Foi uma substancial inovação no processo de produção com consequências importantes sobre o modelo de negócio: a redução de custos permitiu preços menores e modificou o público-alvo, para um mercado de massa.
Esse processo todo é considerado uma inovação
Sobre o modelo de desenvolvimento econômico adotado pela Coreia do Sul, nos últimos 40 anos, considere as afirmativas abaixo.
I - A formação educacional e a quali? cação da mão de obra são prioridades na Coreia do Sul.
II - A Coreia do Sul exporta produtos agrícolas produzidos em grande escala.
III - A Coreia do Sul investiu na exportação de manufaturados de crescente sofisticação tecnológica.
IV - Na Coreia do Sul, há redução contínua da relação: importações ÷ produto interno bruto.
Está correto APENAS o que se afirma em
Segundo a Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), citada no que diz respeito à sua natureza, pode ser classificada como:
A teoria do desenvolvimento gestada na América Latina, nos anos de 1960, denominada Teoria da Dependência
Acerca da Rodada Doha, da integração econômica na América do Sul, do padrão-ouro e das características dos fluxos financeiros internacionais, julgue (C ou E) os itens subsequentes.
No século XIX, o padrão-ouro internacional manteve as taxas de câmbio em faixa determinada pelos custos de transporte, o que impediu movimentos persistentes das taxas de câmbio.
Acerca da evolução dos conceitos relativos à atuação do governo na economia, julgue o item subsecutivo.
Tendo como referência os conceitos essenciais da ciência econômica, julgue os itens a seguir.
A alta do preço da gasolina, nos anos 70 do século passado, explica, em parte, o aumento substancial da importação de carros japoneses pelos Estados Unidos, durante esse período.
Com relação aos organismos internacionais, julgue o item abaixo.
O G-20 foi estabelecido em 2009, em consequência da crise financeira internacional iniciada no mercado imobiliário norte-americano, com o objetivo de reunir os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento sistemicamente mais importantes, para cooperação em temas econômicos e financeiros.
A elevação dos preços internacionais do barril de petróleo no ano de 1973 teve grande impacto na economia brasileira. Sobre as medidas econômicas tomadas pelo governo, já no ano de 1974, frente a nova conjuntura, é correto afirmar:
O Brasil, no momento em a que crise mundial de 1929 foi deflagrada, apresentava-se
Sobre o aumento da taxa de juros americana realizado por Paul Volcker no final da década de 1970, é correto afirmar que:
Sobre a crise da dívida externa nos anos 1980, pode-se afirmar que:
Em relação ao processo de substituição de importações, assinale a opção correta.
A crise mundial de 1929, aliada à situação vulnerável da cafeicultura brasileira, signifi cou para a economia brasileira
“Uma das correntes que estudaram a inflação nos países subdesenvolvidos, como o Brasil, a dos pensadores econômicos intitulados de ‘estruturalistas’, em particular os vinculados à Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), defendem a tese de que nos ‘países subdesenvolvidos, com uma grande participação da agricultura no produto total, desejam industrializar-se rapidamente e, para isso, precisam de rodovias, portos, hidroelétricas, usinas siderúrgicas e polos petroquímicos. Faltam recursos, como tecnologia, mão de obra especializada e capital’. Desse modo, segundo os estruturalistas, o processo inflacionário desses países teria particularidades próprias, derivadas de problemas estruturais de suas economias. Assim, inflação e desenvolvimento econômico seriam interdependentes e aquela deveria, portanto, ser analisada em uma perspectiva de longo prazo.”
Com base no texto anterior, assinale a alternativa que apresenta uma ideia diferente da defendida pelos “estruturalistas” como sendo diagnóstico de causa e efeito do binômio – inflação e subdesenvolvimento – ocorridos nos países do terceiro mundo.
Durante os últimos 30 anos, a economia mundial experimentou um processo rápido de globalização, acompanhado da formação de blocos econômicos regionais.
Nesse contexto, é correto afirmar:
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Washington e faz parte do sistema financeiro internacional. Entre os seus objetivos, analise os itens a seguir, e marque a alternativa CORRETA:
I- Eliminar as restrições cambiais, que prejudicam a expansão do comércio internacional;
II- Promover a cooperação monetária internacional;
III- Estabelecer um sistema unilateral de pagamentos entre as nações;
IV- Estabelecer paridades monetárias flexíveis.
Alcançamos o fim de um período econômico, o da globalização encabeçada pelo Ocidente, e de um período geopolítico – o momento “unipolar” do pós-Guerra Fria. Foi isso o que argumentei quase exatamente um ano atrás. A interrogação era se o mundo vivenciaria o esfacelamento da ordem liberal pós-Segunda Guerra Mundial criada pelos Estados Unidos, para um quadro de desglobalização e conflito, ou se haveria um renascimento da cooperação. Após um ano do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devemos voltar a esse ponto. Em poucas palavras, o esfacelamento mostra-se ainda mais provável.
WOLF, Martin. Valor Econômico. Edição impressa de 3 jan. 2018. Adaptado.
A medida que, caso viesse a ser adotada pelo governo dos Estados Unidos, poderia, efetivamente, representar um risco para a continuidade do processo de globalização é a(o):
No período posterior à Segunda Guerra Mundial, a economia global sofreu o impacto de duas grandes crises do petróleo: a primeira em 1973, e a segunda, em 1979. A primeira crise, ocorrida em 1973, foi deflagrada quando os países árabes membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiram quadruplicar, abruptamente, os preços da commodity para cerca de US$12 o barril, além de proibirem exportações para os Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental, em retaliação ao apoio do Ocidente em favor de Israel, na guerra travada com o Egito e a Síria (Guerra do Yom Kippur, 1973). Tais ações acabaram precipitando enorme recessão e aceleração da inflação mundial.
Disponível em:<https://www.britannica.com/topic/oil-crisis>
Na obra O neoliberalismo: história e implicações (2014), o geógrafo David Harvey analisa as diversas características desse “paradigma” econômico e como o Estado deve se comportar para a implantação desse paradigma.
Segundo esse autor, não é característica do neoliberalismo:
Sobre a economia mundial é correto afirmar:
Em suas pesquisas e estudos, diversos economistas desenvolveram noções e conceitos que se tornaram amplamente divulgados na economia. Os conceitos de atmosfera industrial, eficiência marginal do capital e destruição criativa estão, respectivamente, relacionados a:
Os economistas Joan Robinson e Edward H. Chamberlin, respectivamente das universidades de Cambridge (Inglaterra) e Harvard (EUA), em 1933, trabalhando independentemente, foram os responsáveis pelo desenvolvimento simultâneo dos conceitos de:
O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul, é a união aduaneira (livre-comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul.
O “slogan” que mobilizou a opinião pública norteamericana na eleição do primeiro presidente afro-descendente dos Estados Unidos foi:
BRICS é o nome de um conjunto econômico de países considerados “emergentes”. Quais são eles?
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, repetidas vezes tem chamado o Holocausto de “uma grande fraude”.
Entre as principais atribuições da Organização Mundial de Comércio (OMC), destaca-se:
Hoje, no corre-corre diário, valorizamos muito o tempo. Preenchemos o tempo ao máximo na busca de otimizá-lo sem desperdícios. Na Europa do século XV, também o tempo era considerado muito precioso. O herói Gianozzo, criação do humanista italiano Leon Battista Alberti (século XV), já registrava que existiam três coisas que o homem podia dizer que lhe pertenciam: a fortuna, o corpo e o mais precioso, que era o tempo.
Considerando-se o contexto do século XV, é CORRETO afirmar que a valorização do tempo se deu:
A globalização vem transformando a economia mundial contemporânea. Logo, sob a abordagem econômica, destacam-se cinco enfoques conceituais. Assinale a alternativa que sinaliza os cinco enfoques de forma correta.
Em relação ao papel e ao funcionamento dos bancos centrais em perspectiva histórica, julgue o item a seguir.
O Banco Central da Inglaterra, que foi criado para ser o
banqueiro do governo inglês, foi transformado em autoridade
monetária devido a sua atuação comercial.
Em relação ao papel e ao funcionamento dos bancos centrais em perspectiva histórica, julgue o item a seguir.
A independência dos bancos centrais foi uma exigência para a
entrada dos países na União Europeia.
A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.
O BPC é comandado, em última instância, pelo Conselho de
Estado, órgão que toma decisões de política monetária e
cambial e define a política de financiamento da instituição ao
Tesouro chinês.
A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.
O BCE iniciou suas operações no terceiro estágio da chamada
convergência para o euro, quando os países que adotaram essa
moeda, ainda escritural naquela fase, comprometeram-se
a respeitar critérios predefinidos de estabilidade
econômico-financeira.
A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.
Embora o BCE seja autônomo no exercício da política
monetária, seus membros estão sujeitos à influência política de
Estados-membros, aos quais cabe financiar o funcionamento da
instituição.
A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.
Tanto o FED como o BPC possuem características de bancos
centrais do tipo anglo-francês, ao passo que o BCE é um
exemplo de banco central do tipo alemão.
A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.
O FED é estruturado, de forma descentralizada, por doze
bancos (federal reserve banks), instituições sem fins lucrativos
que atuam em jurisdições específicas e cujo capital é subscrito
por bancos privados.
Em relação ao papel e ao funcionamento dos bancos centrais em perspectiva histórica, julgue o item a seguir.
O Banco Central da Inglaterra (BoE) foi criado para ser o
banqueiro do governo inglês e, devido a imposição legal, foi
transformado em autoridade monetária.