SóProvas



Questões de História Econômica Mundial


ID
25390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da crise do Estado do Bem-Estar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B está correta


     Comentando a letra C

    "o diagnóstico da governabilidade para a América Latina (Ivo, 2001),3 que resultou em recomendações para reformas e ajustes do Estado, aponta como fatores determinantes: a crise fiscal, provocada por demandas sociais crescentes; o excesso de democracia, que provocou uma crise de autoridade; e o provincianismodos Estados nacionais (Cf. Ivo, 2001, p. 48-49). Mais tarde, em 1981, a conferência internacional da OCDE ressaltou, de novo, as conseqüências negativas das políticas de bem-estar para o crescimento econômico, entendendo que o estancamento econômico, a inflação e o crescente desemprego eram efeitos secundários, diretamente ligados aos excessivos encargos dos estados nacionais." FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792007000200001 IVO, Anete, Metamorfoses da questão democrática: governabilidade e pobreza. Buenos Aires: CLACSO, 2001.  



    Não só na teoria, mas principalmente, na prática, o Estado do Bem-Estar se abateu sim, ainda que sobre o tal "tecido" político latino-americano. Sucumbimos à esse modelo assistencialista do Estado e o Laissez-faire bateu às nossas portas e o aderimos rapidamente!


    *Abraço.


ID
27889
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina), vários problemas justificavam um esforço de industrialização baseado em proteção aduaneira e ações estatais na América Latina. Marque a opção que NÃO foi considerada um desses problemas.

Alternativas
Comentários
  • a) correto
    De acordo com a CEPAL o argumento da indústria nascente justica a interveção estatal com objetivo de proteger esta industria.

    b)correto
    O baixo crescimento da demanda internacional por produtos primarios é relacionado ao argumento da deteriorização dos termos de trocas. O baixo crescimento da demanda por produtos primarios, em função de sua baixa elasticidade-renda, resulta na dificuldade de obtenção de divisas para importação de bens de capital pelas economias atrasadas.

    c) correto
    O argumento da deteriorização do termos de trocas elaborado por Prebish é uma das bases do pensamento cepalino.

    d) errado
    A teoria cepalina não faz referencia a existencia de governo autoritarios como uma restrição a industrialização. Na verdade, cabe ressaltar que a experiencia da brasileira no II PND, por exemplo, foi realizada em um governo autoritário.

    e)correto
    De acordo com a corrente cepalina, a escassez de capital empresarial em paises atrasado justifica a intervenção estatal no setor.

ID
37000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a regimes cambiais.

Nos anos 90 do século XX, em alguns países da América Latina, foram usadas âncoras cambiais como instrumento de estabilização de preços.

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrar do Plano Real (1994) e da Conversibilidade Argentina (1991). Questão CORRETA.
  • A âncora cambial é um mecanismo de política econômica através do qual o governo fixa a taxa de câmbio com o objetivo de reduzir o aumento dos preços. Em geral, a cotação da moeda local é fixada em relação à moeda de referência (como aconteceu, por exemplo, com o real frente ao dólar norte-americano no início do Plano Real). Este foi o instrumento utilizado pela equipe econômica brasileira até o ano de 1999, quando US$ 1 passou a valer R$ 1,21, taxa definida para a conversão. O objetivo era conter a inflação.


ID
47479
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O pensamento econômico foi construído com a contribuição de inúmeros autores, que tiveram seus nomes associados às teorias que defenderam e a determinadas formas de relação entre Estado e atividade econômica. A seguir, são citados cinco autores, as questões às quais seus nomes são associados e ao papel que atribuíam ao Estado. Apenas uma série é correta.

Alternativas
Comentários
  • Adam Smith é pai do liberalismo, então intervencionismo não pode combinar com ele.
  • a)ERRADA! Adam Smith foi um dos primeiros autores a defender que o mercado deve regular as relações entre as pessoas e não o Estado tal como Thomas Hobbes e Locke. Nada de intervencionismo.
    b)ERRADA! Apesar de as teorias de controle de natalidade serem inspiradas em Malthus, até onde eu sei ele não diz que o Estado deva intervir.
    c)ERRADA! A teoria de marxiana nada tem haver com melhoria do bem-estar ou se o Estado deve ou não intervir na economia. A questão central de Marx é a perenidade do capitalismo e sua condição estrutural de gerar desigualdade, desemprego e crise.
    d)ERRADA! Keynes nada tem haver com TQM, pois esta pressupõe neutralidade da moeda. Uma das principais contribuições de Keynes é a capacidade da moeda de alterar variáveis reais como o nível de emprego.
    e)CORRETA! Schumpeter é conhecido pela sua tese de que a economia se move em ciclos, ou ondas de inovação, que ao mesmo tempo criam novas maneiras e mais eficientes de produzir e "destroem" toda a estrutura anterior a esta revolução tecnológica. Ele também tinha uma posição extremamente liberal: Dizia que em períodos de crise não se deve tentar salvar bancos ou empresas, mas sim deixa-los quebrar, pois este capital seria "ruim" ou "mal formado" e deveria dar lugar a novas empresas, mais saudáveis. intervir e tentar salvar a economia só posterga o problema, não resolve, segundo Schumpeter.

ID
84460
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre os fatores estruturais e cíclicos que contribuíram para a reintegração dos países ditos emergentes aos fluxos de capitais dos anos 90, é INCORRETO citar:

Alternativas
Comentários
  • Prezados;


    Obviamente que se os países desenvolvido aumentarem suas taxas de juros nominal e real, estes acabarão por "drenar" recursos dos mercados emergentes. Os agentes tomarão tão decisão como forma de se proteger do risco.

    SEMPRE EM FRENTE COM FORÇA E FÉ!
  • A volta do fluxo de recursos externos estava claramente associada ao amplo diferencial de juros. A taxa de juros nos países em desenvolvimento (emergentes) era maior do que em países desenvolvidos. (Gremaud et al, 2011).


ID
84466
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O neoliberalismo surgiu no pós-Segunda Guerra, como uma reação teórica e política ao Estado keynesiano. Essa visão NÃO se expressa:

Alternativas
Comentários
  • O neoliberalismo traz o argumento da eficiência a favor do livre comércio. Ou seja, da mínima intervenção do Estado na economia. Argumentam que o mercado deve funcionar livremente, sem intervenção - laissez-faire. Desse modo, as alternativas: B, C, D e E vão de acordo com os pressupostos neoliberais. Já as políticas sociais ativas relaciona-se ao arcabouço teórico keynesiano, ou seja, da interferência do Estado na economia - de modo a suavizar seus desvios.

ID
84481
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre as teses da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) para explicar o atraso da América Latina em relação aos centros desenvolvidos.

Alternativas

ID
259924
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Após a Segunda Grande Guerra Mundial, muitos países em desenvolvimento, sobretudo da América Latina, adotaram um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como industrialização por substituição de importações. Esse modelo se caracterizava por

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D. Apenas para ajudar os usuários não contribuintes que ultrapassaram o número de questões diárias.

ID
327802
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em nível teórico, a abordagem tradicional do comércio internacional, com suporte no teorema de Stolper-Samuelson, refere-se ao processo de abertura comercial como uma forma de reduzir as disparidades de salário entre trabalhadores quali?cados e não -quali?cados nos países em desenvolvimento. Esse argumento tem como pressuposto o fato de a liberalização comercial

Alternativas

ID
470410
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A opinião dominante que emergiu dos debates sobre o comércio internacional nos séculos XVI, XVII e XVIII, no Ocidente, era de que um país deveria tentar obter grandes e crescentes superavits comerciais. Essa opinião é caracterizada como o ponto de vista

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Wikipedia:

    "As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável). Essa crença é conhecida como bulionismo ou metalismo."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercantilismo

  • d) mercantilista


ID
494647
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para a economia brasileira, o período 1974 a 1978 é uma fase de acomodação aos novos preços do petróleo. É INCORRETO afirmar que neste período houve

Alternativas

ID
593656
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir de 1870, há um deslocamento do centro de preocupações de grande número de economistas. Para determinados autores, este deslocamento é definido como revolução marginalista, pois a ideia central que o preside é o chamado princípio marginal. Neste sentido, leia as proposições abaixo emarque a alternativa correta.

I. A crítica que os economistas marginalistas enfatizaram sobre a teoria clássica, era de que os preços também dependiam de um certo grau de demanda, que por sua vez dependiam da satisfação dos consumidores emrelação às mercadorias ( bens e serviços) , individualmente.
II. Os marginalistas forneceram modernos conceitos microeconômicos, utilizando ferramentas básicas de demanda e oferta, satisfação dos consumidores e uma base matemática para a uti l ização dessas ferramentas.
III. Os marginalistas mostraram também que em uma economia aberta, os fatores de produção – terra, trabalho e capital – têm retornos equitativos às suas contribuições para a produção. Este princípio foi, algumas vezes, utilizado para justificar a existência de distribuição de renda: os agentes ganhavam exatamente o que contribuíam para a produção.

Alternativas

ID
839023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) desenvolveu uma interpretação própria sobre o desenvolvimento econômico latino-americano, apresentando propostas para acelerar o crescimento dessa região. Considerando essas informações, julgue os itens de 91 a 93, referentes à CEPAL e à teoria de vantagens comparativas.


A CEPAL exerceu influência sobre a política econômica brasileira, especialmente com sua tese acerca da deterioração dos termos de troca.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Raúl Prebisch, o intelectual da CEPAL de maior destaque, foi o grande defensor da "industrialização a qualquer custo" na América Latina.

    Para tanto, ele se baseava na deterioração dos termos de troca. Esta tese diz que as commodities tem maior elasticidade-renda que os bens industrializados. Portanto, com o tempo, os países de terceiro mundo deverão exportar cada vez mais commodities para importar a mesma quantidade de bens industrializados.

    Foi nesta teoria que se baseou o processo de substituição de importações brasileiro, de 1940 à 1980, que, embora com diversas falhas, atingiu relativo sucesso.


ID
839026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) desenvolveu uma interpretação própria sobre o desenvolvimento econômico latino-americano, apresentando propostas para acelerar o crescimento dessa região. Considerando essas informações, julgue os itens de 91 a 93, referentes à CEPAL e à teoria de vantagens comparativas.


Uma das críticas ao argumento da teoria dos choques adversos, defendida pela CEPAL, é o efeito negativo dos programas de valorização do café sobre o crescimento industrial.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Teoria dos Choques Adversos a indústria surgiu como resposta à crise do café, abalada pela crise externa, o que ocasionou dificuldades de exportar e importar.
    Apesar 
    de o capital necessário aos investimentos na indústria ter surgido justamente dos grandes lucros do setor cafeeiro, ainda que altamente concentrados.  
    O problema era que quando o café era lucrativo 
    não havia incentivos para investimentos em outras atividades.  Quando a crise mundial mostrou a vulnerabilidade da atividade cafeeira voltada para o setor externo, os capitais migraram para outros setores, além de aumentar a capacidade instalada dos já existentes.
  • Programa de valorização do café = menos desenvolvimento indústrial. Isto é verdade.

    Por que isso era criticado?

  • A teoria dos choques adversos explica que a indústria surgiu em resposta à crise do café, abalada pela crise externa, o que ocasionou dificuldades de exportar e importar. A CEPAL criticava essa teoria no que tange à utilização de vultosos recursos públicos na tentativa de valorizar o café. Ao fazer essa política, o governo inibia o crescimento industrial, ou pelo menos, retardava-o. Essa crítica vai ao encontro da teoria da deterioração dos termos de troca defendido pela CEPAL. O preço do café era relativamente baixo e a dependência firmava-se com essa política, dependência em relação aos países industrializados. O certo seria diversificar o quanto antes e agregar valor aos nossos produtos, sem essa herança do colonialismo (plantation), voltada para o mercado externo.


ID
839029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) desenvolveu uma interpretação própria sobre o desenvolvimento econômico latino-americano, apresentando propostas para acelerar o crescimento dessa região. Considerando essas informações, julgue os itens de 91 a 93, referentes à CEPAL e à teoria de vantagens comparativas.


De acordo com a teoria das vantagens comparativas, se o país A consegue produzir pão e vinho em um número de horas de trabalho menor do que o país B, então, o país A terá vantagem relativa na produção de pão e vinho em relação ao país B.

Alternativas
Comentários
  • "De acordo... vantagem relativa na produção de pão e vinho em relação ao país B."
    O país A terá vantagem ABSOLUTA na produção de pão e vinho. A vantagem absoluta diz respeito tão somente à eficiência: quem fizer mais com menos, possui vantagem absoluta. A vantagem comparativa, por outro lado, leva em consideração os custos de oportunidade. 
    DICA: UM PAÍS JAMAIS TERÁ VANTAGEM COMPARATIVA NA PRODUÇÃO DOS DOIS BENS.
  • Acredito que deve-se levar em conta,também, o custo. A questão não falou nada sobre custos. Assim, a vantagem comparativa é em relação preço/custo/tempo. Pois não adianta produzir em um espaço curto de tempo com o preço elevado, isso não é uma vantagem comparativa. 

ID
847045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos princípios gerais da atividade econômica.

Entre os instrumentos de implementação do princípio da redução das desigualdades regionais e sociais, incluem-se a criação de regiões administrativas e a lei que institui o plano plurianual.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Art. 43. Para efeitos administrativos, a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais. (São as "Regiões Administrativas")

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual; (...)

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. (...)

    § 7º Os orçamentos previstos no § 5º, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.


ID
850312
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Henry Ford introduziu a linha de produção na sua empresa automobilística, substituindo a montagem artesanal em oficinas. Foi uma substancial inovação no processo de produção com consequências importantes sobre o modelo de negócio: a redução de custos permitiu preços menores e modificou o público-alvo, para um mercado de massa.


Esse processo todo é considerado uma inovação

Alternativas
Comentários
  • Segundo Mulgan e Albury (2003), os tipos de inovação são:

    1. Incremental: pequenas alterações nos serviços ou processos existentes.
    2. Radical: novo serviço, produto ou forma de entrega.
    3. Transformacional (Disruptiva): mudanças significativas capazes de transformar um setor.

    De acordo com a situação descrita, foi uma substituição completa: "[...] substituindo a montagem artesanal em oficinas."

    Portanto, tem-se uma nova forma de entrega, ou seja, trata-se de uma inovação radical.

    GABARITO: E)


ID
925549
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o modelo de desenvolvimento econômico adotado pela Coreia do Sul, nos últimos 40 anos, considere as afirmativas abaixo.

I - A formação educacional e a quali? cação da mão de obra são prioridades na Coreia do Sul.

II - A Coreia do Sul exporta produtos agrícolas produzidos em grande escala.

III - A Coreia do Sul investiu na exportação de manufaturados de crescente sofisticação tecnológica.

IV - Na Coreia do Sul, há redução contínua da relação: importações ÷ produto interno bruto.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
1032130
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo a Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), citada no que diz respeito à sua natureza, pode ser classificada como:

Alternativas
Comentários
  • A reforma subdivide em: estrutural (substitutivo, paralelo e misto) e não estrutural ou paramétrica. Contudo, o modelo de reforma adotado pelo Brasil foi sistema não estrutural ou paramétrica, item “C", conforme artigo do Boschetti, transcrito abaixo, (disponível em http://www.ibase.br/userimages/seguridade1.pdf).


    Seguindo classificação da Associação Internacional de Seguridade Social, Ernesto Murro (2002), Carmelo Mesa-Lago (2003) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (2006) subdividem as reformas estruturais em três tipos: substitutivo, paralelo e misto. O modelo substitutivo caracteriza-se por substituir o modelo de repartição simples gerido por sistemas públicos, com contribuição não-definida e beneficio definido, pelo modelo de capitalização individual, com prestação fixa e beneficio variável, gerido por fundos privados. Nesse sistema, o valor do beneficio depende do montante capitalizado pelo segurado em conta individual. Trata-se da forma mais acabada de privatização da previdência social. E o modelo instituído no Chile (1981), na Bolívia (1997), no México (1997), em El Salvador (1998), na Nicarágua (2001). Nesses países, a contribuição e previamente definida, o beneficio não definido depende da poupança individual efetuada pelo segurado em conta individual e a gestão e privada.


    O segundo tipo de reforma estrutural, designado de “paralelo", não eliminou o sistema publico. Porém, introduziu um sistema de capitalização individual que concorre e compete com o sistema publico de repartição. Peru (1993) e Colômbia (1994) são exemplos de países que introduziram esse sistema, onde contribuições não definidas e benefícios definidos convivem com um sistema privado de capitalização, que estabelece contribuições definidas e benefícios não definidos. Por fim, o terceiro tipo de “reforma estrutural", considerada mista, agrega um sistema publico, que assegura benefícios compulsórios básicos sob o regime de repartição e gestão publica, com um sistema privado complementar, regido pelo sistema de capitalização individual. A Argentina (1994), o Uruguai (1996) e a Costa Rica (2001) reestruturam seus sistemas nessa direção (Mesa-Lago, 2003, p. 229).


    No conjunto dos países que implementaram mudanças consideradas pelos analistas como “não-estruturais" ou paramétricas se encontra o Brasil. Por “reformas não-estruturais" os autores designam mudanças que não eliminaram o sistema publico e nem introduziram um sistema privado como sistema geral, mas modificaram a abrangência e estrutura dos benefícios, ainda que mantendo o regime de repartição e o modelo de contribuições não definidas com benefícios definidos. A “reforma" da previdência social realizada no Brasil em 1998/1999 atingiu, não só, mas com maior impacto, os trabalhadores e as trabalhadoras regidos (as) pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e inseridos no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sobretudo aqueles do setor privado. Os efeitos foram todos no sentido de reduzir a amplitude dos direitos conquistados com a reforma social estabelecida com a Constituição de 1988, dai sua caracterização como contra reforma.



    Gabarito: Letra “C"



ID
1110475
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria do desenvolvimento gestada na América Latina, nos anos de 1960, denominada Teoria da Dependência

Alternativas

ID
1175674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da Rodada Doha, da integração econômica na América do Sul, do padrão-ouro e das características dos fluxos financeiros internacionais, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

No século XIX, o padrão-ouro internacional manteve as taxas de câmbio em faixa determinada pelos custos de transporte, o que impediu movimentos persistentes das taxas de câmbio.

Alternativas
Comentários
  • Certa;


    No século XIX era realmente adotado o padrão-ouro como forma de valorar as moedas, ou seja, estas eram lastreadas em ouro real que se mantinha no poder dos estados.

    Com o comércio internacional um país deficitário na balança comercial deveria eventualmente pagar os seus cobradores, o que não valeria a pena na maioria das circunstâncias devido aos custos de transporte desse ouro de um país para outro. Logo, o país era deficitário, porém o seu volume de reserva não se alterava com tanta celeridade, gerando certa persistência da taxa de câmbio.


    Nada Mal!

  • Correta. Ver: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=258#Parte2

  • O período em que predominou o padrão ouro, distintos países utilizaram a política de manter suas moedas lastreadas em ouro; nesse ambiente, tendia-se à lei do preço único, que dizia que as mercadoria tendem a ter o mesmo preço quando cotadas na mesma moeda. A lei do preço único não inclui os custos de transportes; desse modo, os custos de transportes acabam sendo representativos para as diferenças nos preços. Além disso, o padrão ouro impediu, de fato, movimentos persistentes das taxas de câmbio.

    fonte Clipping CACD


ID
1184077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da evolução dos conceitos relativos à atuação do governo na economia, julgue o  item subsecutivo.


A transformação do papel do Estado regulador para o do provedor impôs modificações na sua cultura burocrática, estabelecendo-se novos paradigmas para o gerenciamento das políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • a questao inverteu: o Estado deixa de ser provedor para se tornar regulador...

  • De fato a passagem está invertida. Tem-se primeiramente o Estado Liberal, em seguida o Estado Provedor e por último o Estado Regulador, conforme explicado abaixo:


    As interações entre Estado e atividade econômica têm passado por vários estágios até chegar à concepção atual de Estado regulador. A literatura sobre Estado regulador aponta três principais fases nessa evolução.


    1 - Fase do período do liberalismo econômico,

    Dá origem ao Estado Liberal


    2 - Fase do período intervencionista e

    Dá origem ao Estado Social / Intervencionista / Provedor


    3- Fase do período neoliberal.

    Dá origem ao Estado Democrático / Regulador


ID
1184080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da evolução dos conceitos relativos à atuação do governo na economia, julgue o  item  subsecutivo.

A planificação global foi a resposta de determinados segmentos da teoria econômica aos excessos observados na economia real, em decorrência do liberalismo econômico do início do século XX.

Alternativas

ID
1186867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo como referência os conceitos essenciais da ciência econômica, julgue os itens a seguir.

A alta do preço da gasolina, nos anos 70 do século passado, explica, em parte, o aumento substancial da importação de carros japoneses pelos Estados Unidos, durante esse período.

Alternativas
Comentários
  • "A demanda interna em rápido crescimento e a expansão das empresas automoras japonesas nos mercados estrangeiros na década de 1970 aceleraram ainda mais o crescimento. Os efeitos do  junto com a taxa de câmbio do iene em relação ao dólar americano, libra esterlina e marco alemão aceleraram as exportações de veículos. As exportações de carros de passageiros subiram de 100 000 em 1965 para 1 827 000 em 1975".

    Preços do Dólar e outras moedas fortes em relação ao Iene japonês alavancou as exportações japonesas.


ID
1209418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos organismos internacionais, julgue o item abaixo.

O G-20 foi estabelecido em 2009, em consequência da crise financeira internacional iniciada no mercado imobiliário norte-americano, com o objetivo de reunir os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento sistemicamente mais importantes, para cooperação em temas econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • G20 (abreviatura para Grupo dos 20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras dadécada de 1990.1 Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços dapopulação mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão dosistema financeiro e da economia global2 3

    O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individuais de qualquer organização.

    Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas sete economias mais industrializadas no mundo e a Rússia.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/G20

  • apenas para adicionar ao comentário do colega, há o G20 financeiro (criado em 1999 diante das crises do fim da década de 1990) e o G20 comercial (criado em 2003, para defender o ponto de vista dos países em desenvolvimento durante a rodada Doha da OMC)

  • Errado, pois o G20 (nesse caso, o financeiro) foi criado em 1999

    De acordo com o site oficial do G20, ele foi iniciado em 1999 e, em 2008, no contexto da crise financeira internacional, teve sua Primeira Cúpula de Líderes. Em 2009, foi alçado à categoria de "primeiro fórum para a cooperação econômica internacional". 

    O G20 não é uma organização internacional, mas, sim, um foro de Chefes de Estado e Governo. A presidência do G20 é rotativa e anual, e cada país que preside o G20 deve cuidar dos preparativos da conferência durante sua presidência. 

    Os países representados pelo G20 são responsáveis por 90% do PIB mundial.são eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, República da Coreia, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. 

     

    Fontes: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/?option=com_content&view=article&id=118:g20&catid=49&lang=pt-br&Itemid=593

    http://www.g20.org/English/aboutg20/AboutG20/201511/t20151127_1609.html

     


ID
1302622
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A elevação dos preços internacionais do barril de petróleo no ano de 1973 teve grande impacto na economia brasileira. Sobre as medidas econômicas tomadas pelo governo, já no ano de 1974, frente a nova conjuntura, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1367791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2000
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em face da globalização do espaço econômico e da formação de blocos  econômicos, o entendimento das instituições que regem as relações econômicas  entre países é crucial para a inserção no cenário mundial. Nesse contexto, julgue  o  item  a seguir.

O Banco Internacional para a Reconstituição e o Desenvolvimento Econômico (BIRD) foi criado para auxiliar na reconstrução dos países europeus, cujo potencial produtivo foi severamente destruído durante a Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:ERRADO

     

  • O erro da questão está em "RECONSTRUÇÃO" e não "RECONSTITUIÇÃO"

     

    Que Deus ilumine seus estudos.

     

     

  • errada

    O Banco (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD) atua como uma cooperativa de países, que disponibiliza seus recursos financeiros, o seu pessoal altamente treinado e a sua ampla base de conhecimentos para apoiar os esforços das nações em desenvolvimento para atingir um crescimento duradouro, sustentável e equitativo. O objetivo principal é a redução da pobreza e das desigualdades.

    fonte: https://nacoesunidas.org/agencia/bancomundial/

  • O BIRD visou a reconstrução de todos os países atingidos pela destruição da Segunda Guerra. Para a solução desta questão, deve-se levar em conta o contexto do fim da Segunda Guerra. Países como o Japão também receberam recursos do Plano Marshall. O objetivo do plano era a injeção de dinheiro em possíveis aliados capitalistas, que poderiam ajudar na guerra fria contra a URSS. A bipolarização do mundo deu-se entre Capitalistas e Socialistas.

  • Errado

    B.I.R.D. Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

    A missão inicial do Banco Mundial, até então somente o BIRD, foi de financiar a reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. Com o tempo a missão evoluiu para a de financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres e de auxílio financeiro. Fonte Wikpedia

    Abs

    boa sorte!!!


ID
1709668
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Vários eventos internacionais marcaram a economia brasileira. É correta a seguinte afirmação referente a esse assunto:

Alternativas

ID
1727599
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Brasil, no momento em a que crise mundial de 1929 foi deflagrada, apresentava-se

Alternativas
Comentários
  • Era produzido muito café e não haviam compradores suficientes. Com a crise de 29, esse problema foi agravado. Por isso o governo passou a fazer uma política fiscal expansiva comprando e queimando sacas de café no intuito de elevar o preço e reaquecer a economia. É um exemplo de política anti-cíclica aplicada antes mesmo do Keynes teorizar a respeito destas.

     

    Resposta: Letra D.

  • RESPOSTA D

    -----------------------------------

    >>O final dos anos 1920 e o início dos anos 1930 foram marcados por uma crise financeira generalizada, agravada pela quebra da bolsa de Nova York, que, no Brasil, afetou mais fortemente a a) economia cafeeira.

    >>Na passagem dos anos 1920 para a década seguinte, a política de valorização do café no Brasil c) agravou a crise econômica, devido ao alto volume de café estocado e à redução significativa dos mercados estrangeiros para a mercadoria.

     

    #SEFAZAL


ID
1755451
Banca
VUNESP
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o aumento da taxa de juros americana realizado por Paul Volcker no final da década de 1970, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1755454
Banca
VUNESP
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a crise da dívida externa nos anos 1980, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1814323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à macroeconomia aberta e aos instrumentos de política econômica, julgue o seguinte item.

O aumento da renda do resto do mundo provoca elevação das exportações líquidas brasileiras e das reservas internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Ceteris paribus, aumento da renda estrangeira incentiva as exportações, que elevam a quantidade de divisas, aumentando as reservas internacionais.

  • Aumento de Y-estrangeira

    Aumento de Sext (poupança do Exterior)

    Aumenta a capacidade do exterior de comprar (= incentiva as exportações brasileiras)

    Aumento de $U$ - leia-se divisas (= como os gringos compram dos brasileiros em U$ - leia-se divisas)

    Aumento dos dólares aumenta as Reservas Internacionais

    Gab: Certo

  • "Assim como consideramos as importações como função da renda interna, as exportações são função da renda externa.

     

    Ou seja, se há um aumento da renda do resto do mundo, haverá uma expansão da demanda dos demais países por nossa produção.

     

    Isso tende a gerar uma elevação das exportações líquidas (exportações - importações).

     

    Ora: se as exportações líquidas se elevam, com todo o resto constante, há um aumento na entrada líquida de divisas na economia, o que eleva as reservas internacionais."

    (PROF PAULO ROBERTO- TEC CONCURSOS)

     

    Gabarito: Item Certo

  • RESOLUÇÃO:

    Perfeito.

    O aumento da renda do resto do mundo eleva a demanda por nossos produtos, aumentando as exportações líquidas brasileiras.

    Ora: se exportamos mais, entra mais moeda estrangeira no país, aumentado nossas reservas.

  • RESOLUÇÃO:

    Perfeito.

    Ceteris Paribus (todo o resto constante, lembra?) o aumento da renda do resto do mundo eleva a demanda por nossos produtos, aumentando as exportações líquidas brasileiras.

    Ora: se exportamos mais, entra mais moeda estrangeira no país, aumentado nossas reservas.

    Resposta: C


ID
1814332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à estrutura da economia brasileira do período colonial até o processo de substituição de importações, julgue o item que se segue.

No período econômico subsequente à Primeira Guerra Mundial, a estrutura industrial que se desenvolveu no Brasil era predominantemente formada por indústrias leves.

Alternativas
Comentários
  • É o início da industrialização, depois acentuada com a crise de 1929, quando foi necessário produzir bens que antes eram importados.

  • "Até a década de 30, predominava a indústria leve, de bens de consumo, voltada para o abastecimento do mercado interno brasileiro. O setor industrial pesado e mais sofisticado foi desenvolvido a partir da Era Vargas, com a criação de indústrias dos setores de energias e de base."
     
    Gabarito: Certo

    1ª Guerra Mundial: 1914 a 1918

    Fonte: PDF do Heber Carvalho e Daniel Saloni

  • RESOLUÇÃO:

    Correto. E nem poderia ser diferente, certo?

    Nas primeiras décadas do século XX, a economia brasileira era predominantemente agrária.

    Ainda que os investimentos tenham se elevado entre o fim da primeira guerra e a crise de 1929, não havia

    sequer capacidade de instalação de indústrias mais pesadas no país. Estas só vieram a aparecer no Governo Vargas

    e, principalmente, após a segunda grande guerra.

    Pode-se destacar os seguintes setores no período mencionado pela questão, todos eles considerados

    indústrias leves:

    - indústria têxtil;

    - indústria cervejeira;

    - indústria moageira e;

    - indústria açucareira.

    Resposta: C


ID
1814347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de aspectos econômicos na segunda metade do século XX, julgue o item a seguir.

O aumento das taxas de juros mundiais e as rígidas políticas monetárias estadunidenses tiveram um impacto maior sobre as contas nacionais brasileiras do que o declínio nas relações de troca provocado pela segunda crise do petróleo.

Alternativas
Comentários
  • A crise que levou o país à década perdida foi, na maior parte, decorrente do aumentos das taxas internacionais de juros, o que culminou na falência do modelo nacional-desenvolvimentista implantado no Governo Geisel, que financiava o desenvolvimento interno com investimento externo.

     

    Resposta: CERTO.

  • RESOLUÇÃO:

    Correto!

    É claro que as fortes altas do preço do petróleo causaram e causariam significativo choque de custos para

    qualquer economia cuja matriz energética é baseada neste produto. Mas note que isso, isoladamente, impactaria

    nas possibilidades de crescimento dali em diante.

    O que ocorre é que o choque de custos nas economias desenvolvidas foi respondido com um grande aperto

    monetário, com significativa alta das taxas de juros internacionais.

    E isso causou um prejuízo ainda maior para a economia brasileira.

    Primeiro porque o crescimento dos anos anteriores se deu às custas de grande endividamento externo e boa

    parte deste endividamento estava atrelado ao movimento das taxas de juros internacionais o que elevou a dívida

    externa consideravelmente de forma abrupta.

    Além disso isso, a elevação dos juros dos países avançados passou a atrair os investidores para a segurança

    destas economias, tornando muito mais custosa a atração de recursos pelo Brasil.

    Resposta: C


ID
1814392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o próximo item, relacionados com as experiências históricas e políticas de desenvolvimento econômico.

A política de desenvolvimento industrial no Japão pós-guerra baseou-se em uma estratégia protecionista e contou com a intervenção direta do governo.

Alternativas
Comentários
  • Não precisa conhecer a história do Japão.

    Políticas de desenvolvimento industrial geralmente incluem medidas protecionistas e intervenção estatal direta.

     

    Resposta: CERTO.


ID
1937353
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao processo de substituição de importações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B - A industrialização substitutiva de importações teve início espontaneamente, nos primeiros anos da república, sem a ajuda do governo, seguindo o rastro do fenômeno denominado Encilhamento.


ID
2116810
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A crise mundial de 1929, aliada à situação vulnerável da cafeicultura brasileira, signifi cou para a economia brasileira

Alternativas

ID
2322106
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Tarrafas - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na tentativa silenciosa de substituir a ordem econômica global, os chineses se aliaram a seus parceiros no BRICS para criar o NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), que terá sede em Xangai e deverá ser inaugurado em 2016. São integrantes do BRICS.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

    Brasil, Rússia, Índia e África do Sul


ID
2399113
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O G-20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Assinale a alternativa que contém o país que NÃO faz parte do G-20:

Alternativas
Comentários
  • Além do Brasil, o G20 tem os seguintes integrantes: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, República da Coreia, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

     

     

    O Grupo dos 20 foi criado em 1999, no contexto das crises de balanço de pagamentos em economias emergentes, que tiveram início em meados daquela década. É um foro para a cooperação internacional em temas econômicos e financeiros, congregando países desenvolvidos e em desenvolvimento com projeção sistêmica na economia mundial, para diálogo e cooperação centrados em temas financeiros.


ID
2399116
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Organização internacional, fundada em 1944, com o objetivo de regular e atuar diretamente no funcionamento do sistema financeiro mundial e que possui mais de 187 países membros.

Alternativas
Comentários
  • Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional criada em 1944 na Conferência de Bretton Woods (formalmente criada em 27 de dezembro de 1945 por 29 países-membros e homologado pela ONU em abril de 1964) com o objetivo, inicial, de ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial. Os países contribuem com dinheiro para o fundo através de um sistema de quotas a partir das quais os membros com desequilíbrios de pagamento podem pedir fundos emprestados temporariamente. Através desta e outras atividades, tais como a vigilância das economias dos seus membros e a demanda por políticas de auto-correção, o FMI trabalha para melhorar as economias dos países.[1]


ID
2399119
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Organização internacional voltada para o financiamento e para a captação de recursos que serão repassados ao setor privado dos países em desenvolvimento, além de prestar serviços de consultoria. O Brasil é o segundo maior mutuário, atrás apenas da Argentina.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.

    International Finance Corporation (IFC), ou  Corporação Financeira Internacional (CFI), é uma instituição global fundada em 1956 e de propriedade do Banco Mundial presente em 184 países-membros em todo o mundo, com sede em Washington DC, nos Estados Unidos da América. Esta empresa é responsável por promover o desenvolvimento econômico dos países através do setor privado. Os parceiros de negócios investe o capital através de empresas privadas nos países em desenvolvimento. Entre suas características é que os empréstimos são concedidos a longo prazo, bem como oferece a prestação de garantias e riscos de seus clientes e investidores. Entre os diversos serviços financeiros, também incluem assistência técnica e consultoria para apoiar o desenvolvimento do setor privado em países em desenvolvimento.


ID
2399122
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O acordo celebrado em julho de 1988 após intenso processo de discussão, que definiu mecanismos para mensuração do risco de crédito e estabeleceu a exigência de capital mínimo para suportar riscos é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Acordo de Basileia pode fazer referência a três acordos de supervisão bancária, assinados em Basileia, na Suíça: Basileia I, assinado em 1988. Basileia II, assinado em 2004, em substituição do acordo Basileia I. Basileia III.


ID
2443420
Banca
INAZ do Pará
Órgão
DPE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação a concepção de John Maynard Keynes na década de 30, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2451982
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às diferenças regionais advindas das experiências de desenvolvimento econômico do Brasil e do mundo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra D é que no Brasil há uma grande concentração industrial na Região Sudeste por causa do café? Alguém sabe se seria esse o erro?

  • Resposta correta :

    B - A concentração industrial regional também ocorreu em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a Itália e a França. O Brasil não foi um caso isolado desse fenômeno.


ID
2451997
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à Economia Brasileira e a sua relação com o Comércio Exterior, entre o final do Século XIX e a Grande Depressão de 1929, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.

    Minha forma de raciocinar foi essa:

    A) ERRADO - Acho que o erro está no fato de que o Brasil estava sem moeda para circulação e teve que produzir mais moeda, então não era padrão ouro (onde vc produz moeda se tiver reserva de ouro).

    B) ERRADO - Houve sim empréstimo estrangeiro.

    C) ERRADO - Não houve aumento de exportação de manufaturados do Brasil. Na verdade, em 29 tudo caiu.

    D) CORRETO - Para que a transição da economia agroexportadora para economia industrial, primeiro foi feita a compra de estoques para a manutenção da renda dos trabalhadores e manutenção dos empregos (porque esses trabalhadores iriam ser as pessoas que iam consumir os produtos a serem produzidos aqui no Brasil com a industrialização).

    E) ERRADO - A crise nos EUA durou até 1936, e portanto não houve aumento da renda americana em 33. No Brasil a crise durou menos, acabou em 33, mas lá continuou.

    Não sei se estou 100% certa, mas funcionou pra essa questão.


ID
2469727
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

“Uma das correntes que estudaram a inflação nos países subdesenvolvidos, como o Brasil, a dos pensadores econômicos intitulados de ‘estruturalistas’, em particular os vinculados à Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), defendem a tese de que nos ‘países subdesenvolvidos, com uma grande participação da agricultura no produto total, desejam industrializar-se rapidamente e, para isso, precisam de rodovias, portos, hidroelétricas, usinas siderúrgicas e polos petroquímicos. Faltam recursos, como tecnologia, mão de obra especializada e capital’. Desse modo, segundo os estruturalistas, o processo inflacionário desses países teria particularidades próprias, derivadas de problemas estruturais de suas economias. Assim, inflação e desenvolvimento econômico seriam interdependentes e aquela deveria, portanto, ser analisada em uma perspectiva de longo prazo.”

Com base no texto anterior, assinale a alternativa que apresenta uma ideia diferente da defendida pelos “estruturalistas” como sendo diagnóstico de causa e efeito do binômio – inflação e subdesenvolvimento – ocorridos nos países do terceiro mundo.

Alternativas

ID
2602894
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Durante os últimos 30 anos, a economia mundial experimentou um processo rápido de globalização, acompanhado da formação de blocos econômicos regionais.


Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2625724
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Washington e faz parte do sistema financeiro internacional. Entre os seus objetivos, analise os itens a seguir, e marque a alternativa CORRETA:


I- Eliminar as restrições cambiais, que prejudicam a expansão do comércio internacional;

II- Promover a cooperação monetária internacional;

III- Estabelecer um sistema unilateral de pagamentos entre as nações;

IV- Estabelecer paridades monetárias flexíveis.

Alternativas

ID
2633455
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Alcançamos o fim de um período econômico, o da globalização encabeçada pelo Ocidente, e de um período geopolítico – o momento “unipolar” do pós-Guerra Fria. Foi isso o que argumentei quase exatamente um ano atrás. A interrogação era se o mundo vivenciaria o esfacelamento da ordem liberal pós-Segunda Guerra Mundial criada pelos Estados Unidos, para um quadro de desglobalização e conflito, ou se haveria um renascimento da cooperação. Após um ano do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devemos voltar a esse ponto. Em poucas palavras, o esfacelamento mostra-se ainda mais provável.

WOLF, Martin. Valor Econômico. Edição impressa de 3 jan. 2018. Adaptado.


A medida que, caso viesse a ser adotada pelo governo dos Estados Unidos, poderia, efetivamente, representar um risco para a continuidade do processo de globalização é a(o):

Alternativas

ID
2654914
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma entidade criada pela Conferência Internacional de Bretton Woods e tem a finalidade de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Por que o FMI foi criado e como ele trabalha?

    O FMI, também conhecido como o “Fundo”, foi concebido em julho de 1944 numa conferência da ONU realizada em Bretton Woods, New Hampshire (Estados Unidos). O objetivo dos 44 governos representados naquela conferência era criar um quadro de cooperação econômica para impedir a recorrência do círculo vicioso de desvalorizações competitivas que havia contribuído para a Grande Depressão da década de 1930.

    Assistência financeira: Os empréstimos do FMI dão aos países membros uma margem de manobra para corrigir problemas do balanço de pagamentos. As autoridades nacionais, em estreita cooperação com o Fundo, formulam programas econômicos apoiados por empréstimos do FMI, e a continuidade do apoio financeiro depende da implementação efetiva do programa. Em resposta à recente crise econômica mundial, o FMI fortaleceu rapidamente sua capacidade de crédito ao aprovar uma profunda reformulação de seus mecanismos de financiamento em abril de 2009, seguida de novas reformas em agosto de 2010 e dezembro de 2011.

    Disponível em: <https://www.imf.org/external/lang/portuguese/np/exr/facts/glancep.pdf>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
2661022
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No período posterior à Segunda Guerra Mundial, a economia global sofreu o impacto de duas grandes crises do petróleo: a primeira em 1973, e a segunda, em 1979. A primeira crise, ocorrida em 1973, foi deflagrada quando os países árabes membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiram quadruplicar, abruptamente, os preços da commodity para cerca de US$12 o barril, além de proibirem exportações para os Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental, em retaliação ao apoio do Ocidente em favor de Israel, na guerra travada com o Egito e a Síria (Guerra do Yom Kippur, 1973). Tais ações acabaram precipitando enorme recessão e aceleração da inflação mundial.

Disponível em:<https://www.britannica.com/topic/oil-crisis> . Acesso em: 27 fev. 2018. Adaptado.


O texto faz menção aos impactos negativos da primeira crise do petróleo na economia mundial, ao longo da segunda metade da década de 1970.


Particularmente, no caso da inflação, com base nos fatos apresentados, seu aumento resultou fundamentalmente de um(a)

Alternativas

ID
2789302
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o período que se inicia em 1979, com o Segundo Choque do Petróleo, e se adentra na primeira metade da década de 1980, marcada pelas políticas de ajuste à crise do endividamento externo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Opção A - correta.

    Com o II Choque do Petróleo, o governo brasileiro teve que pensar em um novo ajuste externo, tendo em vista que o país prejudicou muito sua economia com o novo choque e com o aperto monetário feito pelo FED.

    Nesse sentido, Delfim Netto adota a estratégia de maxidesvalorização cambial nos anos 1979-80, onde implementou incentivos para as exportações agrícolas, acreditando que isso ajudaria a reequilibrar a balança de pagamentos do país. A ideia era "exportar mais e importar menos".

    Contudo, tal ajuste foi insuficiente e o desequilíbrio externo permaneceu no país com a redução das reservas internacionais.

    Posteriormente, em 1981-82, será feito um novo ajuste externo (dessa vez recessivo).


ID
3234367
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A flutuação cambial também nos ensinou uma importante lição. Uma vez liberalizados os fluxos de capitais no plano global, tem havido quase nenhuma diferença se as taxas de câmbio são fixas ou flutuantes. Já em 1978, James Tobin, um economista keynesiano da Universidade de Yale e futuro prêmio Nobel, apontou para o problema central. “O debate sobre o regime cambial mais apropriado negligencia um problema essencial: o problema fundamental é a excessiva mobilidade dos fluxos de capitais de curto prazo. As economias nacionais e os governos nacionais não são capazes de conter os enormes efeitos dos movimentos de capitais sobre as respectivas taxas de câmbio, sem comprometer os principais objetivos das políticas econômicas nacionais com respeito ao crescimento econômico, à criação de empregos e à estabilidade inflacionária”.
RODRIK, D. The Globalization paradox: democracy and the future of the world economy. New York:W.W. Norton & Company, 2011, p.107. Tradução livre e adaptada.
O trecho acima refere-se aos impactos da globalização econômica na esfera

Alternativas

ID
3350017
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

0 Sistema de Amortização Francês (SAF) de um financiamento tem como principal característica o estabelecimento de prestações iguais, periódicas e sucessivas. A respeito dos juros cobrados e das amortizações a serem pagas, quando não há carência, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra D

    -> Sistema Francês

    Parcela é constante. Amortização crescente. Juros decrescentes.

    -> Sistema de Amortização constante.

    Parcela decrescente. Amortização constante. Juros decrescentes.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Matemática Financeira. 

    O SAF é chamado também de tabela price. Neste tipo de sistema de amortização, as parcelas são iguais, mas os juros vão diminuindo ao longo do tempo e amortização vai crescendo.

    Assim, nosso gabarito só pode ser a letra D.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3440305
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na obra O neoliberalismo: história e implicações (2014), o geógrafo David Harvey analisa as diversas características desse “paradigma” econômico e como o Estado deve se comportar para a implantação desse paradigma.


Segundo esse autor, não é característica do neoliberalismo:

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 

    Bom, em termos simples, o neoliberalismo é uma corrente econômica que prega a diminuição do papel do Estado. Isso significa que tudo o que for relacionado ao Estado deve diminuir. E tudo o que favorecer indivíduos e empresas.

    Assim, segundo a corrente, o Estado deve reduzir as suas propriedades, realizar privatizações, cobrar menos impostos, prestar menos serviços públicos, intervir menos na economia. Em contrapartida, os direitos individuais precisam ser ampliados, especialmente o de propriedade privada.

    O Estado também não deve estabelecer medidas protecionistas, para proteger a economia e os empregos do país. Ao contrário, o neoliberalismo prega que o estado precisa reduzir o protecionismo, para que empresas internacionais se instalem no país, o que aumentaria a concorrência e evitaria a formação de monopólios.

    Vamos às alternativas!

    A) Correta. A propriedade privada é um dos pilares que o neoliberalismo visa proteger.

    B) Incorreta. Segundo o neoliberalismo, o Estado não deve intervir na economia.

    C) Correta. Está de acordo com os princípios do neoliberalismo.

    D) Correta. Está de acordo com os princípios do neoliberalismo.

    Portanto, apenas a alternativa B não se refere ao liberalismo.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3465256
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No início da década de 70 do séc. passado o Brasil e o mundo passam a assistir ao embargo efetivado pelos países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) na distribuição de petróleo para os Estados Unidos e países da Europa. A ação provoca um descomunal aumento dos preços do petróleo no mundo. Nesse período houve mudanças importantes, tais como:

Alternativas

ID
3480610
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir de 21 de junho de 1999, adotouse a sistemática de metas de inflação no Brasil. A respeito desse regime, qual economia adotou-o pioneiramente?

Alternativas

ID
3480655
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da questão cambial, o que postulava o regime de Bretton Woods?

Alternativas

ID
3558286
Banca
CLICK
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2013
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a economia mundial é correto afirmar: 



I - Há países que muito produzem, mas pouco se desenvolvem, uma das grandes causas é a baixa especialização de sua mão de obra e falta de valor agregado aos seus produtos e serviços ofertados no mercado interno e externo; 

II - A Revolução Industrial teve seu berço no Séc. XVIII nos países asiáticos China e Índia; 

III - A noção de valor agregado e demais atribuições à movimentação mercadológica de um país se aprofundaram a partir do século XVIII, com o surgimento dos novos meios de produção a partir da Revolução Industrial; 

IV - Antes da Revolução Industrial, permanecia na mente humana que país desenvolvido era aquele que possuía mais metais preciosos, terras férteis e áreas colonizadas. 


Assinale a opção correta: 

Alternativas

ID
3562792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Disciplina
Economia
Assuntos

O acrônimo BRICs foi inicialmente formulado em 2001 — se transformou em BRICS com o ingresso da África do Sul, em 2011 — pelo economista Jim O’Neill, do banco Goldman Sachs, em estudo com prognósticos sobre o crescimento das economias de Brasil, Rússia, Índia e China, por representarem, em seu conjunto, parcela significativa do território, do PIB e da população mundial. 

                                                                                                                                                                                          Internet: <brics.itamaraty.gov.br> (com adaptações). 

Tendo o texto precedente como referência e considerando as relações comerciais do Brasil com o exterior, em especial no contexto do BRICS, julgue o item que se segue. 

 O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do BRICS, é aberto a todos os membros das Nações Unidas, sendo metade de seu capital subscrito inicial de US$ 50 bilhões integralizado pelos eventuais novos membros. 

Alternativas
Comentários
  • "(...)

    É para ajudar a cobrir essa lacuna que os BRICS resolveram criar o seu próprio banco de desenvolvimento. O banco tem capital integralizado de US$ 10 bilhões, subscrito de US$ 50 bilhões e autorizado de US$ 100 bilhões. O capital é distribuído em parcelas iguais entre os cinco membros fundadores, que têm assim o mesmo poder de voto. O acordo assinado em Fortaleza estabeleceu Xangai como sede do banco. Estabeleceu também Johanesburgo como sede do primeiro escritório regional. O segundo escritório regional será no Brasil.

    O banco está aberto à participação de outros países-membros da ONU. Os países desenvolvidos podem ser sócios, porém não tomadores de empréstimos (non borrowing members). Já os países em desenvolvimento podem ser sócios tomadores (borrowing members). Os BRICS preservarão sempre pelo menos 55% do poder de voto total. Os países desenvolvidos terão no máximo 20% do poder de voto. Fora os BRICS, nenhum país deterá mais do que 7% dos votos. (...)"

    Fonte: BATISTA JUNIOR, Paulo Nogueira. O Brasil não cabe no quintal de ninguém: Bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-lata. 1.ed. São Paulo: LeYa, 2019, E-book, p. 217.

    Resposta: Errado.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre sistema financeiro internacional. 

     “BRICS" é uma expressão utilizada para Brasil, Rússia, Índia, China e América do Sul (do inglês, South África).

    O acordo do novo Banco de Desenvolvimento assim se manifesta (artigo 2):

    “Os membros fundadores do Banco são a República Federativa do brasil, a Federação Russa, a República da índia, a República do Povo da China e a República da África do Sul. 

     

    A membresia será aberta aos membros das Nações Unidas (...)

     

    O novo banco de desenvolvimento terá um capital subscrito inicial de US$ 50 bilhões e um capital inicial autorizado de US$ 100 bilhões. O capital inicial subscrito será igualmente distribuído entre os membros fundadores." 

    Portanto, o NDB é aberto a membros das Nações Unidas, mas o capital inicial subscrito é arcado pelos membros fundadores (e não por novos membros, como afirmou a questão). 


    Gabarito do Professor: Errado.
  • ERRADO. O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do BRICS, é aberto a todos os membros das Nações Unidas, sendo metade de seu capital subscrito inicial de US$ 50 bilhões integralizado pelos eventuais novos membros.

    O NBD foi criado com capital subscrito inicial de US$ 50 bilhões e capital autorizado inicial de US$ 100 bilhões. O capital inicial subscrito inicial foi distribuído igualmente entre os membros fundadores – cada parte deve integralizar US$ 10 bilhões ao NBD até 2022. O poder de voto de cada membro será igual à sua participação acionária subscrita no capital do banco. O NBD está aberto ao ingresso de outros membros da ONU, desde que o poder de voto dos BRICS não seja inferior a 55% do total.


ID
3590239
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Disciplina
Economia
Assuntos

Em suas pesquisas e estudos, diversos economistas desenvolveram noções e conceitos que se tornaram amplamente divulgados na economia. Os conceitos de atmosfera industrialeficiência marginal do capital e destruição criativa estão, respectivamente, relacionados a:

Alternativas

ID
3590563
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Disciplina
Economia
Assuntos

Os economistas Joan Robinson e Edward H. Chamberlin, respectivamente das universidades de Cambridge (Inglaterra) e Harvard (EUA), em 1933, trabalhando independentemente, foram  os responsáveis pelo desenvolvimento simultâneo dos conceitos de:

Alternativas

ID
3594232
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2016
Disciplina
Economia
Assuntos

O ataque japonês à base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, resultou na entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e exigiu que os países latino-americanos fizessem o mesmo, o que afetou a neutralidade brasileira, em 1941. Foi a partir desse momento que Getúlio Vargas
 

Alternativas

ID
3602290
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Marialva - PR
Ano
2014
Disciplina
Economia
Assuntos

O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul, é a união aduaneira (livre-comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. 


Assinale a alternativa que apresenta o país que NÃO é membro pleno do Mercosul.

Alternativas
Comentários
  • O que não faz parte é o Canadá, gabarito C.

    São países membros efetivos do Mercosul:

    • Argentina
    • Brasil
    • Paraguai
    • Uruguai
    • Venezuela (2012)*

    Site com outros acordos e os países que fazem parte deles, ótimo pra revisar: https://www.fazcomex.com.br/blog/mercosul-o-que-e/


ID
3621565
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2010
Disciplina
Economia
Assuntos

O “slogan” que mobilizou a opinião pública norteamericana na eleição do primeiro presidente afro-descendente dos Estados Unidos foi:

Alternativas

ID
3650641
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Economista Kenneth Arrow, Prêmio Nobel de Economia, disse que “os governos nunca quebram. Por causa disso, eles quebram as nações”. Dentre as opções abaixo, escolha a que melhor explica o argumento do nobre Economista.

Alternativas
Comentários
  • Tema de Economia do Setor Público, proposição traz uma frase muito famosa de um economista também muito destacado e pede a interpretação econômica do que foi dito.

    Vamos verificar as alternativas:

    A) CERTA. O economista faz menção à possibilidade do governo transferir o ônus de seu excesso de despesas para a sociedade, por isso, supostamente, eles "quebram as nações". A alternativa elenca, justamente, as possibilidades de financiamento dos gastos quando ultrapassam as receitas, quais sejam emissão monetária, endividamento e aumento de receita (impostos).

    B) ERRADA. Primeiro quem emite moeda é o Banco Central, a Casa da Moeda só tem a função de operacionalizar isso por meio da impressão. De qualquer forma, não se faz isso à revelia e também há outras formas de financiamento do gasto público conforme item A.

    C) ERRADA. O fundo soberano não tem a função de "socorrer" o Banco Central, este fundo tem estratégias pré-definidas de atuação como, por exemplo, financiar o desenvolvimento social e econômico do país.

    D) ERRADA. O Poder Legislativo, de fato, tem a prerrogativa de mudar as leis como, por exemplo, as regras do mercado financeiro. No entanto, não se trata disso a frase de Arrow.

    E) ERRADA. Há uma contradição na alternativa, se os governos são "liberais", deixam o mercado definir, por si só, a melhor taxa de câmbio em vez de desvalorizar a moeda nacional por interferência governamental.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3673342
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Santa Fé - PR
Ano
2015
Disciplina
Economia
Assuntos

BRICS é o nome de um conjunto econômico de países considerados “emergentes”. Quais são eles?

Alternativas

ID
3707686
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Ituporanga - SC
Ano
2009
Disciplina
Economia
Assuntos

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, repetidas vezes tem chamado o Holocausto de “uma grande fraude”.


Qual dos fatos abaixo o governante iraniano quer negar?

Alternativas

ID
3723592
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre as principais atribuições da Organização Mundial de Comércio (OMC), destaca-se:

Alternativas

ID
3790930
Banca
PUC-MINAS
Órgão
PUC-MINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Hoje, no corre-corre diário, valorizamos muito o tempo. Preenchemos o tempo ao máximo na busca de otimizá-lo sem desperdícios. Na Europa do século XV, também o tempo era considerado muito precioso. O herói Gianozzo, criação do humanista italiano Leon Battista Alberti (século XV), já registrava que existiam três coisas que o homem podia dizer que lhe pertenciam: a fortuna, o corpo e o mais precioso, que era o tempo.


Considerando-se o contexto do século XV, é CORRETO afirmar que a valorização do tempo se deu:

Alternativas

ID
3858985
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Coeficiente de Gini mede a desigualdade de distribuição de renda, mas também pode ser utilizado para qualquer distribuição, como concentração de terra, riqueza entre outras.

Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Coeficiente de GIni.

    O coeficiente de Gini mede a distribuição de renda. Quanto mais perto de 1, maior é a desigualdade. Quanto mais perto de zero, menor a desigualdade.

    O coeficiente de Gini é baseado na curva de Lorenz (em homenagem ao economista americano Max Lorenz), que expressa a desigualdade de renda.

    Vamos para as alternativas!

    A) Errada. É o contrário! Se Gini for igual a 0, teremos igualdade máxima de renda. Se Gini for igual a 1, teremos completa desigualdade de renda.

    B) Errada. A curva de Laffer é uma curva sobre tributação. Gini é baseado na curva de Lorenz.

    C) Errada Gini leva em consideração a curva de Lorenz, não a de Laffer.

    D) Certa.

    E) Errada. A questão aproveitou para cobrar conhecimentos de atualidades. Pois bem, em 2018, o Gini do Brasil foi 0.539.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3859000
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A globalização vem transformando a economia mundial contemporânea. Logo, sob a abordagem econômica, destacam-se cinco enfoques conceituais. Assinale a alternativa que sinaliza os cinco enfoques de forma correta.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Globalização.

    O fenômeno da globalização pode ser analisado sob várias perspectivas. A Economia enxerga a globalização por 5 enfoques, que são:

    Enfoque financeiro: A globalização permite maiores fluxos financeiros entre os países, impactando no  aumento do volume e da velocidade de circulação dos recursos entre as diversas economias.

    Enfoque comercial: A globalização faz com que a competição ocorra entre país e não entre as empresas de cada país. Há aumentos na escala de produção, mas o acesso à tecnologia fica mais custoso, pelos gastos necessários com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e com fornecimento de assistência técnica para os clientes.

    Enfoque produtivo: A globalização causa convergência das características do processo produtivo nas diversas economias. Ou seja, empresas do mundo todo apresentam técnicas produtivas, estratégias e formas de organização do processo produtivo semelhantes entre si, o que levaria a uma padronização mundial e à construção de oligopólios internacionais.

    Enfoque institucional: Do ponto de vista institucional, a tendência é que haja regulações uniformes para o setor privado, com governos atuando regulações semelhantes às de outros países e com comportamento semelhante na Economia (países mais fechados caminhando para a abertura econômica, por exemplo).

    Enfoque da governabilidade: A globalização pode ser capaz de tornar inócuas as políticas fiscal, monetária e cambial de um país, visto que os países precisam adotar políticas econômicas semelhantes entre si, para não incorrerem em prejuízos internacionais. Assim, os países podem não adotar medidas restritivas, mesmo que necessárias, para não "perderem espaço" no cenário internacional (o que ocorreria naturalmente pela contração econômica). Essa perda de capacidade de aplicar os instrumentais econômicos reduz a governabilidade dos países sobre suas economias.

    Dessa forma, os 5 enfoques são: Financeiro, Comercial, Produtivo, Institucional e Governabilidade.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
4878859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao papel e ao funcionamento dos bancos centrais em perspectiva histórica, julgue o item a seguir.


O Banco Central da Inglaterra, que foi criado para ser o banqueiro do governo inglês, foi transformado em autoridade monetária devido a sua atuação comercial.

Alternativas

ID
4878862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao papel e ao funcionamento dos bancos centrais em perspectiva histórica, julgue o item a seguir.


A independência dos bancos centrais foi uma exigência para a entrada dos países na União Europeia.

Alternativas

ID
4878943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


O BPC é comandado, em última instância, pelo Conselho de Estado, órgão que toma decisões de política monetária e cambial e define a política de financiamento da instituição ao Tesouro chinês.

Alternativas
Comentários
  • The top management of the PBC are composed of the governor and a certain number of deputy governors. The governor of the PBC is appointed into or removed by the National People's Congress or its Standing Committee. The candidate for the governor of the PBC is nominated by the Premier of the People's Republic of China approved by the National People's Congress. When the National People's Congress is in adjournment, the Standing Committee sanctions the candidacy for the governor of the PBC. The deputy governors of the PBC are appointed to or removed from office by the Premier of the State Council. The PBC adopts a governor responsibility system under which the governor supervises the overall work of the PBC while the deputy governors provide assistance to the governor to fulfill his or her responsibility.

ID
4878946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


O BCE iniciou suas operações no terceiro estágio da chamada convergência para o euro, quando os países que adotaram essa moeda, ainda escritural naquela fase, comprometeram-se a respeitar critérios predefinidos de estabilidade econômico-financeira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Segue link das notas técnicas do banco central, é um pouco longo, mas vale a leitura sobre o tema: https://www.bcb.gov.br/pec/notastecnicas/port/2003nt37Institucionaliza%C3%A7%C3%A3oUEp.pdf


ID
4878949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


Embora o BCE seja autônomo no exercício da política monetária, seus membros estão sujeitos à influência política de Estados-membros, aos quais cabe financiar o funcionamento da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Banco Central Europeu (BCE) É independente? Sim O Banco Central Europeu representa 19 países da União Europeia (UE), cuja moeda é o euro. A instituição visa a manutenção da estabilidade dos preços, além de manter a inflação em um nível baixo, próximo de 2%. O edifício principal do Banco fica localizado em Frankfurt, na Alemanha. De acordo com o BCE, a cada seis semanas, o Conselho analisa a evolução econômica e decide sobre a política monetária. O BCE é composto por seis membros da Comissão Executiva do Banco e 19 governadores dos Bancos Centrais nacionais dos países da área do euro. Os governadores dos países que ocupam os cinco primeiros lugares da lista - Alemanha, França, Itália, Espanha e Países Baixos – partilham quatro direitos de voto

ID
4878952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


Tanto o FED como o BPC possuem características de bancos centrais do tipo anglo-francês, ao passo que o BCE é um exemplo de banco central do tipo alemão.

Alternativas

ID
4878955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de objetivos, desenho institucional, autonomia e accountability dos bancos centrais que representam as três maiores economias do mundo — FED, BPC e BCE —, julgue o item a seguir.


O FED é estruturado, de forma descentralizada, por doze bancos (federal reserve banks), instituições sem fins lucrativos que atuam em jurisdições específicas e cujo capital é subscrito por bancos privados.

Alternativas
Comentários
  • A estrutura do Sistema de Reserva Federal é composta por um Conselho de Governadores (Federal Reserve Board), pelo Federal Open Market Committee (FOMC) e pelos doze presidentes de Federal Reserve Banks regionais, localizados nas maiores cidade do país, além de numerosos representantes de bancos privados dos Estados Unidos e diversos conselhos consultivos.[1][2][3] O FOMC é o comitê responsável pelo estabelecimento da política monetária e é formado de todos os sete membros do Conselho de Governadores e pelos doze presidentes dos bancos regionais, embora somente cinco presidentes de banco votem. O Sistema de Reserva Federal tem aspectos de natureza pública e de natureza privada, tendo sido concebido para servir tanto aos interesses do público em geral como dos banqueiros privados. Disso resulta uma estrutura considerada única entre os bancos centrais. Também não é usual que uma entidade de fora do banco central, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, crie moeda.[4]

ID
4879093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao papel e ao funcionamento dos bancos centrais em perspectiva histórica, julgue o item a seguir.


O Banco Central da Inglaterra (BoE) foi criado para ser o banqueiro do governo inglês e, devido a imposição legal, foi transformado em autoridade monetária.

Alternativas
Comentários
  • Foi criado em 1694 pelo escocês William Paterson como um banco privado. Por muito tempo foi, em grande medida, controlado pela família Rothschild, até ser estatizado, em 1º de março de 1946. O banco é um dos oito bancos autorizados a emitir notas bancárias no Reino Unido, mas tem o monopólio na emissão de notas na Inglaterra e País de Gales e regula a emissão de notas por bancos comerciais na Escócia e Irlanda do Norte. Tem ainda o monopólio na emissão de moedas em todo o Reino Unido.[1] A partir de maio de 1997, tornou-se autônomo, isto é, adquiriu independência operacional para fixar a política monetária. Assim, compete ao Banco da Inglaterra fixar a taxa básica de juros do Reino Unido e zelar pela estabilidade monetária e financeira da economia britânica.

ID
4932163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O comércio entre países constitui um tópico significativo da análise econômica. Acerca desse tópico, assinale a opção correta.

Alternativas