SóProvas


ID
1175803
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.

“Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação”. A forma de reescrever-se esse período do texto que não respeita a correspon- dência de tempos verbais é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B. Na frase podemos observar a existência de dois verbos: Afirmar e ser. Com exceção da assertiva B, nas demais, a conjugação é feita respeitando os devidos tempos verbais. Vejam:A) "Alguns estudioso afirmavam que a mercadoria mais importante do mundo moderno era a informação". 

    A flexão é feita no Pretérito Imperfeito do Indicativo. O primeiro verbo, "afirmam", está na 3° pessoa do plural, concordando com "alguns". Mantendo o mesmo tempo verbal, temos o verbo "era",  que está na 3° pessoa do singular, uma vez que concorda com "mercadoria" e também é formado pelo Pretérito Imperfeito do IndicativoPortanto, ASSERTIVA CORRETA!

    B) "Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno seja a informação".

     Aqui, temos duas conjugações feitas em tempo e modo diferentes. O primeiro verbo, "afirmam", está na 3° pessoa do plural do Presente Indicativo, concordando com "alguns". "Seja" é conjugado na 3° pessoa (ou 1° pessoa, a forma é a mesma) do Presente do Subjuntivo. Vejam que a frase, em sim, não está errada, pois é perfeitamente possível correlacionar esses dois tempos verbais em uma mesma construção. Entretanto, a questão é clara, pedindo a assertiva em que NÃO HÁ A CORRESPONDÊNCIA DE TEMPOS VERBAIS. Um verbo é conjugado no Presente do Indicativo, enquanto o outro é conjugado no Presente do Subjuntivo. ASSERTIVA ERRADA!

    C) "Alguns estudiosos afirmarão que a mercadoria mais importante do mundo moderno será a a informação". 

    Aqui, temos os verbos flexionados no Futuro do Presente do Indicativo. Observem que "afirmarão" está na 3° pessoa do plural, no tempo verbal Futuro do Presente do Indicativoconcordando com "alguns". "Será" está na 3° pessoa do singular, uma vez que concorda com " mercadoria", e é formada pelo Futuro do Presente do Indicativo, mantendo a correspondência do mesmo tempo verbal do verbo anterior. ASSERTIVA CORRETA!

    D)"Alguns estudioso "têm afirmado" que a mercadoria mais importante do mundo moderno "tem sido" a informação". 

    Notem que os verbos estão conjugados no tempo composto, sendo que AMBOS estão no Pretérito Perfeito Comporto do Indicativo. Primeiramente, temos a formação"têm estudado". "Têm" está na 3° pessoa do plural, concordando com "alguns" e encontra-se no Presente do Indicativo, seguido do Particípio "afirmado". "Tem sido" segue a lógica do mesmo tempo verbal, uma vez que também se encontra no Pretérito Perfeito Composto do Indicativo. Observem que "tem", conjugado na 3° pessoa do singular (uma vez que concorda com mercadoria), está no Presente do Indicativo e é seguido de um Particípio: "sido". Assim sendo, ambas as construções formam o Pretérito Perfeito Comporto do Indicativo, mantendo a correspondência dos tempos verbais. ASSERTIVA CORRETA!

  • Uma correção ao comentário anterior da colega sobre o verbo na letra B, o verbo "afirmam" não está no pretérito Imperfeito do Indicativo e sim no presente do indicativo:

    PRESENTE
    eu

    afirmo
    PRET. PERF.
    eu

    afirmei
    PRET. IMPER.
    eu

    afirmava
    tu afirmas tu afirmaste tu afirmavas
    ele/ela afirma ele/ela afirmou ele/ela afirmava
    nós afirmamos nós afirmámos / afirmamos nós afirmávamos
    vós afirmais vós afirmastes vós afirmáveis
    eles/elas afirmam eles/elas afirmaram eles/elas afirmavam
     

  • não entendi muito bem o erro da questão, pois se pede a falta de correspondência do tempo verbal. Ambos os verbos da letra B estão conjugados no mesmo tempo verbal. A única coisa que está mudada é o modo.

  • Correlação de tempos e modos:

    - Futuro do Pretérito/Pretérito Imperfeito (indicativo) com Pretérito imperfeito (subjuntivo)

    - Futuro do Presente/Presente (indicativo) com Futuro (subjuntivo)


  • http://www.conjuga-me.net/verbo-afirmar

    presente do indicativo galera - atemporal

    afirmaram, afirmam e continuarão afirmando - atemporal

  • Na letra B os verbos estão conjugados no mesmo tempo (presente), mas não no mesmo modo. "Afirmam" está no presente do indicativo enquanto que "seja" no presente do subjuntivo. Nas demais alternativas os verbos apresentam mesmo tempo e modo.

  • Achei que fosse pegadinha... Pois, o enunciado pede a correspondência no tempo verbal, mas não menciona a correspondência no modo verbal. Na letra B, afirmam e seja estão no tempo presente. Sendo o primeiro no indicativo e o segundo no subjuntivo. Logo, essa alternativa não estaria errada uma vez que o enunciado só menciona o tempo verbal. Essa questão poderia ser anulada!

  • Queria a errada.. aí droga