SóProvas


ID
1175809
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.

“...tese contra a qual sempre me manifestei...”; esse segmento do texto mostra uma oração adjetiva que é introduzida por uma preposição (contra), exigida pelo verbo “manifestar-se”. A alternativa a seguir em que foi empregada uma preposição inadequada é:

Alternativas
Comentários
  • Quem utiliza, utiliza algo ou alguma coisa, portanto sem preposição!

  • Verbo utilizar e o verbo utilizar-se.

    Utilizar, que não admite preposição alguma, significa "tornar útil; empregar com utilidade; aproveitar; fazer uso de; valer-se de; usar; tirar utilidade de; aproveitar; ganhar; lucrar".

    Utilizar-se, que exige a preposição "de" significa "lançar mão de; tirar proveito de; servir-se". Perceba que ambos podem ter significados semelhantes: um significa tirar utilidade de; outro, tirar proveito de.

  • gab. C


    quem utiliza, utiliza alguma coisa ~> sem preposição
  • Os resultados a que visavam os projetos foram alcançados.-> Esse "A" está correto?

  • Visar verbo transitivo indireto: aponta para o sentido de pretenderter por objetivoter em vistarege a preposição "a" e não admite a substituição do termo regido pelo pronome oblíquo "lhe", mas sim "o(s)" e "a(s)";

    verbo transitivo direto: aponta para o sentido de mirarapontar (arma de fogo)e não rege qualquer preposição.http://www.nilc.icmc.usp.br/minigramatica/mini/aregenciaeoverbovisar.htm

  • Quem visa , visa a alguma coisa

  • Gabarito C). Meu raciocínio: Quem se utiliza, utiliza-se DE alguma coisa e não com alguma coisa. É isso. Suedilson. 

  • Fiquei em dúvida, quanto a alternativa A e a C, mas tive o mesmo raciocínio do colega Suedilson Lopes para marcar a alternativa C.

  • Gente o verbo utilizar é "VTD" de natureza, entretanto o pronome "SE " faz com que ele mude a sua trasitividade e se transforme em um "VTI" precisando assim da preposição "DE" 

  • Quem se utiliza, utiliza-se DE alguma coisa.

    Gabarito letra c