-
ERRADA. Os gestores e funcionários nem sempre compartilham os mesmos interesses pelo trabalho e também as práticas de recursos humanos são responsabilidade de linha, ou seja, dos gestores e não função da área. Com a descentralização os gestores assumiram as práticas de recursos humanos, sendo a função da área de gestão de pessoas assessoramento.
Prof. Andréia
-
ERRADO
"São aspectos característicos da gestão de pessoas: a noção de que gestores e funcionários compartilham os mesmos interesses pelo trabalho(1); o trato coletivista no gerenciamento das relações de trabalho(2); e a crença de que a prática de recursos humanos é função da área de gestão de pessoas.(3)"
Questão capciosa...
Percebo 3 possíveis erros:
1 - Gestores e funcionários nem sempre compartilham os mesmos interesses, embora esse seja o objetivo almejado pelas organizações.
2 - Oposto ao que foi descrito, a moderna gestão de pessoas considera que o trato com as pessoas deve ser individualista nas relações de trabalho, pois as pessoas são diferentes por natureza. A liderança situacional corrobora com esse pensamento, alegando que o líder deve procurar conhecer cada um dos estilos de pensar e agir para entender os comportamentos de seus liderados, de modo a potencializar as características de cada um, objetivando atender o que lhes foi proposto, de forma efetiva.
3 - Pela moderna gestão de pessoas os recursos humanos é responsabilidade de linha e função de staff. A palavra "crença" na afirmativa dá a entender que não é correto o que foi afirmado. Pelo contrário, recursos humanos é função da área de gestão de pessoas.
-
Outra questão pode ajudar, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Gestão de Pessoas e Recursos Humanos; A gestão de pessoas, como uma atividade de gestão, é de responsabilidade de todos os gestores da organização.
GABARITO: CERTA.
-
É FUNÇAO DOS GESTORES ?? ISSO ??
QUAL A FUNÇAO DA GESTAO DE PESSOAS ?? ASSESSORAR ??
-
Kariny Araujo, a gestão de pessoas de uma empresa é considerada função de staff em um organograma, veja:
Há um princípio básico em ARH: gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. O que significa isso? Quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente – ou supervisor ou líder de equipe – ao qual elas estão subordinadas. Ele tem a responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados. Por essa razão, existe o princípio da unidade de comando: cada pessoa deve ter apenas um gerente. A contrapartida desse princípio é que cada gerente é o único e exclusivo chefe dos seus subordinados. Para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria de órgão de ARH, que lhe proporciona os meios e serviços de apoio. Assim, gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente que deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela organização.
-
FIXANDO:
São aspectos característicos da gestão de pessoas: a noção de que gestores e funcionários compartilham os mesmos interesses pelo trabalho; o trato coletivista no gerenciamento das relações de trabalho; e a crença de que a prática de recursos humanos é função da área de gestão de pessoas. (RESPONSABILIDADE DE LINHA)
-
''e a crença de que a prática de recursos humanos é função da área de gestão de pessoas''
o erro é esse então?
-
Nem sempre os objetivos são semelhantes; às vezes até contrários. A responsabilidade é de toda organização.
-
Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha(execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.
-
Outra questão pode ajudar:
(CESPE/SUFRAMA/Administrador/2014) A gestão de pessoas é função exclusiva dos profissionais da unidade de recursos humanos, os quais são também responsáveis pelo planejamento, implantação e avaliação de práticas de movimentação, desenvolvimento e valorização de pessoas.
Comentário:
Na verdade, você já deve saber, a gestão de pessoas é tida como responsabilidade de linha e função de estafe. De forma genérica, tanto os gerentes quanto os profissionais de RH são
relevantes para o bom desempenho. Por isso, a questão está errada ao afirmar que se trata de
função exclusiva da área de RH.
GABARITO: ERRADO.
-
Quando o enunciado é grande demais eu já fico esperando a pegadinha do final, rsrs. Dito e feito! Pegadinha malandra da banca que pensou que você não ia prestar atenção no último segundo. A PRÁTICA de recursos humanos não é função somente da área de gestão de pessoas, pelo contrário. A PRÁTICA fica com os gestores de cada área, os quais são assessorados pela área de GP. Lembra da responsabilidade de linha e função de staff?
Gabarito: E
-
Quando o enunciado é grande demais eu já fico esperando a pegadinha do final, rsrs. Dito e feito! Pegadinha malandra da banca que pensou que você não ia prestar atenção no último segundo. A PRÁTICA de recursos humanos não é função somente da área de gestão de pessoas, pelo contrário. A PRÁTICA fica com os gestores de cada área, os quais são assessorados pela área de GP. Lembra da responsabilidade de linha e função de staff? Gabarito: E