SóProvas


ID
1176256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito das funções de caráter estratégico desempenhadas por organizações públicas, julgue os próximos itens.

Itens de verificação objetiva de conhecimento tendem a não apresentar índices altos de validade preditiva devido ao fato de não ser possível alinhá-los aos níveis de complexidade do desempenho exigido pelos cargos vacantes.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me ajude nessa questão? Achei que estaria errada!

  • Juciara, esta questão torna-se simples se soubermos o significado de validade preditiva. Validade preditiva  se referfe à qualidade do teste para atender aos requisitos do desempenho exigido para determinado cargo. É o exemplo dos concursos públicos só com provas objetivas para o preenchimento de cargos vacantes. Esta questão diz que itens de verificação objetiva de conhecimento tendem a não apresentar índices de qualidade destes testes porque não é possível alinhá-los aos níveis de complexidade do desempenho exigido pelos cargos vacantes.

  • Para não incorrer no erro de simplesmente transcrever o enunciado da questão, fato que em nada ajuda no esclarecimento das dúvidas, vou fazer alusão a um artigo que encontrei na enciclopédia científica Scielo Brazil, na qual o autor nos ensina que:

    "os estudos de validade preditiva são aqueles que possibilitam identificar em que medida os testes aplicados serão capazer de oferecer aos psicólogos, indicadores de  comportamentos futuros dos avaliados"

    Assim sendo, testes objetivos (como uma prova de Língua Portuguesa ou Matemática, não dão nenhuma indicação de como o sujeito agiria em uma situação de estresse, angústia, medo, felicidade, etc...
    Tal objetivo só seria alcançado com testes de análise psicossocial e comportamental, caracterizados pela melhor doutrina como subjetivos.

    Fonte:http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n4/13.pdf

    Nota: fica a dica para pesquisar aqui mesmo no QC outras questões sobre as validades de conteúdo, construto e critério (preditiva e simultânea) dos testes.

  • validade de critério: determina até que ponto uma técnica de seleção consegue prever com precisão um ou mais elementos importantes do comportamento no cargo. Dois tipos comuns de validade de critério adotados são:

    (a) a simultânea (também chamada de concorrente ou concomitante): A validade simultânea consiste em aplicar testes aos funcionários que estejam ocupando determinado cargo. Mais ou menos ao mesmo tempo, também são colhidas as avaliações de desempenho desses funcionários. Os resultados dos
    testes são correlacionados com a avaliação de desempenho. Se houver uma relação significativa entre o teste e o desempenho, o teste pode ser disponibilizado para uso em futuros processos seletivos. A maior vantagem da validação simultânea é a sua relativa rapidez. 

    (b) a preditiva (ou validade de predição). A validade preditiva é determinada com a utilização dos resultados obtidos com base em uma amostragem de candidatos a uma vaga. os estudos de validade preditiva são aqueles que possibilitam identificar em que medida os testes aplicados serão capazer de oferecer aos psicólogos, indicadores de  comportamentos futuros dos avaliados. Tal objetivo só seria alcançado com testes de análise psicossocial e comportamental, caracterizados pela melhor doutrina como subjetivos.

    Para a identificação dos melhores perfis de candidatos, é necessária uma precisão na medição de um ou mais elementos importantes do comportamento no cargo. Portanto, a entrevista utiliza a validade de critério.


  • Precisava escrever desse jeito Cespe? :\

  • Ótimo comentário Alexandre! Obrigada.
    Também achei a linguagem rebuscada Godzilla hauahau AFFF

  • FIXANDO:

    Validade preditiva  se refere à qualidade do teste para atender aos requisitos do desempenho exigido para determinado cargo, sendo assim, a verificação objetiva tendem a não apresentar índices altos.

  • Cespe gosta de desenhar na questão para deixá-la de difícil compreensão

  • Itens de verificação objetiva de conhecimento (diplomas) tendem a não apresentar índices altos de validade preditiva (podem não significar nada) devido ao fato de não ser possível alinhá-los aos níveis de complexidade do desempenho exigido pelos cargos vacantes (pois muitas vezes a pessoa não sabe nem redigir um e-mail). Resumindo, a banca falou bonito que nem os caras que são vendedores e dizem que trabalham com "prospecção de negócios" hahaha.