SóProvas


ID
1176274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere à gestão por competências, tendência na gestão de pessoas em diversas organizações do setor privado e público, bem como às demais tendências relacionadas à administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A gestão por competências traz à tona a noção de que o desempenho de uma organização é fruto de interações deliberadamente previstas entre atributos estratégicos, estruturais, contextuais e relacionados às próprias competências organizacionais e individuais.

Alternativas
Comentários
  • Ola, 
    Gestão por competências é um sistema de gestão desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio, identificando os pontos de excelência e fortaleza e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deveras de difícil mensuração, mas o quão mais for possível medir esses perfis, melhor será o conduzir desse gerenciamento

  • O trecho "interações deliberadamente previstas", na minha opinião, torna o item errado, apesar de o gabarito definitivo ser certo. O desempenho em uma organização ser fruto de interações deliberadamente previstas é um contrassenso à ideia de organizações dinâmicas, em um contexto mutável e imprevisível, típico de uma economia capitalista. A gestão por competência traz à tona a necessidade de se estar em constante atualização, para acompanhar o ritmo das mudanças constantes do mercado de trabalho. 

  • Alexandre, concordo com você. Alguém tem alguma referência bibliográfica que suporte o gabarito da banca?

  • A gestão por competências traz à tona a noção de que o desempenho de uma organização é fruto de interações deliberadamente previstas entre atributos estratégicos, estruturais, contextuais e relacionados às próprias competências organizacionais e individuais. CORRETA


    Sob uma perspectiva integradora, competências podem ser entendidas como...“combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, no âmbito de determinado contexto ou estratégia organizacional”

    Fonte: Carbone et al. (2005) e Freitas & Brandão (2005).

  • Gabarito certo. No meu entendimento quis dizer que devido a avaliação e descrição de cargos, devido a avaliação de desempenho, a gestão de competência é prevista neste contexto.

  • O CESPE acabou de assassinar a organização informal ou foi impressão minha???

    A gestão por competências traz à tona a noção de que o desempenho de uma organização é fruto de interações deliberadamente previstas entre atributos estratégicos, estruturais, contextuais e relacionados às próprias competências organizacionais e individuais.

    Cada questão uma surpresa....


  • Não acho que o trecho "interações deliberadamente previstas" torna o item errado, uma vez que, após a implantação de um modelo de gestão por competências, todos os demais subsistemas de gestão de pessoas passam a ser desenvolvidos baseados nesse modelo.


  • que infeeeerno dessa matéria >________________

  • Acertei a questão a partir do seguinte raciocínio: A gestão por competências, a partir de um planejamento estratégico, descreve cargos, funções e perfis com vistas ao alcance de seus objetivos. Portanto, esses atributos considerados essenciais, bem como as subsequentes interações, são estabelecidos de maneira intencional (deliberadamente), de modo que impulsione o desempenho da organização.

  • Repetindo o item para facilitar:

    A gestão por competências traz à tona a noção de que o desempenho de uma organização é fruto de interações deliberadamente previstas entre atributos estratégicos, estruturais, contextuais e relacionados às próprias competências organizacionais e individuais.

    item: CERTO


    Pessoal, no dicionário informal do Google o termo DELIBERADAMENTE significa intencionalmente; decidir ou resolver com precedência o debate.

    Ora, se o significado de deliberadamente tem a intenção, então o item está CERTO mesmo. Pois as interações nos níveis estratégicos, estruturais e contextuais têm sim a intenção (deliberadamente) de melhorar o desempenho da organização.


    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • Quem que responde uma questão dessas com convicção.. Quem?!

  • Na gestão por competências, o desempenho da organização decorre do alinhamento entre competências organizacionais e individuais com os objetivos da organização. Esse alinhamento é planejado, portanto incorre em interações deliberadamente previstas.

  • Que matéria fodida!!! :@ :@ :@ 

  • A Gestão por Competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional) as competências necessárias para alcançar seus objetivos.

    A proposta deste modelo de gestão é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

    A gestão por competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.

    Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_Compet%C3%AAncias

  • Gab C.

    -------

     

    A junção da ESTRUTURA, do CONTEXTO, dos fatores externos, internos, SOCIAS, ECONOMICOS + as COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS

    ---> É QUEM DEFINE O SUCESSO DA EMPRESA!

  • Saber a matéria a matéria não é a questão, a questão é achar o contexto da banca. = bola de cristal

  • A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É CARACTERIZADA POR UM MODELO DE GESTÃO EMPRESARIAL QUE ENFATIZA A DEPENDÊNCIA ENTRE AS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS​.

     

    GALERA, QUANDO FALAR EM GESTÃO POR COMPETÊNCIA, JÁ ASSOCIEM A RELAÇÃO DA COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL COM A COMPETÊNCIA INDIVIDUAL, UMA VEZ QUE SÃO AS PESSOAS QUE, AO COLOCAREM EM PRÁTICA O PATRIMÔNIO DE CONHECIMENTOS DA ORGANIZAÇÃO, CONCRETIZAM AS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E FAZEM SUA ADEQUAÇÃO AO CONTEXTO

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Valeu Pedro Matos! Adoro seus comentários e essa sua "rabissaca".

    :P

  • Adoro esse conteúdo cobrado na FCC, mas CESPE....

  • CORRETO

     

    (....)é fruto de interações deliberadamente previstas entre atributos estratégicos,(...)

     

    Em vermelho " termo" ou " algum semelhante"  que o CESPE coloca em todas as PROVAS=  para levar mais tempo, para atrapalhar a resposta, para FAZER PERDER 2 PONTOS, pra te irritar!

    Tática (demorou tempo pra entender isso) = Antes de marcar IGNORE o termo leia sem ele e veja se fica correto! 

     

    CLARO se você tem um conhecimento, exemplo nessa questão sem esse TERMO questão seria marcada rapidamente pois esse é um conceito de GPC.

  • PERFEITA.

  • Talvez o "deliberadamente" se refira a uma das dimensões das competências. Se é verdade que elas são compostas de Saber (conhecimento), Saber Fazer (habilidades) e Querer Fazer (atitudes), é correto dizer que há, sim, esse componente da "vontade" e da "decisão". Embora, na hora da prova, seja esse o tipo de item que a gente até prefira deixar em branco.

  • Concordo com você Bruno Leo, já percebi isso há algum tempo, mas temos que ter cuidado, algumas vezes esses termos não funcionam apenas como acessório (Advérbios) e podem mudar o sentido da afirmativa. Mas quando o candidato estuda bem o assunto ele vai facilmente saber identificar. Bons estudos!

  • Banca quis falar em “Administrês” para complicar sua vida. Vamos traduzir para o bom português:

    A gestão por competência evidencia que os resultados de uma organização decorrem da interação planejada entre a estratégia da organização e as competências. Naturalmente, isso tudo ocorre dentro de um contexto, no qual se considera a estrutura organizacional (cargos, nível de autoridade, forma de comunicação, linhas de autoridade, etc).

    Ora, não é exatamente isso que vimos na aula?

    A organização elabora sua estratégia organizacional considerando todo o ambiente, no qual está inserida. A partir dessa estratégia identificam-se as competências necessárias (considerando todo o contexto da organização) para que a organização atinja os seus objetivos. Por fim, busca-se desenvolver e manter essas competências.

    Quando vir essas questões em “Administrês”, basta respirar um pouco e ir traduzindo os termos de uma forma mais clara. Após traduzir, observe se existe coerência no que está sendo dito.

    Gabarito: CORRETO