-
CERTA
Comentário: vimos que Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (2011) destaca como aspectos básicos do levantamento a identificação dos problemas evidenciados pelos usuários e a utilização de entrevistas e questionários com pessoas-chave da organização. Assim, as entrevistas são formas de coletar dados para que o analista compreenda as rotinas de trabalho de forma detalhada e, assim, possa construir um bom fluxograma.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-de-analista-tcdf-gestao-das-organizacoes/
-
Penso que fica difícil conhecer cada detalhe da rotina baseada em "roteiros" pré-estabelecidos se estes não possuírem alguma margem de flexibilidade (o que levaria a entrevista fugir desse mesmo roteiro). Enfim.
-
Nao se pode garantir que por meio de entrevistas o analista irá conhecer cada passo do processo. É possível que na coleta dos dados, informações sejam omitidas, esquecidas e isso pode influenciar na identificação de todas as etapas.
Ao meu ver o gabarito deveria ser ERRADO.
-
A resposta é certa tem gente comentando errado e a galera curtindo, prestar atenção gente.
-
Gabarito: Certo.
O roteiro de entrevistas é um instrumento útil para coletar dados que subsidiem a construção de um fluxograma, pois possibilita que o analista conheça cada passo da rotina de forma detalhada. Vejamos isso num exemplo de roteiro:
• Cargo e nome?
• De quem recebe o trabalho?
• Em que consiste o trabalho?
• Para quem passa o trabalho após terminar a sua parte?
• Quanto tempo gasta para realizar o trabalho?
Fonte: Adriel Sá (Gran Cursos).
-
Os métodos mais comuns para elaboração de um fluxograma são a observação (observar como as atividades são realizadas no dia a dia) e a realização de entrevistas. A ideia básica é entender como funciona as atividades na prática para depois reproduzi-las por meio de um fluxograma.
Gabarito: CERTO