-
ERRADA
Comentário: a educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Nesse contexto, a educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Dessa forma, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
Assim, não se pode dizer que a educação corporativa capacita o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico, uma vez que se trata de uma estratégia de longo prazo, voltada para o aprimoramento profissional. Ou seja, não é um trabalho específico, mas amplo, genérico, macro.
Além disso, Sirlene Silveira de Amorim e Marcos Baptista Lopez Dalmau (2006) apresentam as seguintes etapas da educação corporativa: (a) diagnósticos (levantamento das necessidades de treinamentos); (b) programação/desenho (elaboração do programa de treinamento); (c) execução/implementação (é a relação direta entre o instrutor e o aluno); (d) avaliação (verificação dos resultados). Vejam que aqui temos o erro mais relevante, uma vez que a execução e a implementação é que são fases comuns. A questão colocou a execução junto com a avaliação.
Vejam que, apesar de serem conceitos distintos, as etapas da educação corporativa são as mesmas dos programas de treinamento e desenvolvimento que vimos na aula:
levantamento das necessidades de treinamento; programação do treinamento para atender às necessidades; implementação e execução do treinamento; e avaliação dos resultados do treinamento. Assim, o item está errado.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-de-analista-tcdf-gestao-das-organizacoes/
-
Eu acho que o estratégia concursos escreveu esse texto todo só para dizer que a banca inverteu o último ; com o E.
-
Com todo respeito que tenho ao blog do Estratégia Concursos penso que a explicação da definição do que é Educação Corporativa começou bem e terminou mal. O Cespe só queria saber o que é Educação Corporativa e a definiu erroneamente como um processo de capacitação dos funcionários, até enumerando as etapas do treinamento e desenvolvimento que foge da definição de Educação Corporativa.
Educação Corporativa está muito bem definida por Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos e Nayla Crintine Ferreira Ribeiro no sítio Dicionário da Educação do Profissional em Saúde da FIOCRUZ:
A educação corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo "institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais. (Quartiero e Cerny, 2005, p. 24)
Segundo Jeane Meister (1999), a educação corporativa é um "guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários , clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização.
Outra definição interessante pode ser encontrada no MDIC(http://www.educor.desenvolvimento.gov.br)
-
Segundo Chiavenato ("Administraçao Geral e Pública", p. 157), "o treinamento é um processo cíclico composto de quatro etapas:
1. Levantamento das necessidades de treinamento;
2. Programaçao do treinamento para atender às necessidades;
3. Implementaçao e execuçao do treinamento;
4. Avaliaçao dos resultados do treinamento.
-
Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
-
A educação corporativa é um processo direcionado que visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico...
Dá para ''matar'' a questão já na parte destacada e ratificar o erro quando o Cespe nos apresenta as fases do treinamento.
-
A questão fala do conceito e das etapas do treinamento.
Educação corporativa é um processo mais geral de aprendizagem que propicia o aprendizado e amadurecimento do individuo de forma mais ampla, sem visar cargo ou atividade especifica
-
ERRADO!
Educação corporativa é mais que um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra. Trata-se de articular coeretemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrisecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens e serviços).
FOCO##@
-
Educação Corporativa.
Consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny, 2005, p.24).
Educação corporativa é uma prática coordenada de gestão de pessoas e gestão de conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
-
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA VISA DESENVOLVER A CIDADANIA CORPORATIVA, O CONTEXTO SITUACIONAL E AS COMPETÊNCIAS; VISA TAMBÉM A TREINAR TODA A CADEIA DE VALOR E AS VÁRIAS FORMAS DE APRESENTAÇÃO; ENVOLVE OS LÍDERES; POSSUI FOCO GLOBALE GERA VANTAGEM COMPETITIVA PARA A ORGANIZAÇÃO (LONGO PRAZO).
DIFERENTEMENTE DO TREINAMENTO, QUE É UM PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO A CURTO PRAZO E OBJETIVA RECICLAR OU REPASSAR CONHECIMENTOS, HABILIDADES OU ATITUDES RELACIONADOS À EXECUÇÃO DA TAREFA E À OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA: RELACIONA-SE COM AS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS OU ESSENCIAIS (para alguns autores).
TREINAMENTO: RELACIONA-SE COM AS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS/PESSOAIS/PROFISSIONAIS.
GABARITO ERRADO
-
® Não se restringe apenas aos funcionários e ao público interno.
Suas ações podem atingir a sociedade, os clientes e os fornecedores da organização
-
"A educação corporativa é um processo direcionado que visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico e acontece em quatro etapas: levantamento das necessidades; planejamento do programa de desenvolvimento; implementação; execução e avaliação. "
Isso quem faz é o treinamento. A educação corporativa visa o longo prazo.
Gabarito: Errado
-
De forma bem simples:
Educação corporativa não é algo de curto prazo ou para um trabalho especifico, se esta ligado ao planejamento estratégico ela vai muito além do desenvolvimento de UMA atividade.
A educação corporativa é um conjunto de atividades de longo prazo para atingir metas estratégicas para a organização gerando no colaborador o sentimento de fazer parte de tal desenvolvimento se desenvolvendo junto. Tanto no lado profissional como pessoal cultural e ambiental.
Muito boa questão!
Errei mais aprendi!!! ;)
-
FIXANDO:
TREINAMENTO:
levantamento das necessidades; planejamento do programa de desenvolvimento; implementação; execução e avaliação.
NÃO SE REFERE A EDUCAÇÃO CORPORATIVA.
-
A educação corporativa é um processo direcionado que visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico e acontece em quatro etapas: levantamento das necessidades; planejamento do programa de desenvolvimento; implementação; execução e avaliação. Resposta: Errado.
Comentário: a educação corporativa visa desenvolver a cidadania corporativa, possui um aspecto mais geral e abstrato do que o treinamento e o desenvolvimento. O treinamento visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de atividades ou trabalho específico.
-
Isso de treinar para trabalho específico é mais próximo dos treinamentos. No que diz respeito a educação corporativa, busca-se desenvolver num geral.
-
Isso é treinamento.
Uma universidade corporativa trabalha no sentido inverso do que é hoje a função treinamento, centralizando os programas ao invés de descentrali´za-los. Ou seja, uma vez instalada, funciona como um guarda-chuva estratégico, que abriga todas as ações de T&D da organização, alinhando os objetivos empresariais, além de oferecer soluções de aprendizagem com relevância estratégica para cada conjunto de cargos ou funções.
-
ERRADO
Corrigindo a questão: O treinamento é um processo direcionado que visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico e acontece em quatro etapas: levantamento das necessidades; planejamento do programa de desenvolvimento; implementação; execução e avaliação.
CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA:
- Orientada para longo prazo
- Envolve clientes, colaboradores e stakeholders
- É um processo contínuo de aprendizagem
- É mais abrangente que treinamento e desenvolvimento
FONTE: Aulas da profª Kátia Lima.
-
Gabarito: ERRADO, pois isso é TREINAMENTO e não educação corporativa.
-
Inverteu com o conceito de treinamento.
-
Vilas Boas e Andrade (2009), que apresentam a sequência do processo de treinamento com quatro etapas:
programação, organização, implantação e avaliação.
• Programação: seleciona o tipo de treinamento, o tempo, o instrutor, o público e como será
feito.
• Organização: organiza os recursos disponíveis (espaço físico, logística etc.)
• Implantação: executa o planejado.
• Avaliação: verifica o atingimento das metas e objetivos. Em qualquer caso, após a execução
deve ser sempre feita uma avaliação dos resultados, seja para avaliar o grau de conhecimento
técnico adquirido, seja para medir o desenvolvimento dos participantes e a aceitação do
treinamento.
Isso é treinamento, gab E.
-
ETAPAS/FASES:
1 – LNT: O levantamento de necessidades antecede e alimenta qualquer ação de treinamento e desenvolvimento.
Organizacional: É um olhar sobre a ótica Organizacional, por meio do estudo como um todo da empresa, ou seja: sua missão, seus objetivos, seus recursos, o ambiente socioeconômico e etc.
Recursos Humanos: Analisa dados como números de empregados por cargos, números de empregados necessários na classificação dos cargos, potenciais recrutamento interno e externo, dentre outros.
Operações e tarefas: É o nível de abordagem mais restrita no levantamento de necessidades de treinamento, pois a mesma é feita a nível de cargo. Além das organizações e das pessoas, o treinamento deve considerar também os cargos para os quais as pessoas serão treinadas.
2 – PLANEJAMENTO: Incide em quantificar, indicar quanto e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários movimentar para que todo o planejamento advenha.
3 – EXECUÇÃO: É a realização do treinamento, após todo o processo de levantamento e planejamento.
4 – AVALIAÇÃO: Assim como a identificação das necessidades e o planejamento e execução das ações, a avaliação de resultados, sob a ótica do retorno do investimento, é uma necessidade para o programa de treinamento.
(Professor Márcio Cunha)
-
Não confundam , a educação corporativa também necessita dos 4 processos ,pois se trata de um processo de aprendizagem contínua , os erros foram citar que era voltado pra desempenhar um papel específico e listar de forma errônea os processos