-
Alguém explica? Para mim observar regulamentos e legislações não podem ser fontes para mudança, até pq esses são estáticos.
-
Correto, só ver o seu BOM SENSO!
Gerenciar fornecedores e observar regulamentações e legislações são procedimentos adequados para monitorar fontes para a mudança.
-
Para o colega que ficou na dúvida sobre o fato de fornecedores e regras legislativas serem fatores a serem observados, segue uma referencia de material:
Robert Shirley em 1976, no seu artigo Um Modelo para Análise da Mudança Organizacional, sugere que duas forças podem impulsionar mudanças: forças exógenas e endógenas. As principais forças exógenas são as novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente (econômico, político, legal e social). Tais forças externas criam a necessidade de mudança organizacional interna.
https://repositorio.uninove.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/194/MANUELA%20WEYLL%20VASCONCELOS%2008-10-2007.pdf?sequence=1
Espero ter sido útil!
-
Valeu, colega Alexandre.
-
O MUNDO SE ENCONTRA EM AMBIENTES QUE ESTÃO EM MUDANÇA CONSTANTE E JUSTAMENTE POR ISSO AS EMPRESAS DEVEM ADAPTAR-SE DE MANERIA RÁPIDA PARA QUE POSSA CONTINUAR OPERANDO. AS MUDANÇAS OCORREM GRAÇAS A FORÇAS INTERNAS OU EXTERNAS ÀQUELA EMPRESA. AS FORÇAS SE DIVIDEM EM EXÓGENAS E ENDÓGENAS.
- FORÇAS EXÓGENAS: FORÇA QUE SURGE EXTERNAMENTE, QUE VEM DAS TECNOLOGIAS, ALTERAÇÕES NA SOCIEDADE/CLIENTES, NOVOS CONCEITOS E IMPEDIMENTOS POR MEIO ECONÔMICO, SOCIAL, POLÍTICO E LEGAL.
- FORÇAS ENDÓGENAS: FORÇA QUE SURGE INTERNAMENTE E ESTÁ RELACIONADA AS INTERAÇÕES, AS EMOÇÕES E AO DESEMPENHO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
DICA: EXÓGENAS --- FORÇAS EXTERNAS
ENDÓGENAS --- FORÇAS INTERNAS
GABARITO CERTO
-
As mudanças organizacionais iniciam-se a partir de ações endógenas, ou seja, ações no interior das organização. No entanto, essas ações são planejadas de acordo com a análise do ambiente (diagnóstico organizacional), que analisa os ambientes da organização, considerando, portanto, fatores internos (controláveis) e fatores externos (não controláveis) à organização.
Ora, se os fatores externos (ameaças e oportunidades) ocorrem de forma alheia à vontade da organização, devo, então, monitorar esses fatores externos e gerenciar aqueles que tenho controle, ou seja, os fatores internos.
GABARITO: CERTO.
-
Fornecedores e legislações são alguns exemplos de fontes exógenas (externas) que podem impulsionar a mudança organizacional.
Gabarito: CERTO