SóProvas


ID
1176784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia.

Aplica-se o princípio da pertinência para a definição dos prazos de guarda dos documentos do arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • se não me falha a memória, tal conceito diz respeito à "precaução".

    Bons estudos!

  • ERRADO: o principio da pertinência reclassifica os documentos por assunto (temática), sem levar em consideração sua proveniência ou sua ordem original. 

    Além disso, se o documento tem valor permanente, não há que se falar em prazo de guarda.

  • Outras duas questões respondem, vejam:


    Prova: CESPE - 2007 - TSE - Técnico Judiciário - Área Administrativa - TRE

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Tabela de temporalidade; 

    O instrumento de destinação que determina prazos e condições de guarda é o(a)

    c) tabela de temporalidade.

    GABARITO: LETRA "C".


    Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; 

    Quando há necessidade de se reclassificar os documentos por tema, sem se levar em consideração a sua proveniência ou a classificação original, estará sendo aplicado o princípio da pertinência

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
  • Errado!

    Príncípio da pertinência (ou temático)os documentos deveriam ser reclassificados por ASSUNTO, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original.

    Fonte: Arquivologia para concursos - Renato Valentini

      Bons estudos a todos!

  • A descrição é atividade típica do arquivo permanente e foi padronizada pela NOBRADE de como se faz a descrição, mas não determina prazo de tempo de cada documento, isso fica a cargo da TTD como resultado da avaliação do documento.

    Princípio da Pertinência: Esse princípio não se utiliza mais, em desuso, mas a banca ainda a repete para confundir com o principio da proveniência, se aproveitando que a pronuncia é parecida. Por esse principio se entendia que os documentos deviam ser arquivados conforme o assunto ou por grandes temas e desconsiderar o principio da proveniência.


     

  • Percebam como a questão é sutil e bem elaborada. Quando um documento chaga à fase Permanente, não lhe é atribuído prazo de guarda uma vez esses documentos nunca serão eliminados. Esses prazos são definidos apenas nas fases Corrente e Intermediária. Logo, a questão erra ao afirmar que o princípio da Pertinência pode ser usado para definir prazo de guarda de documentos na fase Permanente. 

  •             Princípio da Pertinência ou Temático: É a qualidade pela qual os documentos, quando recolhidos a uma instituição arquivística, devem ser reclassificados e reorganizados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização originais. Este conceito não é mais adotado na Arquivística por ir de encontro ao Princípio da Proveniência. 

                Se todos os documentos são classificados e reorganizados de acordo com um plano geral, desprezando a organização original, o conjunto perderá sua razão de ser, que é refletir e mostrar as atividades e organização das instituições. 

                Atenção: Existem ainda outros princípios que dificilmente aparecerão em provas, mas que podem confundir. São eles: Princípio da Pertinência Funcional ou Proveniência Funcional: Este princípio determina que os documentos devam ser transferidos de uma autoridade a outra quando ocorrer mudanças políticas ou administrativas, para garantir a continuidade administrativa. Também está em desuso. Princípio da Pertinência Territorial: Este princípio afirma que os documentos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.

    NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA PARA MPU

    CARGO TÉCNICO ADMINISTRATIVO - TEORIA E EXERCÍCIOS

    PROFESSOR: MAYKO GOMES




  • perTinência - princípio TemáTico/ classificação por assunTo.


  • Excelente comentário Francisco m, inclusive com a literalidade da matéria, pertinentemente colocada com a explicação da questão!

  • ERRADA


    1° ERRO: O instrumento que estabelece condições e prazo de guarda dos documentos é a tabela de temporalidade.
    2° ERRO: Se os arquivos são permanentes, não há que se falar em prazos...
    3° ERRO: O princípio base da tabela de temporalidade é o princípio da proveniência e não pertinência...

    João Tiago e Leonardo Reis 2° Edição

  • complementando os excelentes comentarios dos colegas....

    Pertinência :Leva  em  consideração  o  assunto  (o  tema),  independentemente  da proveniência ou classificação original. É um princípio utilizado em determinadas  classificações de um documento, quando o tema tem uma relevância.

    Macete: Lembre-se de que, quando você vai fazer  uma redação, ela precisa  ser pertinente (apropriada) ao tema requerido . 

    Alguns  pontos  da  doutrina  veem  este  princípio  como  conflitante  com  o  princípio da proveniência. E de fato, ele é. Como o critério de acumulação aqui é  o  “assunto”,  e  não  “documentos  produzidos  ou  recebidos  pela  instituição”,  dificilmente se conseguirá atentar a ambos.

    Entretanto,  o  princípio  da  proveniência  é a  viga  mestra  da  arquivística.  Tudo  que  existe  e  existirá  é  elaborado  com  esse  princípio  em  mente.  Qualquer  conflito entre pertinência e proveniência, fique com este.

    fonte: estrategia


  • O principio da pertinência está obsoleto na arquivologia.

  • Aplica-se a tabela de temporalidade para a definição dos prazos de guarda dos documentos do arquivo permanente.

  • Em primeiro lugar, o principio da Pertinência determina que todos os documentos sejam agrupados de acordo com o assunto de que tratam, e isso vai de encontro ao princípio da Proveniência, que determina que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos de outra instituição. Por esse motivo, ele foi abolido da Arquivística, e está em desuso.

     Em segundo lugar, os arquivos permanentes, como já sugere o próprio nome, não têm prazos de guarda, pois devem ser preservados definitivamente.

    Errada a afirmativa.



  • Falou em PRAZO, é temporalidade. Vá pela literalidade da palavra mesmo. 

  • Reforçando: O princípio da pertinência não se usa mais no estudo arquivístico, então falou em pertinência sendo como um princípio utilizado para alguma coisa nos estudo arquivísticos estará errada a assertiva.

  • Pertinência e ao contrario de proveniência.

    Está ultrapassado, mas o cespe adora cobrar. 

  • O princípio da pertinência prioriza os temas (assuntos) para a organização.

     

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência

     

    Muitos dizem que não é mais usado na Arquivologia, pois ele não respeita a organização original dos documentos e muito menos a proveniência deles.

  • permanente nao e pra sempre ................. pra q teria q fixa prazo entao , nao teria kkkkk

  • Tabela de temporalidade/ Princípio das três idades ...
  • GABARITO: ERRADO

     

    A questão faz uma mistureba danada com vários conceitos, mas o erro está basicamente em citar o princípio da pertinência e em dizer que há prazo de guarda de documentos em arquivo permanente. Quanto aos conceitos, vamos por partes:

     

    1º= O Principio da Pertinência determina que os documentos sejam agrupados de acordo com o assunto, e isso contratraira o Princípio da Proveniência, o qual determina que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos de outra instituição.

     

    2º= Nos arquivos permanentes não há prazo de guarda, pois os documentos devem ser preservados definitivamente.

     

    3º= O instrumento correto para definir o prazo de guarda dos documentos, nas fases corrente e intermédiaria é a Tabela de Temporalidade.

     

  • Princípio da pertinência: documentos deveriam ser reclassificados, por assunto, sem ter em conta a proveniência. 

  • Seria melhor para todos, se colocássemos questões semelhantes, como comentários.

    Neguinho posta cada abobrinha,pqp.

    Sem falar que estão repetindo respostas anteriores, sem acrescentar nada.

  • Em primeiro lugar, o principio da Pertinência determina que todos os documentos sejam agrupados de acordo com o assunto de que tratam, e isso vai de encontro ao princípio da Proveniência, que determina que os documentos de uma instituição não podem ser misturados aos de outra instituição. Por esse motivo, ele foi abolido da Arquivística, e está em desuso.

     Em segundo lugar, os arquivos permanentes, como já sugere o próprio nome, não têm prazos de guarda, pois devem ser preservados definitivamente.

    Errada a afirmativa.

  • Colegas,

    alguém poderia colocar um link onde posso encontrar todos os princípios relacionados à Arquivologia.

    Sempre me enrolo com isso e não consigo uma boa fonte de estudos.

     

    Obrigado!

  • ALGUNS PRINCIPIOS=  https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html

  • Giotto Braz, encontrei esse site que tem uns pdf interessante sobre todos os assuntos de arquivologia: https://www.arquivologiaparaconcurso.com/tpicos-de-arquivologia .

  • Gab. E

    ------------------------

     

    Os prazos dos documentos são estabelecidos segundo à frequência de uso dos documento e não em função do seu assunto

  • Pertinência: separar por assunto

    Tabela da Temporalidade: prazo de guarda

     

    Gabarito: Errado

  • O instrumento utilizado para definir guarda e prazos dos documentos se chama TABEÇA DE TEMPORALIDADE

    o princípio da pertincencia diz: Os documentos devem ser organizados por ASSUNTO

  • Errado 

    Princípio da Pertinência Temática –  Confronta o princípio da Proveniência, pois ele não respeita a organização original dos documentos e muito menos a proveniência deles. O princípio da pertinência prioriza os temas (assuntos) para a organização.

     

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência

     

     Prazos ----->Tabela de Temporalidade

  • Princípio da pertinência está em desuso.

  • Errado.

    Tabela de Temporalidade é o instrumento resultante da gestão de documentos da fase avaliação a qual determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final que pode ser a eliminação ou o recolhimento ao arquivo permanente. A existência da tabela de temporalidade também é justificada pela necessidade de se manter (preservar) os documentos de arquivo na instituição.

    Não se utiliza a tabela de temporalidade nos arquivos permanentes, uma vez que, eles são imprescritíveis e inalienáveis não estando, por isso, sujeitos à eliminação. Como já sugere o próprio nome, não têm prazos de guarda, pois devem ser preservados definitivamente.

    Princípio da PerTinência: Também referido como princípio Temático, ele é o oposto do princípio do respeito aos fundos (proveniência), pois segundo esse princípio os documentos deveriam ser reclassificados por assunTo sem levar em conta a proveniência e a classificação original. Entretanto, esse princípio foi abandonado, não é mais usado.

    Esse princípio trata da organização de documentos, ao passo que a tabela de temporalidade é uma ferramenta básica da gestão de documentos, fruto da avaliação, que determina os prazos de guarda dos documentos. Sendo assim, não há relação entre ambos.

  • Quando aparecer a palavra pertinencia lembra questa errada 

     

  • GAB: ERRADO! 

     

    Princípio da pertinência--> organiza os documentos por temas e conteúdos.  Além disso, existe outro erro na acertiva, na afirmação que os documentos de arquivos permanentes têm definiçao de prazos, uma vez que , se os documentos são permanente, logo, não há que se falar em prazos. 

     

    Deus é bom em todo o tempo! 

  • GAB:ERRADO.

    Aplica-se o princípio da pertinência ( A TABELA DA TEMPORARIDADE) para a definição dos prazos de guarda dos documentos do arquivo permanente (arquivo corrente e intermediário).

     

    Para quem tem alguma dúvia,erro grifado em vemelho.Termo correto em azul.

     

    OBS: ARQUIVOS PERMANENTES JAMAIS SERÃO ELIMINADOS. SÃO INALIENÁVEIS E IMPRESCITÍVEIS.

  • Quando você ler pertinência em alguma questão, 99,9% das vezes estará errado. A não ser que a questão só dê a definição do que ele é. Fora isso, é E.

    Princípio em desuso e não é parâmetro pra nada na arquivologia.

  • Princípio da pertinência não é mais pertinente a nada...

  • O item está errado.

     

    O princípio da pertinência é a qualidade pela qual os documentos, quando recolhidos a uma instituição arquivística, devem ser reclassificados e reorganizados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização originais.

     

    Esse princípio não é mais adotado na Arquivologia, por ser contrário ao que preconiza o princípio da Proveniência, que considera que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

     

    Por fim, destaca-se a incoerência em vincular um princípio de recolhimento com prazo de guarda, já que o documento permanente deve ser conservado sem prazo.

  • O princípio de respeito aos fundos que fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente.

    Gabarito: errado

  • Errado.

    O principio da Pertinência Temática não está mais em uso.

    Dificilmente quando a questão citar o uso desde, estará correta.

    Normalmente, a banca tenta confundir com Proveniência.

    Atenção !

    Seguimos