SóProvas


ID
1176952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue o item a seguir.

 

A difusão de documentos de arquivo é uma função regulada por normas internacionais.

Alternativas
Comentários
  • O que seria "difusão de documentos" exatamente?

  • Acredito que difusão está no sentido de disseminação.

  • A palavra difusão, no caso, tem o sentido de disseminação, divulgação. Na minha opinião, é a o acesso destes, vinculados à tabela de temporalidade e também à Lei 12.527/11 que assegura o direito fundamental de acesso à informação.

  • internacional NÃO,pois o Brasil tem sua própria legislação que é bem abrangente e eficaz.

  • Eu considerei o item correto, mas a interpretação do examinador foi o contrário.. A questão não falou "A difusão de documentos de arquivo é uma função regulada APENAS por normas internacionais." Já vi questões do Cespe considerar item genérico, incompleto como corretos.  



  • Difusão é uma atividade secundária desempenhada pelas instituições arquivísticas que consiste em serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa.

    Até o momento, não há normas para a difusão, apenas para DESCRIÇÃO.

  • Há 7 funções arquivísticas: produção, aquisição, classificação, conservação, avaliação, descrição e difusão.

    No caso, a difusão não é regulada por normas nacionais ou internacionais, mas sim por políticas internas dos arquivos permanentes. Houve intenção de confundir com a DESCRIÇÃO, regulada por normas nacionais e internacionais.

  • Colega Roberta Brito, acredito que sua interpretação sobre a questão esteja equivocada. Veja bem: não é o caso da difusão, como explicou muito bem nosso colega Rafael Rosa, mas as atividades arquivísticas brasileiras utilizam e muito as normas internacionais -total ou como base - no desenvolvimento de suas atividades. É caso da NOBRADE (brasileira) que é baseada na ISAD (G) (internacional). Espero ter ajudado. :)


    Colega Vanessa Gomes, eu entendi o seu raciocínio mas nesse caso, se o examinador tivesse utilizado o "apenas" não ajudaria em nada porque a difusão não é, de fato, pautada em normas internacionais. É apenas uma atividade realizada nos arquivos permanentes, como os colegas explicaram. :) 

  • A difusão de documentos é função arquivística ligada à promoção dos mesmos junto à sociedade. É atividade típica dos arquivos permanentes, que é onde se encontram os documentos que são fonte de pesquisa.

    Embora haja orientações e trabalhos internacionais nesta área, não há normas para a realização dessas atividades. Cada instituição a realiza conforme seus próprios critérios, considerando a cultura local, os recursos disponíveis e os interesses administrativos do arquivo, entre outros fatores.

    Gabarito do professor: Errado
  • A difusão é regulada por políticas internas dos arquivos permanentes