Colega RaC's Corrêa, a aquisição é sim um dos modos pelos quais os documentos se inserem nos arquivos (como o colega Rafael Rosa disse). Inclusive (para contribuir) é uma das 7 funções arquivísticas (propostas por Rousseau e Couture): produção, classificação, avaliação, descrição, difusão, conservação e aquisição.
Eu não achei nenhuma fonte que fizesse essa relação entre as funções e o acesso mas analisando eu consigo pensar assim:
Produção/criação: o momento de produção é aquele em que as ações estão voltadas para os procedimentos de criação dos documentos, observando sua essencialidade para a instituição, seu trâmite, o controle de formulários, normas... essas coisas. Eu diria que está ligada indiretamente ao acesso. ( o que já tornaria a questão errada)
Classificação: abrange a elaboração, a aplicação e o controle de aplicação do Plano de Classificação. Acho que está ligado indiretamente também porque sem a classificação não seria possível estabelecer as classes, consequentemente não seria possível identificar a temporalidade MAS o usuário não está ligando diretamente à essa função. O acesso será facultado, ainda que seja totalmente capenga. Posso estar pensando um pouco em como funciona na prática e não sei se isso se aplica na teoria. Se um dia eu achar alguma fonte ou se alguém souber... por favor me avise.
Avaliação: envolve processos de destinação e todas as ações que o baseia. O usuário é afetado indiretamente com toda a certeza.
Descrição: essa função é totalmente ligada ao usuário porque permite, através dos instrumentos de pesquisa/vocabulários controlados/índices que o conteúdo informacional seja disponibilizado de modo a facilitar o entendimento para o usuário do que existe naquele arquivo e se realmente interessa para ele. Corrobora com a questão postada pela colega Isabela. ;)
Difusão: essa função é totalmente ligada ao usuário porque é por meio dela que o elo entre arquivos/informações e usuários/interessados se materializa.
Conservação: obviamente a integridade física está relacionada à acessibilidade do documento. Entretanto, acho que podemos pensar que é uma função ligada indiretamente ao usuário porque, apesar de interessá-lo, é um problema de suporte informacional que não cabe a ele resolver.
Aquisição: é um modo de inserção dos documentos no arquivo e não vejo nenhuma relação com acesso a não ser o fato de que quando elas são inseridas devem ser avaliadas e disponibilizadas de acordo com seu valor.
Pessoal, isso é o que eu penso, muito simploriamente, sobre a relação entre acesso e as funções. Posso estar errada e se alguém pensar diferente eu vou ficar grata pela contribuição. Espero ter ajudado. :)