SóProvas


ID
1177354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De forma simples e objetiva, o patrimônio, sob o enfoque contábil, é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações.

Nesse contexto, os bens, quanto à sua natureza, são classificados em bens

Alternativas
Comentários
  • Bens tangíveis ou intangíveis

    Letra a)

  • Bens: são bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário. São as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas. 

    Os bens classificam-se em: Bens Móveis, Bens Imóveis, Bens Tangíveis e Bens Intangíveis. Os bens fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto).


    a) Quanto a MOBILIDADE


    Bens Móveissão móveis os bens passíveis de remoção sem dano, seja por força própria ou por força alheia. Ou seja, objetos concretos, palpáveis, físicos, que não são fixos ao solo. Ex.: dinheiro, veículos, móveis, utensílios, máquinas, estoques, animais (que possuem movimentos próprios, semoventes), etc.

    Bens Imóveissão imóveis os bens que não podem ser retirados de seu lugar natural (solo e subsolo) sem destruição ou dano, ou seja, aqueles que, para serem deslocados, terão de ser total ou parcialmente destruídos (pois são fixos ao solo). Ex.: árvores, edifícios, terrenos, construções, etc.


    b) Quanto a sua NATUREZA


    Bens Tangíveis: também chamados de bens corpóreos e bens materiais, são tangíveis os bens que constituem uma forma físicabens concretos, que podem ser tocados. Ex.: veículos, terrenos, dinheiro, móveis e utensílios, estoques, etc.

    Bens Intangíveis: também chamados de bens incorpóreos e bens imateriais, são intangíveis os bens que não constituem uma realidade física e que não podem ser tocados (abstratos). Ex.: nome comercial (marca), patente de invenção, ponto comercial, o domínio de internet, etc.


    Fonte: http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/patrimonio.php


    Alguns autores apresentam ainda outra classificação:

    * Bens de uso

    *Bens de renda

    *Bens de venda

    Gabarito letra "a". Acredito que a alternativa "c" esteja errada, pois está incompleta ao classificar os bens apenas como de uso ou renda, faltando mencionar os bens de venda.

  • Resposta – Alternativa  A

    Nesta questão o autor quis diferenciar bens do seu estado de origem ou natural, ou seja, bens quanto à natureza dos bens quanto à destinação.

    Quanto a Natureza – A contabilidade define como sendo os bens corpóreos ou incorpóreos.

    Bens Corpóreos – são os bens materiais, concretos ou tangíveis, ou seja, são todos os bens que possuem matéria e ocupa lugar no espaço.

    Bem natural corpóreo – podemos citar como exemplo a matéria-prima extraída da natureza e todos os bens que derem origem a partir dessa matéria-prima. Exemplo: minérios, aço, peças automotivas,veículos etc.

    Bens Incorpóreos – são os bens imateriais, abstratos ou intangíveis, ou seja, são todos os bens que não tem forma física e não ocupam lugar no espaço.

    Bem natural incorpóreo - Na natureza podemos citar o vento (ar em movimento), o oxigênio, o carbono etc. Em contabilidade são todos os bens que integram o patrimônio da empresa, mas não possuem forma física. Exemplo: Registros de Marcas e Patentes, Direitos Autorais, Direitos de Concessão Pública, Royalties etc.

    Quanto a Destinação – são os bens integrados ao Patrimônio, cuja empresa tem o controle dos mesmos. Quanto à destinação os bens são classificados em:

    a)  Numerários– são os recursos disponíveis em caixa, bancos ou equivalente de caixa.

    b) Venda – são os produtos ou mercadorias disponíveis em estoque destinados a venda, objeto da empresa.

    c) Consumo – são bens não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo operacional da empresa.

    d) Renda– sãos bens não destinados a manutenção da atividade operacional da empresa, normalmente, são destinados na geração de outras receitas operacionais, como o aluguel de um imóvel, por exemplo.

    e) De capital – são os bens de grande valor monetário,como máquinas, caminhões, plataformas etc.

    f) Permanentes – são os bens fixos ou do imobilizado da empresa, representam os bens duráveis, com vida útil superior a um ano, tais como: veículos, móveis e utensílios, imóveis etc.

    g) Próprios – são os bens integrados ao patrimônio,cuja empresa detém a posse e a propriedade.

    h) De terceiros – são os bens integrados ao patrimônio, cuja empresa tem o controle e a posse.

    i) Etc.


  • Conceito:


    É o conjunto de bens, corpóreos ou incorpóreos, imóveis, móveis e semoventes, créditos, direitos e ações que pertençam, a qualquer título, às entidades estatais, autárquicas, fundacionais e paraestatais1.


    1 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 24. ed. São Paulo: Malheiros, 1999. p. 459.