-
LIVRO RAZÃO
O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço.
As formalidades da escrituração contábil estão expressas no Decreto Lei 486/1969.
Não há necessidade de registro do Livro Razão. Entretanto, o mesmo deve conter termo de abertura e encerramento, com a assinatura do contabilista e do responsável pela empresa.
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/obrigacoes/livrorazao.htm
-
Gabarito D; Errei a questão e fui atrás do que poderia justificar .... encontrei o seguinte:
Denomina-se "conciliação contábil" a análise do saldos das contas contábeis (1), e sua respectiva movimentação (2), visando adequar seu saldo à efetiva realidade, promovendo ajustes necessários na escrituração contábil. Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/conciliacao-contabil.htm
Bons estudos! ;)
-
Pense apenas no seguinte: se você for conciliar o banco atraves do diario, meu amigo, voce vai ficar doido porque as operações sao apresentadas diariamente de todas as movimentações ocorridas, ou seja, aparecerão todas as contas movimentadas e voce só precisa da conta de BANCOS.
Então, voce ira precisar do livro razao que por sua vez, apresenta as movimentações de cada conta separadamente, neto, é só localizar a conta BANCO, e voce tera todas as movimentações ocorridas apenas nessa conta.