-
No benchmarking procura-se comparar as práticas e resultados do gerenciamento de projetos com outras organizações de sucesso, no sentido de otimizar o gerenciamento; e a melhoria contínua consiste na busca da excelência no gerenciamento de projetos através de melhorias e inovações.
-
Benchmarking vem do inglês. Quer dizer comparação, medição, aferição de práticas empresariais. Letra E.
-
É só associar benchmarking à comparação. onde a organizaçãousca melhorias na qual a organização busca melhorias por comparar suas práticas com as práticas de outras organizações.
-
toop
-
Gabarito letra E
Existem alguns tipos de benchmarking, são eles:
Benchmarkin Interno
Nesse tipo, o profissional toma como base ideias dentro da sua própria empresa, identificando aquelas que podem melhorar seu projeto. É um dos mais fáceis de serem executados, pois os dados estão facilmente disponíveis e não há problemas de confiabilidade.
Benchmarking Competitivo
Nesse tipo, tomam-se como base ideias de empresas concorrentes. O profisional deverá ter cuidado porque, como é um concorrente que está analisando, poderá haver informações falsas. Ninguém está interessado em ajudar alguém que disputa o mesmo mercado, não é?
Benchmarking Funcional
Nesse tipo, o profissional analisa uma empresa que não é sua concorrente direta, mas que possui técnicas interessantes ou práticas específicas. Pode ser altamente produtivo, pois possibilita que a troca de informações seja de maneira mais fácil, não tendo problemas com a confiabilidade das informações, já que as empresas não disputam o mesmo mercado.
-
GABARITO: LETRA E
O benchmarking foi introduzido em 1979 pela Xerox, como um “processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais”. Spendolini agrega que o benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional. Isso permite comparações de processos e práticas administrativas entre empresas para identificar o “melhor do melhor” e alcançar certo nível de superioridade ou vantagem competitiva. O benchmarking encoraja as organizações a pesquisar os fatores-chave que influenciam a produtividade e a qualidade. Essa visualização pode ser aplicada a qualquer função – como produção, vendas, recursos humanos, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, distribuição etc. –, o que produz melhores resultados quando implementada na empresa como um todo.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.