SóProvas


ID
1178284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A respeito das normas de auditoria governamental estabelecidas pela INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions) e pelo TCDF, julgue os itens a seguir.

Quando, em um parecer de auditoria, se fizer referência à economicidade de determinada aquisição de bens ou serviços realizada por órgão público, se estará referindo à oportunidade de redução de custos na compra auditada, mantendo-se um nível adequado de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Comentário do professor Claudenir Brito (estratégia concursos): Segundo o Manual de Auditoria do TCDF, economicidade é a variação positiva da relação custo/benefício, na qual se busca a otimização dos resultados na escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios, que revela a atenção da gestão com o bom uso qualitativo dos recursos financeiros. Dessa forma, concordamos com o gabarito.

  • Pode o parecer falar da economicidade sem que haja necessidade de redução de custos, simplesmente pelo fato de estar referendando a abordagem utilizada na aquisição de bens ou serviços.

  • Alguém se atentou para o fato de o enunciado citar: "à oportunidade de redução de custos na compra auditada,.." afirmativa de ATO FUTURO, ao invés de "à oportunidade DA redução de custos na compra auditada,.. ", o que implicaria, aí sim, no entendimento do Thiago e do Igor Fonseca, em que o Auditor estaria elogiando a economicidade da medida adotada.

    Se eu estiver certo, e não houver erro de transcrição por parte do QC, então o gabarito está incorreto (salvo melhor juízo, sempre......)

  • A questão foi bem feita e é capciosa. Ela não só buscou saber os conhecimentos em auditoria, mas também em interpretação textual. Quando afirma "estará referindo à oportunidade de redução de custos na compra auditada", o ATO é FUTURO. Estará verbo no futuro do presente. Referindo verbo no gerúndio, e a principal característica do gerúndio é que ele indica uma ação contínua, que está, esteve ou estará em andamento, ou seja, um processo verbal não finalizado.

     

    E segundo o Manual de Auditoria do TCDF, economicidade é a variação positiva da relação custo/benefício, na qual se busca a otimização dos resultados na escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios, que revela a atenção da gestão com o bom uso qualitativo dos recursos financeiros.

     

    Com base nos apontados, podemos concluir que o gabarito está CORRETO.

  • ISSAI 300 - AUDITORIA OPERACIONAL

    11. A auditoria operacional visa a fornecer novas informações, análises ou percepções e, quando apropriado, recomendações para melhoria. As auditorias operacionais oferecem novas informações, conhecimento ou valor ao: 

    O princípio da economicidade significa minimizar os custos dos recursos. Os recursos usados devem estar disponíveis tempestivamente, em quantidade suficiente, na qualidade apropriada e com o melhor preço.

  • Entre as normas de auditoria governamental (NAG) estabelecidas pela INTOSAI, temos as NAG 1000, que definem "os conceitos básicos de termos e expressões relacionados à auditoria governamental e são apresentados os objetivos gerais e específicos destas normas, a aplicabilidade, a amplitude e a atualização de suas políticas e diretrizes. Ela dispõe:

    1106 – ECONOMICIDADE: refere-se à alternativa mais racional (binômio preço x qualidade) para a solução de um determinado problema. Quando relacionado às aquisições, refere-se à oportunidade de redução de custos na compra de bens ou serviços, mantendo-se um nível adequado de qualidade.
    Gabarito: Certo.
  • ECONOMICIDADE refere-se à alternativa mais racional (binômio preço x qualidade) para a solução de um determinado problema. Quando relacionado às aquisições, refere-se à oportunidade de redução de custos na compra de bens ou serviços, mantendo-se um nível adequado de qualidade.

    EFICIÊNCIA é a racionalidade com que os recursos alocados a determinados programas governamentais são aplicados. Refere-se à extensão em que a unidade econômica maximiza seus benefícios com um mínimo de utilização de tempo e recursos. Preocupa-se com os meios, os métodos e os procedimentos planejados e organizados, a fim de assegurar a otimização da utilização dos recursos disponíveis.

    EFICÁCIA diz respeito ao grau de realização de objetivos e de alcance das metas.

    EFETIVIDADE refere-se ao resultado real obtido pelos destinatários das políticas, dos programas e dos projetos públicos. É o impacto proporcionado pela ação governamental.

  • Economicidade: minimizar custos, garantindo a avaliação de custo vs. benefício (Ex.: carro econômico é aquele que consome menos combustível e possui menos custos de manutenção);

    Eficiência: maximizar os resultados/ entregas (Ex.: carro mais eficiente é aquele que possui alto desempenho, seja de velocidade, segurança, design ou outro critério);

    Eficácia: atingir os objetivos, atender ao propósito (Ex.: carro eficaz é o que permite a locomoção, sem "quebrar no caminho").

  • Certo

    NAG 1000: 1106 – ECONOMICIDADE: refere-se à alternativa mais racional (binômio preço x qualidade) para a solução de um determinado problema. Quando relacionado às aquisições, refere-se à oportunidade de redução de custos na compra de bens ou serviçosmantendo-se um nível adequado de qualidade.

    Fonte: NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL NAGs Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro