- ID
- 7696
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2004
- Provas
- Disciplina
- Auditoria Governamental
- Assuntos
A responsabilidade pela consolidação dos planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta é da
A responsabilidade pela consolidação dos planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta é da
As variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle são fundamentais. Determinadas variáveis apresentam- se com maior destaque ou contribuição para o processo. Essas variáveis são:
A educação continuada e a atualização são fundamentais na manutenção da competência do auditor em suas funções. Assim, cada servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, visando manter-se atualizado no que se refere ao desempenho de suas atividades, deverá realizar, no mínimo,
O planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal dividese em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutura, exceto:
No decorrer dos exames, o documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação dos agentes sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais chama-se
Considerando as normas de auditoria do setor público federal, assinale a opção incorreta.
De acordo com as normas de auditoria governamental, assinale a opção incorreta.
Acerca da auditoria, julgue os itens que se seguem.
Na elaboração de relatórios de auditoria governamental, de acordo com a legislação, não devem ser utilizadas obras técnicas sem a autorização do autor destas.
Um dos objetivos fundamentais da auditoria é a avaliação dos
controles internos dos órgãos e entidades sob exame. Somente
por meio do conhecimento da efetiva estruturação e
funcionamento desses controles, poderá o auditor fundamentar,
com a devida segurança, a sua avaliação sobre a gestão
examinada. Considerando as práticas de auditoria governamental,
julgue os itens subseqüentes.
O plano de auditoria do TCU deve ser elaborado semestralmente pela unidade técnica responsável pela coordenação e controle das auditorias. Todo o trabalho de auditoria, desde o planejamento até a emissão de parecer, deve ser supervisionado pelo titular da unidade técnica, e, na sua execução, todas as requisições de documentos e informações devem ser feitas por escrito.
Julgue os itens , acerca dos tipos de auditoria e seu
planejamento.
Em relação à organização e apresentação de processos de tomadas e prestações de contas, o conceito de risco está associado, segundo o TCU, à importância social ou econômica de um órgão ou entidade para a administração ou a sociedade, sendo a relevância correspondente à representatividade das dotações orçamentárias atribuídas a uma unidade ou gestor.
Julgue os itens , acerca dos tipos de auditoria e seu
planejamento.
Segundo a orientação do TCU, na fase de planejamento, a equipe de auditoria deve construir uma visão geral do objeto a ser auditado. Entre as fontes de informação disponíveis, recomenda-se que notícias veiculadas pela mídia não sejam levadas em conta, a fim de se evitar a contaminação ou o direcionamento dos trabalhos, que devem caracterizar-se pela isenção e pela objetividade.
A avaliação de programas de governo é uma das modalidades de auditoria operacional, e tem em vista, entre outros aspectos, a avaliação da efetividade de programas e projetos governamentais. Nesse sentido, a efetividade pode ser entendida como o efeito ou o impacto transformador causado pelos serviços prestados ou pelos bens disponibilizados por uma organização sobre uma realidade que se pretende modificar. Assinale a opção que traduz mais apropriadamente, em um programa governamental, o significado da efetividade.
Com referência à auditoria no setor público federal, julgue os
próximos itens.
O grau de intensidade da supervisão a ser exercida sobre a equipe que executa o trabalho de auditoria deve ser proporcional ao conhecimento e à capacidade profissional de seus membros e ao alcance de prováveis impropriedades ou irregularidades das quais há indícios de ocorrer.
Uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle refere-se ao montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados por uma gestão e que é objeto de exames de auditoria e fiscalização. Essa variável é denominada
Nos papéis de trabalho, o servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal deve documentar
A respeito de auditoria no setor público, julgue os itens seguintes.
De acordo com a Instrução Normativa nº 1/2001 da Secretaria Federal de Controle, o arquivo corrente dos papéis de trabalho deve conter documentos sobre sistema, área ou unidade objeto de controle, sendo usados para mais de um exercício financeiro.
A respeito de auditoria no setor público, julgue os itens seguintes.
Caso o auditor tenha dúvida a respeito de um ou mais elementos específicos e relevantes das demonstrações contábeis, ainda que não sejam fundamentais para a sua compreensão, ele deve emitir parecer com ressalva.
Os resultados dos trabalhos de auditoria realizados pelo Sistema de Controle Interno Federal, são levados ao conhecimento das autoridades competentes na forma de
Conforme Regimento Interno, o Tribunal de Contas da União, no exercício de suas atribuições, utiliza-se de instrumentos de fiscalização. Dentre outros, são instrumentos de fiscalização:
O trabalho de auditoria deve ser consubstanciado na elaboração dos
respectivos relatórios. Julgue os itens a seguir, relacionados a esse
assunto.
No âmbito das instituições públicas, o certificado de regularidade funcional será emitido quando o órgão ou unidade de auditoria constatar falhas, omissões ou impropriedades de natureza formal que, pela sua irrelevância ou imaterialidade, não caracterizem irregularidade de atuação dos agentes responsáveis.
As alternativas a seguir apresentam as finalidades dos papéis de trabalho, à exceção de uma. Assinale-a.
Para obter segurança razoável, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e, com isso, possibilitar a ele obter conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião. Sobre o assunto é correto afirmar que:
Acerca do risco de auditoria, assinale a alternativa correta.
Os papéis de trabalho devem ser elaborados de forma tal que se entenda aonde o auditor pretenda chegar. Essa característica pode ser definida como sendo relacionada ao seguinte atributo:
No conceito normatizado de auditoria no setor público,
encontram-se diversos elementos elucidativos de sua abrangência
e limitação. No que se refere ao estabelecimento desse conceito
no setor público e suas limitações, julgue os itens seguintes.
O auditor deverá ter como objetivo primordial de seu trabalho a busca de impropriedades ou irregularidades, por meio da obtenção de evidências da ocorrência desses fatos.
Considerando que os papéis de trabalho são documentos que
fundamentam a auditoria, julgue os itens que se seguem.
Os papéis de trabalho podem ser elaborados pelo auditor ou obtidos de qualquer outra fonte, como uma listagem oriunda do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).
O instrumento final da auditoria compreende relatório, registro
das constatações, pareceres/certificados e carta de
acompanhamento, com vistas à implementação das
recomendações do relatório de auditoria. Com base nessa
instrução, julgue os próximos itens.
O certificado de auditoria requer o registro, no parágrafo intermediário, das irregularidades que afetam a gestão e, no parágrafo final, da opinião quanto à regularidade ou não da gestão. A data do certificado deve corresponder ao dia do encerramento dos trabalhos.
O instrumento final da auditoria compreende relatório, registro
das constatações, pareceres/certificados e carta de
acompanhamento, com vistas à implementação das
recomendações do relatório de auditoria. Com base nessa
instrução, julgue os próximos itens.
Para emissão do certificado de auditoria é necessária análise levando em conta principalmente constatações relacionadas a falhas, omissões e impropriedades que podem significar situações simplesmente impróprias, quando caberá a emissão de certificado de regularidade ou de regularidade com ressalvas ou até mesmo irregulares. Em se tratando de caso concreto de irregularidades, o certificado de auditoria não necessita considerar jurisprudências do Tribunal de Contas da União, tendo em vista situação real de irregularidades.
O instrumento final da auditoria compreende relatório, registro
das constatações, pareceres/certificados e carta de
acompanhamento, com vistas à implementação das
recomendações do relatório de auditoria. Com base nessa
instrução, julgue os próximos itens.
O objetivo da nota de auditoria, cientificando as irregularidades encontradas durante os trabalhos, é colher esclarecimentos prévios à emissão do parecer do auditor.
O documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno sobre a exatidão e regularidade, ou não, da gestão e da adequação, ou não, das peças examinadas é denominado, na Instrução Normativa da Secretaria Federal de Controle Interno nº 1/2001,
Segundo a NBC TA 705, que trata da opinião do auditor independente, caso as demonstrações contábeis apresentem distorções relevantes que, no julgamento do auditor, estão disseminadas em vários elementos, contas ou itens das demonstrações financeiras, esse profissional deve emitir um relatório
Em auditoria governamental, o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno sobre a exatidão e regularidade, ou não, da gestão e a adequação, ou não, das peças examinadas, devendo ser assinado pela autoridade competente para tal fim é denominado
Com relação a governança corporativa — conjunto de processos,costumes, políticas, leis, regulamentos e instruções que regulam amaneira como uma instituição deve ser dirigida, administrada ou controlada —, julgue o item que se segue.
Com referência a papéis de trabalho e relatórios de auditoria, julgue o item a seguir.
Com referência a papéis de trabalho e relatórios de auditoria, julgue o item a seguir.
Com referência a papéis de trabalho e relatórios de auditoria, julgue o item a seguir.
Acerca das normas de auditoria governamental aplicáveis ao controle externo, julgue os itens subsequentes.
A responsabilidade do auditor governamental inclui avaliar a eficácia, a eficiência, a equidade e a proteção ambiental na aplicação dos recursos públicos, por parte do gestor público, na sua gestão orçamentária, financeira, econômica, patrimonial e operacional.
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos documentos, à execução e ao planejamento de auditoria.
Memorandos, fotos ou desenhos obtidos durante inspeção ou observação na realização da auditoria, que sejam suficientes, relevantes e convincentes à comprovação da conclusão atingida, serão classificados como evidências físicas do tipo positivo, obtidas pelo auditor como fonte, e representarão uma prova primária.
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos documentos, à execução e ao planejamento de auditoria.
Após a definição do perfil da equipe de auditoria, têm início as atividades para elaboração do planejamento de auditoria.
A respeito do relatório de auditoria e da amostragem estatística, julgue os itens seguintes.
Na estrutura do relatório de auditoria, o tópico metodologia, que trata das descrições das técnicas empregadas, deverá constar das considerações finais
Se compararmos as normas aplicáveis à auditoria independente com as normas aplicáveis à auditoria no setor público, no que tange à emissão de opinião, é correto afirmar que:
O documento destinado a dar ciência ao gestor/ administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas no desenvolvimento dos trabalhos, é denominado:
No processo de governança, o órgão colegiado que tem reconhecido de forma legal a possibilidade de manifestações e posicionamentos de discordância, de forma individual, pelos seus membros é
Em relação ao trabalho de Auditoria, é correto afirmar que a informação
A auditoria no setor público tem por finalidade avaliar a gestão pública pelos processos e resultados gerenciais, no intuito de corrigir os desperdícios, a improbidade, a negligência e a omissão.
Para o planejamento e o gerenciamento da auditoria os auditores devem elaborar
Em relação à análise de risco, às técnicas e aos procedimentos de
planejamento e execução de auditoria, julgue os itens seguintes.
A matriz de achados é uma forma de organização das informações sobre os achados relativos ao planejamento da auditoria. Achados identificados durante a execução da auditoria, mas não listados nessa matriz, não devem constar da documentação de auditoria, ainda que sejam relevantes.
Em relação à análise de risco, às técnicas e aos procedimentos de
planejamento e execução de auditoria, julgue os itens seguintes.
A matriz de planejamento, espécie de esquematização das informações relevantes do planejamento e dos procedimentos de uma auditoria, realizada para orientar a equipe na fase de execução dos trabalhos, consiste em instrumento flexível, cujo conteúdo pode ser atualizado ou modificado à medida que o trabalho de auditoria é realizado.
Com referência ao planejamento e à execução da auditoria, julgue os itens subsequentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Durante a execução de seu trabalho, um auditor constatou que o órgão auditado disponibilizou bens a uma instituição privada por conta da realização de determinado convênio. Por desconfiança em relação à operação, esse auditor resolveu, apropriadamente, efetuar um pedido de confirmação, sem especificar os bens e respectivos valores, mas dos quais julgou não poder abrir mão da confirmação formal. Nessa situação hipotética, a técnica utilizada é denominada confirmação ou circularização positiva em branco.
Com referência ao planejamento e à execução da auditoria, julgue os itens subsequentes.
Se a simples verificação de um lançamento contábil não for suficiente para fornecer ao auditor elementos de convicção sobre determinada transação, poderá ele proceder ao exame da documentação correspondente. Atendidos os requisitos formais quanto ao tipo e preenchimento do documento, deverá ele ainda avaliar a pertinência da operação com os objetivos do órgão auditado e a autorização para a sua realização.
Com referência ao planejamento e à execução da auditoria, julgue os itens subsequentes.
A avaliação dos controles internos da organização constitui uma etapa preliminar à execução dos trabalhos de auditoria; seus papéis de trabalho servem, entre outras finalidades, para verificar a compatibilização entre as ações realizadas e o que foi previamente definido no planejamento dos trabalhos da auditoria.
Com referência ao planejamento e à execução da auditoria, julgue os itens subsequentes.
A hipótese de o auditor se equivocar ao manifestar opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante constitui, na acepção das normas brasileiras de contabilidade um tipo de risco considerado insignificante.
Com referência às evidências, à comunicação e ao monitoramento dos resultados do trabalho de auditoria, julgue os itens que se seguem.
Se o auditor, no decorrer de seus exames, tiver constatado que o descumprimento a determinado princípio contábil provocou efeitos relevantes no patrimônio ou nos resultados da entidade, e se a entidade auditada tiver reconhecido e divulgado o fato em nota explicativa, o auditor estará dispensado de mencionar o referido fato em seu parecer, que poderá ser emitido sem ressalva.
Com referência às evidências, à comunicação e ao monitoramento dos resultados do trabalho de auditoria, julgue os itens que se seguem.
Na classificação das evidências quanto à fonte, considera-se que a evidência externa é mais confiável que o conhecimento profissional direto, enquanto este constitui fonte mais econômica que a evidência interna.
Julgue os próximos itens, relativos à auditoria.
Nos exames realizados na auditoria de regularidade, devem ser respeitados, além do princípio da legalidade, os critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente.
Com base nas Normas de Auditoria Governamental, julgue os itens a seguir.
A natureza do conteúdo da documentação de auditoria caracteriza-se como corrente ou permanente, sendo o plano de contas um exemplo de documento de natureza permanente.
Com base nas Normas de Auditoria Governamental, julgue os itens a seguir.
A documentação de auditoria é um registro que pode ser utilizado na avaliação do desempenho dos profissionais de auditoria e de provas, caso haja processos administrativos e judiciais contra esses profissionais.
Com base nas Normas de Auditoria Governamental, julgue os itens a seguir.
A documentação de conteúdo corrente das auditorias de regularidade abrange, em geral, apenas um exercício.
No que se refere a controle interno, parecer de auditoria e normas
gerais de auditoria governamental, julgue os itens seguintes.
Na emissão do parecer de auditoria, o auditor independente deve fazer referência do trabalho de especialistas contratados para auxiliar a execução dos trabalhos.
No exercício das funções do auditor público,
NÃO constitui uma recomendação que deve ser considerada pelos responsáveis pelo planejamento da auditoria governamental:
Em auditoria, o denominado risco de detecção
A respeito das normas de auditoria aplicáveis ao setor público,
julgue os itens subsequentes, considerando que a sigla TCU
corresponde ao Tribunal de Contas da União.
Considere que uma auditoria tenha sido realizada no banco Alpha, um banco público, em junho de 2011, período marcado pela crise da dívida soberana da zona do euro, o que provocou perda significativa nas operações com instrumentos financeiros derivativos. Nessa situação, o relatório da auditoria realizada durante esse período não deve mencionar esse fato, visto que os trabalhos devem se ater, exclusivamente, à análise das contas relativas ao exercício de 2010, prestadas ao órgão público de controle externo.
Em relação a controle de qualidade, unidades de auditoria interna e apresentação de resultados dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.
Os resultados dos trabalhos de auditoria interna devem ser apresentados por meio de relatório, que, entre outros dados, deve conter o relato das ações críticas ou que não foram planejadas, mas que exigiram atuação da unidade de auditoria.
Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o princípio da publicidade, todas as informações levantadas no curso das auditorias executadas pela Controladoria Geral da União nos programas de governo devem ser disponibilizadas publicamente.
Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.
Os papéis de trabalho de execução de auditoria incluem a documentação colhida durante o processo de verificação e as planilhas de cálculos elaboradas pelo servidor do sistema de controle interno durante a execução da auditoria.
Acerca do procedimento de adiantamento de numerário, do inventário, da escrituração das operações típicas de entidades públicas e da emissão de parecer de auditoria da administração pública, julgue os itens a seguir.
A escrituração contábil sintética e o inventário analítico de cada unidade administrativa servirão de referência para o levantamento geral dos bens móveis e imóveis de cada órgão da administração pública.
Acerca do procedimento de adiantamento de numerário, do inventário, da escrituração das operações típicas de entidades públicas e da emissão de parecer de auditoria da administração pública, julgue os itens a seguir.
Os documentos de suporte aos registros contábeis devem ser mantidos em arquivo próprio, no respectivo órgão ou entidade pública, sob a responsabilidade de profissional de contabilidade. Caso a entidade adote o sistema de estrutura de eventos para registros contábeis em sistemas informatizados, será facultada a demonstração do fluxo dos lançamentos por atos e fatos e por subsistemas contábeis.
Acerca dos tipos de auditoria em órgãos públicos e das especificidades dos controles internos, julgue os itens de 41 a 48.
Segundo as normas brasileiras de contabilidade, as informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas evidências. Mesmo com o risco operacional apresentado no programa de auditoria, as recomendações e conclusões do auditor fundamentam-se parcialmente na fidedignidade e relevância das evidências.
Quando o servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, através da aplicação de testes que resultem na obtenção de uma ou de várias provas, é levado a um grau razoável de convencimento a respeito dos fatos examinados, pode-se afirmar que esta convicção corresponde ao conceito de:
Com relação às normas relativas aos trabalhos de auditoria governamental, julgue os itens seguintes.
O rodízio obrigatório dos profissionais de auditoria governamental responsáveis pela execução dos serviços é considerado um dos requisitos necessários à garantia de qualidade.
Em relação à atividade de auditoria no setor público, julgue os itens a seguir.
É possível realizar uma auditoria apenas com o exame de documentos eletrônicos, sem que seja necessário deslocar servidores do sistema de controle interno para o órgão auditado.
Acerca da atuação do sistema de controle da gestão no âmbito da administração pública federal, julgue os itens que se seguem.
O processo de contas consolidado se refere à gestão de um conjunto de unidades jurisdicionadas que se relacionam em razão de hierarquia, função ou programa de governo.
No que concerne ao planejamento da auditoria, julgue o item
seguinte.
Os auditores não podem examinar todas as possíveis evidências que eliminariam os riscos de um julgamento equivocado. Um desses possíveis riscos é o risco inerente, presente, por exemplo, na situação em que uma empresa competidora de licitação bilionária é levada a elaborar demonstrações contábeis que favorecem sua imagem quanto à sua real situação econômico-financeira.
Acerca das técnicas e procedimentos de execução da auditoria e de
evidências, julgue o item a subsequente.
A opinião do auditor fundamenta-se nas evidências obtidas, cuja qualidade depende de três fatores-chave: relevância, probabilidade e tempestividade.
As contas dos administradores e responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos das unidades dos poderes da União e das entidades da administração indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, serão anualmente submetidas a julgamento do Tribunal de Contas da União, sob forma de tomada ou prestação de contas, organizadas de acordo com normas estabelecidas em instrução normativa, devendo integrar, exceto:
Os Papéis de Trabalho – PT, são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do Sistema de Controle Interno. Baseado na IN 01/SFC, assinale a finalidade incorreta:
Quanto às evidências apropriadas e suficientes da estrutura conceitual de certificação de auditoria, analise as afirmativas a seguir.
I. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte de obtenção, sendo a confirmação de fonte externa ou independente um fator que aumenta o grau de confiabilidade.
II. A evidência gerada internamente é mais confiável quando os controles internos são eficazes.
III. A declaração subsequente do que foi discutido é mais confiável do que a evidência documental.
Assinale:
Sobre auditoria governamental, analise as afirmativas a seguir.
I. O exame da legitimidade é mais importante no tipo de auditoria de conformidade.
II. A auditoria de avaliação de programas de governo é adequada para avaliar os processos licitatórios de compras e serviços com a finalidade do cumprimento do projeto ou da atividade aprovada no orçamento.
III. A forma mais adequada de auditoria governamental é a indireta integrada, por oferecer maior isenção ou neutralidade no parecer.
Assinale:
Assinale a alternativa que indica a finalidade para a qual é usada a documentação de auditoria.
A determinação da materialidade para o planejamento envolve o exercício de julgamento profissional. Aplica-se frequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.
Os fatores que podem afetar a identificação de referencial apropriado incluem
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento a seguir
As informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta sua opinião define _____.
A respeito da evidência de auditoria, assinale a afirmativa incorreta.
O auditor, no processo de avaliação de risco da entidade, deve buscar entender se a entidade tem processo para os casos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
A Resolução do CFC n. 1.211, que aprovou a NBC TA 300, preconiza que uma estratégia global de auditoria definirá o alcance, a época e a direção para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria. Ao definir a estratégia global, o auditor deve
Com relação aos sistemas de controle interno e externo e aos princípios, normas e procedimentos de auditoria, julgue o item a seguir.
A respeito das normas de auditoria governamental estabelecidas pela INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions) e pelo TCDF, julgue os itens a seguir.
Quando, em um parecer de auditoria, se fizer referência à economicidade de determinada aquisição de bens ou serviços realizada por órgão público, se estará referindo à oportunidade de redução de custos na compra auditada, mantendo-se um nível adequado de qualidade.
A respeito das normas de auditoria governamental estabelecidas pela INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions) e pelo TCDF, julgue os itens a seguir.
Com a finalidade de manter a independência dos trabalhos de auditoria, as informações acerca do objeto da auditoria devem ser obtidas pelo auditor sem a colaboração da administração do órgão ou projeto a ser auditado ou daqueles encarregados de sua governança.
Julgue os próximos itens, relativos às orientações do Manual de Auditoria do TCDF e às definições de amostragem estatística em auditoria.
Em uma auditoria, o trabalho de campo, se necessário, poderá ser realizado por equipe distinta daquela encarregada do planejamento e do levantamento preliminar correspondente a essa auditoria.
Julgue os próximos itens, relativos às orientações do Manual de Auditoria do TCDF e às definições de amostragem estatística em auditoria.
As conclusões do auditor responsável em relação à entidade auditada não fazem parte dos documentos de apoio, uma vez que devem constar no parecer final de auditoria, observados os aspectos de clareza e objetividade.
Considerando as Resoluções - TCDF n.º 38/1990 e n.º 102/1998, julgue os itens subsequentes acerca de procedimentos em processos de tomadas e prestações de contas.
O parecer conclusivo do conselho fiscal ou órgão equivalente de controle interno das autarquias e fundações públicas do DF deve ser elaborado após a prestação de contas junto ao TCDF.
Compõe um elemento da estrutura a ser avaliado pela metodologia COSO - Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission:
No âmbito do Sistema de Controle Interno do setor público federal, os documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização denominam-se:
O aspecto da análise documental que deve ser atendido na verificação destinada a comprovar se o empenho da despesa foi emitido por autoridade competente denomina-se
A equipe técnica de um determinado Tribunal de Contas deseja confirmar a correção do montante a pagar, registrado no Balanço Patrimonial de 31 de dezembro de 2013, ao fornecedor de gêneros alimentícios em uma das Prefeituras sujeitas à sua fiscalização. A técnica de auditoria a ser aplicada para obter esta confirmação denomina-se
Na auditoria interna da Conab, a avaliação de natureza operacional tem finalidade de auxiliar os gestores. A forma de comunicação do resultado da avaliação é a emissão de opinião, consubstanciada em nota técnica, acerca de diversos aspectos de gestão. Para efetivamente alcançar seu objetivo, está previsto que o planejamento de toda e qualquer avaliação desse tipo seja feito em uma matriz de planejamento, forma que permite uma esquematização das informações relevantes. Essa matriz é composta por
A propriedade dos papéis de trabalho das auditorias realizadas pelos auditores pertencentes ao quadro de profissionais da auditoria interna da Conab
Na Conab, o processo de monitoramento do atendimento das recomendações da Unidade de Auditoria Interna é feito por meio de um aplicativo denominado Siaudi. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo desse processo de monitoramento.
O controle de qualidade das atividades de auditoria interna da Conab visa principalmente
Com relação aos achados de auditoria, assinale a alternativa correta.