-
Errado
A banca escreve que :"tendo como base o princípio da continuidade, a quantificação dos componentes patrimoniais dessa entidade constituirá dado importante para aferição da capacidade futura de geração de resultado"
O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
Sob a perspectiva do setor público, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade (Apêndice II à Resolução CFC nº750/1993).
-
§ 2º - A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.
RESOLUÇÃO CFC N.º 750/93 - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE
-
Interessante que esta questão é contraditório em relação à questão anterior!
-
Adorei o comentário do Alexandre Ribeiro! =)
-
...governo federal pretenda extinguir...aferição da capacidade futura de geração de resultado.
Entendo que, caso haja entinção, não heverá resultado futuro.
-
No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.
Gabarito: ERRADO.
-
Difícil essa! Ela se referia ao §2º do art. 5º da Resolução nº 750/93, o qual já estava revogado à época da prova! Ele dizia que a observância do princípio da continuidade é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.
Por isso, o correto era a questão ter como base o princípio da competência, e não o da continuidade, para o que ela descreveu na sequência.
Gabarito: ERRADO