SóProvas


ID
1178491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da economia do setor público, julgue o item abaixo.

Um pagamento já liquidado pelo governo federal, mas não sensibilizado na Conta Única do Tesouro Nacional, não impacta o indicador de superávit primário.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa. O superávit primário é contabilizado pelo regime de caixa. Assim, se não houve o efetivo desembolso, ainda não há o reconhecimento da despesa, ou seja, essa despesa liquidada, mas não paga, não afeta o superávit primário.


    fonte: estratégia concursos

    Prof: Jetro Coutinho

  • "Sensibilizado"??? é o mesmo que contabilizado???


  • Um complemento da resposta do Danilo,

     

    A questão abordou a interpretação de fluxo (superávit) e caixa (a despesa paga e não contabilizada).

  • Como o resultado primário, o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros, é contabilizado pelo regime de caixa, ou seja, são computadas no período do efetivo desembolso do recurso, assim a liquidação da despesa, sem o efetivo pagamento, não produz efeitos sobre indicador esse indicador.


    Gabarito: Correto.

  • Professora do QC Michelle Moutinho:

    Como o resultado primário, o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros, é contabilizado pelo regime de caixa, ou seja, são computadas no período do efetivo desembolso do recurso, assim a liquidação da despesa, sem o efetivo pagamento, não produz efeitos sobre indicador esse indicador.

    Gabarito: Correto.

  • SIAFI ==> CUT ==> Disponibilidades LÍQUIDAS (art.1o. Decreto 93872/1986), a questão diz que foi liquidado, porém, não sensibilizado (contabilizado, "pago"), portanto, de fato, NÃO afeta, neste momento, a resultado primário (= Rec.Correntes - juros recebidos - GND-1.Pessoal e encargos - 3.Outras desp.correntes - 4.Investimentos - 5.Inversões financeiras).

    Bons estudos.

  • REGIMES DE CONTABILIDADE FISCAL: COMPETÊNCIA x CAIXA

    Como se contabilizam o Gasto Público (G) e a Arrecadação (T)?

    Receitas e despesas não financeiras >> Regime de Caixa

    Receitas e despesas financeiras (Juros + Correção) >> Regime de Competência

    Resumindo:

    Resultado Primário: CAIXA

    Resultado Nominal (NFSP): MISTO:

    CAIXA > G e T Primários

    COMPETÊNCIA > G e T Financeiros

    Assim, um pagamento cujo fato gerador ocorreu apenas impacta o resultado nominal (competência). Como não houve fluxo de caixa, isto é, desembolso financeiro, não impacta o resultado primário (caixa).

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    Os  indicadores  de  déficitem  geral,  adotam  o  regime  de  caixa.  Ou  seja,  para  impactar  o  indicador  é necessário que os recursos entrem/saiam da conta única do Tesouro.