SóProvas


ID
1179316
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo com a ITIL v3, as requisições de serviço

Alternativas
Comentários
  • Glossário oficial da Itil v3 2011

    Requisição de Serviço: Uma requisição formal de um usuário para algo a ser fornecido, por exemplo, uma requisição para informações ou aconselhamento, para redefinir uma senha ou para instalar uma estação de trabalho para um novo usuário. As requisições de serviço são gerenciadas pelo processo de cumprimento de requisição, normalmente em conjunto com a central de serviço. As requisições de serviço podem estar vinculadas a uma requisição para mudança como parte do cumprimento da requisição.


    Requisito: Uma declaração formal daquilo que é necessário, por exemplo, um requisito de nível de serviço, um requisito de projeto ou os entregáveis necessários para um processo.  (letra b)


  • Requisição de serviço: é o pedido de informação para uma mudança ou o pedido para acessar um serviço de TI. É geralmente atendida pela Central de Serviço e não requer obrigatoriamente a abertura de uma requisição de mudança. 

    fonte: Apostila de ITIL V3 para concursos do grupo Itnerante. letra d.
  • A alternativa E está errada devido a mesma tratar eventos, falhas e requisições de mudanças como categorias de uma requisição de serviço, que são tratadas pelo processo Cumprimento de Requisições da fase Operação de Serviços. Os eventos devem ser tratados pelo processo Ger. de Eventos; as falhas pela Ger. de Eventos e as mudanças pela Ger. de mudanças.

    Bons estudos!

  • Requisição de serviço é uma requisição do usuário por informações, orientações, mudanças-padrão ou acesso a um serviço.

  • De acordo com Fernandes (3 ed) o nome do processo é Execução ou Cumprimento de Requisições. Me prendi apenas aos termos 'Execução de Requisições'. Acabei errando.

  • Requisição de Serviço: (Operação de Serviço da ITIL) Uma requisição formal de um usuário para algo a ser fornecido, por exemplo, uma requisição para informações ou aconselhamento, para redefinir uma senha ou para instalar uma estação de trabalho para um novo usuário. As requisições de serviço são gerenciadas pelo processo de cumprimento de requisição, normalmente em conjunto com a central de serviço. As requisições de serviço podem estar vinculadas a uma requisição para mudança como parte do cumprimento da requisição.

    De maneira geral, o que se quis dizer é que, por exemplo, para alterar uma senha, requisitar uma informação, solicitar um determinado pedido, são atividades simples e que podem já estar previstas para ser atendidas sem a necessidade de uma eventual burocracia (abertura de RDM), mas não impede também o usuário de solicitar uma demanda de serviço novo, ou que envolva uma modificação em um determinado serviço, ou um pedido que envolva um nível de complexidade maior, por exemplo. Nesse caso, é recomendável que se siga um fluxo que envolva o tratamento da mudança.


    Fonte: https://groups.google.com/forum/#!msg/timasters/59TOD4KZ7ww/Ynfc_7js2rgJ

  • Em relação a alternativa C.

    mudança padrão

    (Transição de Serviço da ITIL) Uma mudança pré-autorizada que apresenta baixo risco, é relativamente comum e segue um procedimento ou instrução de trabalho, por exemplo, uma redefinição de senha ou fornecimento de equipamento padrão para um novo funcionário. As requisições de mudança não são requeridas para implementar uma mudança padrão e elas são registradas e rastreadas usando um mecanismo diferente, tal como uma requisição de serviço.


    Fonte: http://www.pmgacademy.com/pt/glossario-itil/535-mudanca-padrao


  • RESOLVI POR ELIMINAÇÃO
    A)Cumprimento de Requisições não faz parte do Desenho de Serviços. 
    B)O requisito de nível de serviço é definido no processo Gerenciamento de Nível de Serviço do Desenho de Serviços.  
    C)PPO são Procedimentos usados pelo gerenciamento de operações de TI.
    D)CORRETA
    E)Eventos e falhas não são tratadas pelo processo de Cumprimento de Requisição, mas são tratados pelos processos Gerenciamento de Eventos e Gerenciamento de Incidentes, respectivamente. 

    Só restou a letra D.