-
A letra correta é a letra E. A princípio, os cristãos eram vistos como opositores por serem contra as bases estruturantes da sociedade romana. Por serem pacifistas, os cristãos contrariavam o militarismo romano. Além disso, não aceitavam a escravidão que era um dos pilares da sustentação econômico-social do Império. Por fim, negavam a autoridade máxima do Estado, ao recusar a aceitar a divindade do imperador.
Assim, a resposta correta é a letra E.
-
Letra E
-
Cristãos não aceitavam adorar a imagem do Imperador e nem a cidade de Roma, logo, a perseguição era mais política que religiosa, pois os cristãos afrontavam a autoridade de Roma e do Imperador romano. Também, os romanos queriam agradar as elites judaítas, pois essas elites viam o cristianismo como uma afronta a sua religião e poder político.
GAB: E
-
Nos 3 primeiros séculos, o Cristianismo teve de ser praticado nas ocultas, pois ocorrera muita perseguição política
Sendo elas:
> Recusa a cultuar a deusa de Roma
> Recusa da divinização dos imperadores
> Enorme sucesso aos excluídos de Roma
http://fuvestibular.com.br/downloads/apostilas/poliedro/2010-2011-2012/Historia/Poliedro-Historia-1.pdf
RUMO A APMBB 2021
-
Os adeptos do cristianismo, durante o período do Império Romano (27 a.C. – 476 d.C., com o fim do Império Romano do Ocidente, e 1453, com o fim do Império Romano do Oriente) tiveram uma série de entraves no que se refere à sua prática religiosa.
Por não adotarem a escravidão e a adoração ao imperador, aspectos estes fundamentais aos súditos romanos como forma de lealdade para com o seu soberano, as perseguições aos cristãos tornaram-se recorrentes desde o império de Cláudio (41-54 d.C.).
Tratar o imperador como a um “deus” não fazia parte dos ritos cristãos, bem como a adoração a vários “deuses”, de acordo com o politeísmo romano que vigorava na época.
Dessa forma, podemos apontar como alternativa correta a letra E, uma vez que os cristãos foram perseguidos de início e, posteriormente, expandiram-se em meio a uma crise na sociedade romana, resultado das ameaças externas de invasão e tomada de território por conta de sua falta de homogeneidade interna.
Etratégia.
Gabarito: E
Bons Estudos.