SóProvas


ID
1179760
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam rei e soberanos filósofos genuínos e capazes, e se dê esta união do poder político com a filosofia, enquanto as numerosas naturezas que atualmente seguem um destes caminhos com exclusão do outro não forem impedidas forçosamente de o fazer, não haverá tréguas dos males, meu caro Gláucon, para as cidades, nem sequer, julgo eu, para o gênero humano, nem antes disso será jamais possível e verá a luz do sol a cidade que há pouco descrevemos. Mas isto é o que eu há muito hesitava em dizer, por ver como seriam paradoxais essas afirmações. Efetivamente, é penoso ver que não há outra felicidade possível, particular ou pública”.

(Platão. A República, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993)

Platão foi discípulo de Sócrates e adotou do mestre, no exercício do pensamento filosófico, o método de perguntas e respostas. Em A República, Sócrates dialoga com Gláucon sobre a necessidade de um novo equilíbrio político na polis grega. Segundo o argumento platônico,

Alternativas
Comentários
  • Para Platão (428-348 a.C.), o papel da filosofia é o de reconduzir o homem à verdadeira essência das coisas, ao bem universal afastando-o daquilo que é falso e superficial. Os sentidos nos enganam, pois o que existe é a representação do verdadeiro uno, do bem universal que somente é alcançável através da indagação sincera e metódica, através do exercício da razão. O filósofo é o homem treinado e dedicado a esta prática e unico capaz de alcançar a verdadeira essência daquilo que é bom, daquilo que é justo superando o conhecimento comum, a doxa. Sendo assim, somente quando reis-filósofos governarem a cidade, a verdadeira felicidade de todos será possível. 

    A resposta é a letra E.
  • Gabarito E- Argumento de Platão (pra quem nao quer gastar o limite grátis)

  • Sofocracia- governo do rei-filósofo

  • “Enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam rei e soberanos filósofos genuínos e capazes...não haverá tréguas dos males, meu caro Gláucon"

  • SOFOCRACIA, somente os de alma de ouro, poderiam ser reis para o bem comum.