SóProvas



Questões de Sócrates e a Maiêutica


ID
685675
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A influência de Sócrates na filosofia grega foi tão marcante que dividiu a sua história em períodos: período pré- socrático, período socrático e período pós-socrático. O período pré-socrático é visto como uma época de formação da filosofia grega, na qual predominavam os problemas cosmológicos. Ele se desenvolveu em cidades da Jônia e da Magna Grécia. Grandes escolas filosóficas surgem nesse período e muitos pensadores se destacam. Entre eles, um jônico, que ficou conhecido como pai da filosofia. Seu nome é:

Alternativas
Comentários
  • Tales de Mileto (640-548 a.C) foi o primeiro filósofo que temos conhecimento, sendo, assim, considerado o pai da filosofia. De acordo com Tales, a origem do universo e das coisas nele existentes era a água. Tales de Mileto inclusive teve importante papel na criação da primeira escola filosófica, a escola Jônica.


ID
954595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Texto I
Os seguidores desta corrente filosófica contemporâneos de Sócrates, e adversários de Platão e Aristóteles. Tinham interesse fundamental pela problemática ético-política, embora com visões distintas. Na democracia incipiente, ajudaram a tomar decisões nas assembleias nas praças. A força do governo monocrático, dos privilégios e da autoridade de origem divina tendia, então, a desaparecer.
Danilo Marcondes. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 40 (com adaptações).

Texto II
Filósofos seguidores desta corrente filosófica acreditavam ser sabedoria o que, na realidade, era uma arte de seduzir e persuadir os espíritos. A vida intelectual assumia, para eles, a forma de uma competição esportiva. Era uma disputa de eloquência em que se tratava de triunfar  publicamente sobre a tese adversária. O veredicto dos espectadores era o julgamento final.
Jacques Maritain. A Filosofia Moral. Rio de Janeiro: Agir, 1973, p.24 (com adaptações).

Os textos I e II tratam da corrente filosófica denominada

Alternativas
Comentários
  • sofística

  • Os Sofistas tinham unica e exclusivamente interesse em vender seus ensinos e em formar os jovens de Atenas para discutirem a política e outras questões da cidade, sempre na direção de que o discurso mais persuasivo venceriam o debate. Contrario a proposta socrática: "que buscava a verdade" e parir ideias.


ID
954598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O método filosófico de Sócrates consiste em

Alternativas
Comentários
  • Resposta : C

  • A filosofia socrática tem como ponto de partida o reconhecimento da própria ignorância. Sendo assim, a alternativa correta é C - "alegar a própria ignorância para, na interlocução com os que julgam saber mais, descobrir a verdade.".


ID
1179760
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam rei e soberanos filósofos genuínos e capazes, e se dê esta união do poder político com a filosofia, enquanto as numerosas naturezas que atualmente seguem um destes caminhos com exclusão do outro não forem impedidas forçosamente de o fazer, não haverá tréguas dos males, meu caro Gláucon, para as cidades, nem sequer, julgo eu, para o gênero humano, nem antes disso será jamais possível e verá a luz do sol a cidade que há pouco descrevemos. Mas isto é o que eu há muito hesitava em dizer, por ver como seriam paradoxais essas afirmações. Efetivamente, é penoso ver que não há outra felicidade possível, particular ou pública”.

(Platão. A República, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993)

Platão foi discípulo de Sócrates e adotou do mestre, no exercício do pensamento filosófico, o método de perguntas e respostas. Em A República, Sócrates dialoga com Gláucon sobre a necessidade de um novo equilíbrio político na polis grega. Segundo o argumento platônico,

Alternativas
Comentários
  • Para Platão (428-348 a.C.), o papel da filosofia é o de reconduzir o homem à verdadeira essência das coisas, ao bem universal afastando-o daquilo que é falso e superficial. Os sentidos nos enganam, pois o que existe é a representação do verdadeiro uno, do bem universal que somente é alcançável através da indagação sincera e metódica, através do exercício da razão. O filósofo é o homem treinado e dedicado a esta prática e unico capaz de alcançar a verdadeira essência daquilo que é bom, daquilo que é justo superando o conhecimento comum, a doxa. Sendo assim, somente quando reis-filósofos governarem a cidade, a verdadeira felicidade de todos será possível. 

    A resposta é a letra E.
  • Gabarito E- Argumento de Platão (pra quem nao quer gastar o limite grátis)

  • Sofocracia- governo do rei-filósofo

  • “Enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam rei e soberanos filósofos genuínos e capazes...não haverá tréguas dos males, meu caro Gláucon"

  • SOFOCRACIA, somente os de alma de ouro, poderiam ser reis para o bem comum.


ID
1583032
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Sócrates era adepto da doutrina de Protágoras, segundo a qual, “o homem é a medida de todas as coisas",  defendendo que a verdade é relativa a cada pessoa.

Alternativas
Comentários
  • para socrates a verdade é absoluta e não relativa. Os filosos que nos estudamos normalmente são o oposto dos sofistas


ID
1583053
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Filósofos pré socráticos eram denominados sofistas preocupados em ensinar técnicas de argumentação 
para se vencer qualquer debate.

Alternativas
Comentários
  • os pré socráticos eram denominados filósofos da natureza.


ID
1583134
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — É a sensação que dizes ser a ciência?

Teeteto — Sim.

Sócrates — Na verdade, corres o perigo de teres dito algo nada banal sobre a ciência; ao contrário, é o mesmo que diz Protágoras. A fórmula dele é um pouco diferente, mas ele diz a mesma coisa. Afirma, com efeito, mais ou menos isto: “o homem é a medida de todas as coisas; para aquelas que são, medida de seu ser; para aquelas que não são, medida de seu não ser". Provavelmente leste isso?

Teeteto — Li, e muitas vezes.

Sócrates — Ele não quer dizer algo do tipo: tais como me aparecem sucessivamente as coisas, tais elas são para mim; tais como te aparecem, tais são para ti? Ora, tu és homem e eu também.

Teeteto — Ele fala bem nesse sentido.

Sócrates — É provável, de fato, que um homem sábio não fale aereamente: sigamos portanto seu pensamento. Não há momentos em que o mesmo sopro de vento causa em um de nós arrepios, e no outro não; para um é suave, para o outro violento?

Teeteto — Muito certamente.

Sócrates — Nesse momento, que será em si mesmo o vento? Diremos que é frio ou que não é frio? Ou então concordaremos com Protágoras em que ele é frio para aquele que se arrepia; que para o outro ele não é?

Teeteto — É provável.

Sócrates — Aparece de um modo para um, de outro modo para o outro?

Teeteto — Sim

Sócrates — Ora, esse “aparecer" significa ser sentido?

Teeteto — Efetivamente.

Sócrates — Logo, aparência e sensação são idênticas, para o calor e para outros estados semelhantes. Tais como cada um os sente, assim para cada um também parecem ser.

Teeteto — Provavelmente.

Sócrates — Não há, portanto, jamais sensação senão daquilo que é, e sempre sensação infalível, já que ela é ciência.

Teeteto — Aparentemente. (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 58-59).




r:


A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Teeteto, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:

A tese de Protágoras, apresentada por Sócrates, implica que não há verdade absoluta, toda verdade será relativa a quem a enuncia.

Alternativas

ID
1583137
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — É a sensação que dizes ser a ciência?

Teeteto — Sim.

Sócrates — Na verdade, corres o perigo de teres dito algo nada banal sobre a ciência; ao contrário, é o mesmo que diz Protágoras. A fórmula dele é um pouco diferente, mas ele diz a mesma coisa. Afirma, com efeito, mais ou menos isto: “o homem é a medida de todas as coisas; para aquelas que são, medida de seu ser; para aquelas que não são, medida de seu não ser". Provavelmente leste isso?

Teeteto — Li, e muitas vezes.

Sócrates — Ele não quer dizer algo do tipo: tais como me aparecem sucessivamente as coisas, tais elas são para mim; tais como te aparecem, tais são para ti? Ora, tu és homem e eu também.

Teeteto — Ele fala bem nesse sentido.

Sócrates — É provável, de fato, que um homem sábio não fale aereamente: sigamos portanto seu pensamento. Não há momentos em que o mesmo sopro de vento causa em um de nós arrepios, e no outro não; para um é suave, para o outro violento?

Teeteto — Muito certamente.

Sócrates — Nesse momento, que será em si mesmo o vento? Diremos que é frio ou que não é frio? Ou então concordaremos com Protágoras em que ele é frio para aquele que se arrepia; que para o outro ele não é?

Teeteto — É provável.

Sócrates — Aparece de um modo para um, de outro modo para o outro?

Teeteto — Sim

Sócrates — Ora, esse “aparecer" significa ser sentido?

Teeteto — Efetivamente.

Sócrates — Logo, aparência e sensação são idênticas, para o calor e para outros estados semelhantes. Tais como cada um os sente, assim para cada um também parecem ser.

Teeteto — Provavelmente.

Sócrates — Não há, portanto, jamais sensação senão daquilo que é, e sempre sensação infalível, já que ela é ciência.

Teeteto — Aparentemente. (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 58-59).




r:


A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Teeteto, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:

A sensação indica um caminho seguro para a formulação de um conhecimento evidente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O homem deve, pois, buscar ascender do mundo sensível ao inteligível para ter um real conhecimento dos seres. Deve, antes de mais nada, abandonar suas pré-concepções, seus pré-juízos, seus pontos de vistas destorcidos pelas opiniões irrefletidas e, a partir disso, começar a escala rumo às Ideias.

    https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/filosofia/epistemologia-ou-teoria-conhecimento-platao.htm


ID
1583140
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — É a sensação que dizes ser a ciência?

Teeteto — Sim.

Sócrates — Na verdade, corres o perigo de teres dito algo nada banal sobre a ciência; ao contrário, é o mesmo que diz Protágoras. A fórmula dele é um pouco diferente, mas ele diz a mesma coisa. Afirma, com efeito, mais ou menos isto: “o homem é a medida de todas as coisas; para aquelas que são, medida de seu ser; para aquelas que não são, medida de seu não ser". Provavelmente leste isso?

Teeteto — Li, e muitas vezes.

Sócrates — Ele não quer dizer algo do tipo: tais como me aparecem sucessivamente as coisas, tais elas são para mim; tais como te aparecem, tais são para ti? Ora, tu és homem e eu também.

Teeteto — Ele fala bem nesse sentido.

Sócrates — É provável, de fato, que um homem sábio não fale aereamente: sigamos portanto seu pensamento. Não há momentos em que o mesmo sopro de vento causa em um de nós arrepios, e no outro não; para um é suave, para o outro violento?

Teeteto — Muito certamente.

Sócrates — Nesse momento, que será em si mesmo o vento? Diremos que é frio ou que não é frio? Ou então concordaremos com Protágoras em que ele é frio para aquele que se arrepia; que para o outro ele não é?

Teeteto — É provável.

Sócrates — Aparece de um modo para um, de outro modo para o outro?

Teeteto — Sim

Sócrates — Ora, esse “aparecer" significa ser sentido?

Teeteto — Efetivamente.

Sócrates — Logo, aparência e sensação são idênticas, para o calor e para outros estados semelhantes. Tais como cada um os sente, assim para cada um também parecem ser.

Teeteto — Provavelmente.

Sócrates — Não há, portanto, jamais sensação senão daquilo que é, e sempre sensação infalível, já que ela é ciência.

Teeteto — Aparentemente. (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 58-59).




r:


A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Teeteto, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:

O texto defende a existência de uma sensação perfeita, localizada no Mundo das Ideias.

Alternativas
Comentários
  • no mundo das ideias está localizado não a sensação, mas sim a o mundo inteligível.


ID
1583143
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — É a sensação que dizes ser a ciência?

Teeteto — Sim.

Sócrates — Na verdade, corres o perigo de teres dito algo nada banal sobre a ciência; ao contrário, é o mesmo que diz Protágoras. A fórmula dele é um pouco diferente, mas ele diz a mesma coisa. Afirma, com efeito, mais ou menos isto: “o homem é a medida de todas as coisas; para aquelas que são, medida de seu ser; para aquelas que não são, medida de seu não ser". Provavelmente leste isso?

Teeteto — Li, e muitas vezes.

Sócrates — Ele não quer dizer algo do tipo: tais como me aparecem sucessivamente as coisas, tais elas são para mim; tais como te aparecem, tais são para ti? Ora, tu és homem e eu também.

Teeteto — Ele fala bem nesse sentido.

Sócrates — É provável, de fato, que um homem sábio não fale aereamente: sigamos portanto seu pensamento. Não há momentos em que o mesmo sopro de vento causa em um de nós arrepios, e no outro não; para um é suave, para o outro violento?

Teeteto — Muito certamente.

Sócrates — Nesse momento, que será em si mesmo o vento? Diremos que é frio ou que não é frio? Ou então concordaremos com Protágoras em que ele é frio para aquele que se arrepia; que para o outro ele não é?

Teeteto — É provável.

Sócrates — Aparece de um modo para um, de outro modo para o outro?

Teeteto — Sim

Sócrates — Ora, esse “aparecer" significa ser sentido?

Teeteto — Efetivamente.

Sócrates — Logo, aparência e sensação são idênticas, para o calor e para outros estados semelhantes. Tais como cada um os sente, assim para cada um também parecem ser.

Teeteto — Provavelmente.

Sócrates — Não há, portanto, jamais sensação senão daquilo que é, e sempre sensação infalível, já que ela é ciência.

Teeteto — Aparentemente. (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 58-59).




r:


A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Teeteto, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:

A tese, segundo a qual o conhecimento seguro provém da sensação, é central para o realismo platônico.

Alternativas

ID
1583146
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — É a sensação que dizes ser a ciência?

Teeteto — Sim.

Sócrates — Na verdade, corres o perigo de teres dito algo nada banal sobre a ciência; ao contrário, é o mesmo que diz Protágoras. A fórmula dele é um pouco diferente, mas ele diz a mesma coisa. Afirma, com efeito, mais ou menos isto: “o homem é a medida de todas as coisas; para aquelas que são, medida de seu ser; para aquelas que não são, medida de seu não ser". Provavelmente leste isso?

Teeteto — Li, e muitas vezes.

Sócrates — Ele não quer dizer algo do tipo: tais como me aparecem sucessivamente as coisas, tais elas são para mim; tais como te aparecem, tais são para ti? Ora, tu és homem e eu também.

Teeteto — Ele fala bem nesse sentido.

Sócrates — É provável, de fato, que um homem sábio não fale aereamente: sigamos portanto seu pensamento. Não há momentos em que o mesmo sopro de vento causa em um de nós arrepios, e no outro não; para um é suave, para o outro violento?

Teeteto — Muito certamente.

Sócrates — Nesse momento, que será em si mesmo o vento? Diremos que é frio ou que não é frio? Ou então concordaremos com Protágoras em que ele é frio para aquele que se arrepia; que para o outro ele não é?

Teeteto — É provável.

Sócrates — Aparece de um modo para um, de outro modo para o outro?

Teeteto — Sim

Sócrates — Ora, esse “aparecer" significa ser sentido?

Teeteto — Efetivamente.

Sócrates — Logo, aparência e sensação são idênticas, para o calor e para outros estados semelhantes. Tais como cada um os sente, assim para cada um também parecem ser.

Teeteto — Provavelmente.

Sócrates — Não há, portanto, jamais sensação senão daquilo que é, e sempre sensação infalível, já que ela é ciência.

Teeteto — Aparentemente. (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 58-59).




r:


A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Teeteto, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:


Para Platão, as ideias são produzidas na mente, a partir dos dados percebidos sensorialmente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.


ID
1583149
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — Vou tentar te mostrar a natureza da causa que tenho estudado, retornando a essas noções que tanto tenho debatido. Partirei daí, admitindo que há um Belo em si e por si, um Bom, um Grande, e assim quanto ao resto. Se me concedes a existência dessas coisas, se concordas comigo, tenho esperança de que elas me levarão a colocar sob teus olhos a causa, assim descoberta, que faz com que a alma tenha imortalidade.

Cebes — Mas é claro que te concedo, e terás apenas de concluir o mais rápido!

Sócrates — Examina então o que se segue da existência dessas realidades, para veres se partilhas de minha opinião. Parece-me que, se existe algo de belo fora do Belo em si, essa coisa só é bela porque participa desse Belo em si, e digo que o mesmo ocorre quanto a todas as outras coisas. Estás de acordo comigo quanto a esse tipo de causa? (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 60).



A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Cebes , reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:

Platão admite o Belo em si e o Bom em si como entidades existentes e distintas dos seres materiais.

Alternativas

ID
1583152
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — Vou tentar te mostrar a natureza da causa que tenho estudado, retornando a essas noções que tanto tenho debatido. Partirei daí, admitindo que há um Belo em si e por si, um Bom, um Grande, e assim quanto ao resto. Se me concedes a existência dessas coisas, se concordas comigo, tenho esperança de que elas me levarão a colocar sob teus olhos a causa, assim descoberta, que faz com que a alma tenha imortalidade.

Cebes — Mas é claro que te concedo, e terás apenas de concluir o mais rápido!

Sócrates — Examina então o que se segue da existência dessas realidades, para veres se partilhas de minha opinião. Parece-me que, se existe algo de belo fora do Belo em si, essa coisa só é bela porque participa desse Belo em si, e digo que o mesmo ocorre quanto a todas as outras coisas. Estás de acordo comigo quanto a esse tipo de causa? (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 60).



A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Cebes, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:

O texto pressupõe a Teoria da Participação, na qual as coisas sujeitas à corrupção são simulacros imperfeitos dos modelos perfeitos, existentes no Mundo das Ideias.

Alternativas

ID
1583155
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — Vou tentar te mostrar a natureza da causa que tenho estudado, retornando a essas noções que tanto tenho debatido. Partirei daí, admitindo que há um Belo em si e por si, um Bom, um Grande, e assim quanto ao resto. Se me concedes a existência dessas coisas, se concordas comigo, tenho esperança de que elas me levarão a colocar sob teus olhos a causa, assim descoberta, que faz com que a alma tenha imortalidade.

Cebes — Mas é claro que te concedo, e terás apenas de concluir o mais rápido!

Sócrates — Examina então o que se segue da existência dessas realidades, para veres se partilhas de minha opinião. Parece-me que, se existe algo de belo fora do Belo em si, essa coisa só é bela porque participa desse Belo em si, e digo que o mesmo ocorre quanto a todas as outras coisas. Estás de acordo comigo quanto a esse tipo de causa? (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 60).



A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Cebes, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:

O texto expressa o pensamento cético de Platão, uma vez que as ideias de Bom em si e de Belo em si não são alcançadas pelos sentidos. 

Alternativas
Comentários
  • São sim alcançadas pelos sentidos.


ID
1583158
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — Vou tentar te mostrar a natureza da causa que tenho estudado, retornando a essas noções que tanto tenho debatido. Partirei daí, admitindo que há um Belo em si e por si, um Bom, um Grande, e assim quanto ao resto. Se me concedes a existência dessas coisas, se concordas comigo, tenho esperança de que elas me levarão a colocar sob teus olhos a causa, assim descoberta, que faz com que a alma tenha imortalidade.

Cebes — Mas é claro que te concedo, e terás apenas de concluir o mais rápido!

Sócrates — Examina então o que se segue da existência dessas realidades, para veres se partilhas de minha opinião. Parece-me que, se existe algo de belo fora do Belo em si, essa coisa só é bela porque participa desse Belo em si, e digo que o mesmo ocorre quanto a todas as outras coisas. Estás de acordo comigo quanto a esse tipo de causa? (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 60).



A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Cebes, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:


O Mundo das Ideias é uma doutrina política, sobre o Bem em si, sem relação com a Teoria do Conhecimento e a Metafísica.

Alternativas

ID
1583161
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates — Vou tentar te mostrar a natureza da causa que tenho estudado, retornando a essas noções que tanto tenho debatido. Partirei daí, admitindo que há um Belo em si e por si, um Bom, um Grande, e assim quanto ao resto. Se me concedes a existência dessas coisas, se concordas comigo, tenho esperança de que elas me levarão a colocar sob teus olhos a causa, assim descoberta, que faz com que a alma tenha imortalidade.

Cebes — Mas é claro que te concedo, e terás apenas de concluir o mais rápido!

Sócrates — Examina então o que se segue da existência dessas realidades, para veres se partilhas de minha opinião. Parece-me que, se existe algo de belo fora do Belo em si, essa coisa só é bela porque participa desse Belo em si, e digo que o mesmo ocorre quanto a todas as outras coisas. Estás de acordo comigo quanto a esse tipo de causa? (PLATÃO. In: REZENDE, 2005, p. 60).



A partir da análise do diálogo entre Sócrates e Cebes, reproduzido na obra de Platão, é correto afirmar:


Além do Belo em si e do Bom em si, no Mundo das Ideias existem, o Homem em si, o Cachorro em si e a Árvore em si.

Alternativas

ID
1611178
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia os enunciados abaixo a respeito do pensamento filosófico de Sócrates.

I. O texto Apologia de Sócrates, cujo autor é Platão, apresenta a defesa de Sócrates diante das acusações dos atenienses, especialmente, os sofistas, entre os quais está Meleto.

II. Sócrates dispensa a ironia como método para refutar as acusações e calúnias sofridas no processo de seu julgamento.

III. Entre as acusações que Sócrates recebe está a de “corromper a juventude”.

IV. Sócrates é acusado de ensinar as coisas celestes e terrenas, a não acreditar nos deuses e a tornar mais forte a razão mais débil.

V. Sócrates nega que seus acusadores são ambiciosos e resolutos e, em grande número, falam de forma persuasiva e persistente contra ele.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Recomendo que leiam sobre a morte de Sócrates. Muito interessante.


ID
1623676
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo, relativas ao pensamento filosófico de Sócrates.


I. Parte constantemente da afirmação de não-saber, pondo-se diante do interlocutor do diálogo na posição de quem tem tudo a aprender, mais do que na posição de quem tem a ensinar.

II. O ser humano é, essencialmente, corpo e alma. Esta junção o distingue, especificamente, de todas as outras coisas ou seres existentes.

III. Pela maiêutica, cuja finalidade consiste em quebrar a solidez aparente dos preconceitos, o interlocutor do diálogo é conduzido à descoberta da própria ignorância.

IV. Segundo Aristóteles, a lógica socrática (ou o método socrático) ergue-se sobre dois pilares fundamentais: o raciocínio indutivo e a ideia.

V. Com a ironia, a ignorância do interlocutor do diálogo é superada através da descoberta, por ele mesmo, da verdade interior, encontrando, assim, o verdadeiro conhecimento (episteme).


A alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras é:

Alternativas

ID
1645405
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A herança cultural deixada pelos gregos foi muito rica e influenciou toda a civilização ocidental. A alternativa cuja afirmação identifica aspectos da filosofia grega que guardam relação com questões atuais, é:

Alternativas
Comentários
  • É uma questão que exige interpretação, porém é possível acertá-la com conhecimentos básicos.

    Influenciaram o Ocidente as teorias de Aristóteles, que vão desde a escravidão até a Potencia e Ato de um ser. As teorias Platonistas sobre o plano das ideias e o plano terreno (são teorias que visam compreender o mundo nas bases da discussão entre Parmênides e Heráclito sobre a perenidade e as mudanças); também sobre Platão a alegoria da caverna, até hoje usada por educadores para discutir a liberdade através da educação e como ela é ignorada. Porém a maior influência Grega sobre nós vem do relativismo criado pelos Sofistas (grandes eloquentes, políticos e que até hoje sustentam bases importantes da oratória e dialética). Esse mesmo relativismo, adotado posteriormente pelo grande filósofo moderno René Descartes, foi imprescindível para lançar os métodos científicos atuais, que são dados através da duvida e do questionamento (''duvido, logo existo'').

    Logo, a alternativa é a letra D

    Espero ter ajudado!!


ID
1703338
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre a maiêutica socrática, analise as assertivas a seguir:

I. O método da arte maiêutica - método socrático – consiste em levar o interlocutor à descoberta da verdade a partir de uma série de perguntas e das perplexidades a que as respostas vão dando origem.

II. A maiêutica é a arte de se chegar à verdade e às evidências, que, de acordo com Sócrates, constituem os “princípios” ou “as verdades eternas”; nesse caso, o diálogo, como fonte de ideias, é o ingrediente essencial dessa arte.

III. A segunda parte do método socrático, a Ironia, configura- se como geradora das ideias. É o momento em que o interlocutor do mestre chega às suas conclusões verdadeiras.

IV. Utilizando seu método, Sócrates, diante de um adversário, assumia humildemente a posição de aprendiz e ia multiplicando as perguntas até fazer com que seu oponente caísse em contradição, obrigando-o à confissão humilhante de sua ignorância.

Estão corretas APENAS:

Alternativas
Comentários
  • Confissão humilhante ??

  • Confissão humilhante??


ID
1715791
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

   A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.

NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?

Alternativas
Comentários
  •   Trata-se de uma questão de interpretação do texto. Nietzche afirma que a filosofia grega tem início no momento em que se questionou sobre a água ser a origem e a matriz de todas as coisas. Essa proposição sobre a origem das coisas é feita de forma racional, sem imagem ou metáfora.

       Diante do exposto, a resposta correta é a letra C.

  • Letra correta: C

    Não entendi porque não se usa  a metáfora, pois a crisálida é o terceiro ciclo de vida da borboleta.

    Dicio: 

    crisálida

     Terceiro estado do ciclo de vida da borboleta. Quando a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida. A crisálida fica pendurada numa almofada de seda, presa por uma espécie de gancho ou ainda por uma faixa de seda que envolve o seu corpo. Não possui casulo. O corpo da borboleta se desenvolve sob a casca da crisálida. Finalmente, a casca se rompe e a borboleta sai.

    Fig. Coisa latente.

  • Tecnicamente os primeiros Filósofos tentavam explicar DE QUE é feito a matéria, e não a origem. Isso coube à abiogênises posteriormente. Q não é condizente à alternativa "C".

  • Ao saber do que é feito a matéria chega-se à origem. E no fim, vai se chocar com o mesmo problema da biogênese: quem ou o que foi o primeiro?
  • Essa questão faz mensão aos pré - sócraticos, mas precisamente a Talles de mileto que dizia que a causa principal da vida era a água. Tudo é um. Portanto, eles buscavam em elementos racionais para explicar a origem do mundo.

  • Uai gente, penso que são usadas metáforas sim, comparação=metáfora da explicação de como se deram as origens de acordo com a comparação com os elementos da natureza. Ex: Heráclito: fogo ( movimento/fluxo) o ser é mutável, efêmero etc

  • O surgimento da filosofia ocorreu através da tentativa de explicar a arché, elemento primeiro de todas as coisas,letra C.

  • Os primeiros filósofos buscavam explicar o mundo através da razão, e não mas através de mitos e deuses .

  • Conforme Nietzsche, o que ele fala realmente aconteceu: os pré socráticos tentaram explicar o mundo com uma ótica racional, abandonando explicações supérfluas que eram baseadas em mitologias e religiões. Dessa forma, encontraram nos elementos da Natureza o principio (Arché) da vida. Vale ressaltar que isso foi um grande passo nos estudos filosóficos.

    A respeito do cometária da Estudante DF, discordo em partes: é muito necessário entender sobre os pré socráticos para responder a questão, e não somente o texto e o pensando de Nietzsche.

    C

  • O Nietzsche fala do surgimento da filosofia e ruptura com o mito, ele deixa claro isso no segundo motivo. A filosofia surge assim como uma tentativa de justificar/explicar/esclarecer os fenomenos do mundo sem o uso de fabulações. em nenhum momento o texto deixa a entender que a agua é uma metafora de alguma coisa, o Tales considerava a agua como a verdadeira origem.

  • ALTERNATIVA C - A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.

    A Filosofia grega no início esteve preocupada com a origem das coisas, em especial da natureza. É essa uma das características que Nietzche percebe.

  • Período pré-socrático, também cosmológico, tem exatamente aquelas características que Nietzsche descreve:

    1 - Querem explicar a natureza baseando-se em fenômenos naturais, encontrados na natureza, de forma concreta. Perde espaço a explicação puramente sobrenatural e divina.

    2 - A maneira encontrada para fazer explicações sobre o mundo é a causalidade. Um fenômenos leva a outro por causa e efeito. Mas isso gera outro problema: de onde tudo veio? Qual a causa primeira, o primeiro princípio?

    3 - Do que se sabe dos escritos de Aristóteles (ele considera Tales foi o primeiro filósofo), Tales de Mileto escolheu a água (ou úmido) como elemento primeiro de onde todo o processo se desenvolveu. Os discípulos de Tales e outros pensadores de outras escolas tomaram outros elementos: ar, fogo, átomo, junção de elementos, etc.

    4 - Baseia-se na ideia de cosmos, de que existe um ordenamento racional para tudo.

    O importante não é a escolha da água em si, (trata-se da physis, que é um "elemento primordial eterno" do qual tudo brota, nasce) mas a ideia de pensar numa explicação do mundo de maneira mais profunda, que levasse a uma regra geral (cosmos) e que ainda fosse um elemento encontrado na natureza. Mais importante ainda é o aspecto crítico, em que a verdade ela pode ser investigada e rebatida, é a inauguração da "ciência" e por isso a sua importância. Nietzsche considerava os pré-socráticos os verdadeiros filósofos, em parte, porque eles não se separavam do mundo natural, ao contrário do que fará depois Sócrates / Platão em que o mundo sensível perde importância para ter no lugar o mundo das ideias.

    *No lugar de physis, MARCONDES, utiliza o conceito de arché (que significa "que vem antes").

    Fonte:

    MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Ed. Zahar. 2010.

    CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. Ed. Ática. 2000.

  • Letra C

    ...Em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo, porque o faz sem imagem e fabulação...

  • Letra C

    NIetzshe faz referência ao surgimento da filosofia através dos Pré-Socráticos que buscavam na natureza (physis) uma justificatica racional para a origem de tudo. Inicialmente, encontravam um elemento essencial (arkhé) como solução primordial.

  • aaaaaa ja errei essa questao duas vezes

  • Alguém me explica porque a B está errada?

  • Júlia, a alternativa B está errada por ter a palavra "metáfora". Os pré-socráticos buscavam o conhecimento de maneira racional.

  • Galera, Talles de Mileto realmente acreditava que a água era origem de todas as coisas, indo além de uma "metáfora". Acredito que, por isso, a B está incorreta


ID
2046232
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates não deixou escrito, seu pensamento é conhecido pelos diálogos de Platão, especialmente nas obras O banquete e Apologia de Sócrates, em que Sócrates é personagem central, e também pelos escritos de Xenófanes e Aristóteles. Com base nos conhecimentos sobre a teoria Socrática, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Sócrates busca a reflexão do que se acha que sabe , ele parte da Maiêutica, que leva o individuou a se questionar das próprias ideias pré-estabelecidas.

    LETRA C

    APMBB

  • A) Incorreta:

    Sócrates e seu discípulo, Platão, foram críticos ferrenhos aos sofistas pois, segundo eles, a técnica utilizada por eles não produzia saber, conhecimento, observando apenas o superficial.

    Gab: C

  • Maiêutica


ID
2191873
Banca
Marinha
Órgão
CapNav
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Há numerosas abordagens à verdade adotadas por filósofos da antiguidade. Sócrates empregava o método de perguntas e respostas na prática de sua filosofia. Que nome era dado a esse método de Sócrates?

Alternativas
Comentários
  • Método Socrático: processo de reflexão feita em diálogo

    Exortação -> Indagação -> Ironia -> MAIÊUTICA

    Alternativa: E

  • Sócrates criou um método diferente da Retórica, grande uso naquela época pelos sofistas, que tentava convencer as pessoas . A partir da Maiêutica , Sócrates pôde fazer com que as pessoas REFLETISSEM, REFUTASSEM AS IDEIAS PRÉ-ESTABELECIDAS.

    Tal método continha :

    Exortação = convidar o individuo

    Indagar/Ironia socrática = comportar-se como um ignorante/leigo sobre o assunto e começar o questionar.

    Maiêutica

    LETRA E

    APMBB

  • maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.

  • maiêutica o método com o qual Sócrates tornou-se reconhecido.

    A maiêutica é um método de investigação do conhecimento em que duas pessoas dialogam, onde o professor faz perguntas ao aluno e dessa maneira, o aluno encontra o conhecimento em si mesmo.

    Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto”, onde ele induzia os seus interlocutores a praticarem mentalmente a busca da verdade.


ID
2233273
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Agora, porém, partirá injustiçado se de fato for embora, mas não por nós, as leis, e sim pelos homens; mas se fugir depois de tão vergonhosamente revidar injustiça com injustiça e o mal com o mal, rompendo os seus pactos e acordos conosco e ferindo àqueles que menos deveria – a si mesmo e aos amigos, ao país e a nós – , ficaremos zangadas com você...

(PLATÃO, Críton. In MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. p. 25)


Com o argumento exposto no texto, Sócrates convence Críton de que, apesar da pena que recebe, sua recusa a fugir faz sentido. Sobre o argumento de Sócrates, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2233279
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“SÓCRATES: E agora, Mênon, vê que progressos ele já fez em termos de memória? De início não sabia que linha forma a figura de oito pés e mesmo agora não sabe, mas antes achava que sabia e respondeu confiante como se soubesse, sem ter consciência das dificuldades; ao passo que agora sente a dificuldade em que se encontra e, além de não saber, não acha mais que sabe.”

(PLATÃO. Mênon. In: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999, p. 35)


Dentre as características da filosofia socrática inferidas dos escritos de Platão, o trecho acima retrata

Alternativas
Comentários
  • se vocÊ estiver sábio, não tem motivos pra buscar a sabedoria

  •  Sócrates usava a arte da argumentação e o questionamento para por em dúvida as verdades absolutas. 


ID
2244493
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na primeira parte da Apologia de Sócrates, escrita por Platão, Sócrates apresenta a sua defesa diante dos cidadãos atenienses, afirmando que: “(...) considerai o seguinte e só prestai atenção a isto: se o que digo é justo ou não. Essa de fato é a virtude do juiz, do orador (...)” (PLATÃO, 2000\2003, p.4). A partir da análise do fragmento, qual é, segundo Sócrates, a virtude do juiz, do orador, a que se refere o texto em questão?

Alternativas
Comentários
  • 1. Para Sócrates qual deve ser a virtude do juiz e do orador?

    R: A virtude do juiz e o orador para Sócrates,era dizer a verdade.

    https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Perguntas-Socrates/70437298.html

  • Tergiversar significa oferecer uma versão dos fatos que não corresponde com a verdade. O termo tergiversação é sinônimo de manipulação, deformação, distorção ou alteração.

  • A - a virtude de quem julga não pode ser lidar com a mentira, talvez desmascarar a mentira. 

    B - o juiz deve julgar se o que o outro diz é falso ou verdadeiro, então, ele mesmo não pode mentir. 

    C - "Tergiversar" é oferecer uma versão dos fatos que não condiz à realidade.

    D - o juiz deve ter posição neutra. 

    E - o juiz deve ter posição neutra. 

    Gabarito: B


ID
2249575
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Platão, filósofo grego e um dos pensadores mais influentes da história da filosofia, deixou quase toda sua filosofia escrita em forma de diálogos. Na maioria deles, Sócrates é a personagem principal que debate com demais interlocutores os temas relevantes que constituem, de certa forma, o todo da filosofia de Platão. A forma de diálogo pode ser caracterizada como:

Alternativas
Comentários
  • Palavra-chave da resposta correta (C) : dialética


ID
2359765
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Filósofo grego e discípulo de Sócrates, Platão deixou Atenas depois da condenação e morte de seu mestre, sendo responsável por inúmeras obras, destacando-se:

Alternativas

ID
2361823
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Filósofo grego e discípulo de Sócrates, Platão deixou Atenas depois da condenação e morte de seu mestre, sendo responsável por inúmeras obras, destacando-se:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA LETRA (D)


ID
2364973
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Filósofo grego e discípulo de Sócrates, Platão deixou Atenas depois da condenação e morte de seu mestre, sendo responsável por inúmeras obras, destacando-se:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA LETRA (E)


ID
2411866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
Na Grécia Antiga, a filosofia confundia-se com a ciência, de modo que o pensamento de Sócrates enquanto filósofo é indissociável de sua atuação como cientista social intérprete da sociedade ateniense. 

Alternativas
Comentários
  • Na Grécia Antiga, a filosofia somente se funde à ciência com Aristóteles quando quando cria o método indutivo de ciência. Sócrates pavimentou o caminho para que o método se desenvolvesse plenamente com Aristóteles, com fundamentação e sistematização. Portanto, não se pode atribuir a Sócrates, apenas como precursor.

ID
2427841
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No início da primeira parte da “Apologia de Sócrates”, na qual este apresenta a sua defesa diante dos cidadãos atenienses acerca dos seus acusadores, podemos ler: “Contudo, não disseram nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro”. Qual alternativa a seguir se refere a tal mentira\calúnia atribuída contra Sócrates? Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2462695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates experimentara o filosofar como pólemos, isto é, o embate e combate pela evidência e verdade (aletheia), contra o perigo da aparência e da opinião (doxa). E pautara esse filosofar “polêmico” (no sentido acima) no exercício do diálogo. Do diálogo socrático fazia parte a ironia. “No uso comum, a palavra ironia tem uma gama infinita de sentidos. Mas em todos eles perpassa uma atitude mental que considera o conhecimento uma névoa que embacia e deforma a realidade. Nossa existência-no-mundo, formada a partir dessa névoa, torna-se terrivelmente mesquinha. O pensador irônico percebe a mesquinhez de tal existência. Sócrates foi mestre da ironia porque, na discussão das palavras, conduzia a todos à evidência e à convicção do ‘sei que nada sei’”.

Arcângelo R. Buzzi. Filosofia para principiantes: a existência humana no mundo. Petrópolis: Vozes, p. 82, 9.ª ed., 1998, p. 82 (com adaptações).


De acordo com as ideias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2555086
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Uma conversação de tal natureza transforma o ouvinte; o contato de Sócrates paralisa e embaraça; leva a refletir sobre si mesmo, a imprimir à atenção uma direção incomum: os temperamentais, como Alcibíades, sabem que encontrarão junto dele todo o bem de que são capazes, mas fogem porque receiam essa influência poderosa, que os leva a se censurarem. É sobretudo a esses jovens, muitos quase crianças, que ele tenta imprimir sua orientação.

BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1977.


O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    A dialética socrática era dividida em ironia e maiêutica, na qual há um debate entre posicionamentos distintos que são defendidos e contraditos posteriormente. O objetivo era gerar o “parto” das ideias, chegar a novos conhecimentos.

  • Excelente professor, excelente explicação e ótimo site! Amando aqui =)

  • ótima explicação 

  • Complementando o comentário excelente do Victor...

    A dialética é formada por três partes:

    1- Tese (a ideia)

    2- Antítese (a contradição dessa ideia)

    3- Síntese (o novo conhecido gerado dessas duas etapas)

  • Acredito que o diálogo socrático está mais relacionado à letra C, em razão da ironização das verdades ditas pelo interlocutor a fim de se chegar à maiêutica.

    Infelizmente, gabarito B

  • Letra B

    "Na dialética, o pensamento passa necessariamente por uma afirmação ou tese inicial, a construção de sua contradição, ou antítese dela, para se chegar a uma síntese."

  • Gabarito B

    O método socrático/dialética vinha da alteração constante de ideias e pensamentos, através da:

    Maiêutica → "Parto" das ideias;

    Ironia → Conjunto de perguntas constantes que levava a outra dúvida mostrando a ignorância em determinado assunto.

  • Quem relativizava o saber verdadeiro e valorizava a argumentação retórica eram os Sofistas, ao contrário de Sócrates, que acreditava na existência de uma verdade absoluta e alcançável, e na argumentação dialética.

  • a) a filosofia se contrapõe à tradição mítica, na medida em que busca explicações racionais para a natureza e para o homem

    b) gabarito

    c) sofismo

    d) sofismo

    e) pré-socráticos

    Nível de Dificuldade : Médio


ID
2612512
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates nada deixou escrito. Suas ideias foram divulgadas por seus discípulos Platão e Xenofonte. Nas conversas com seus discípulos, privilegia as questões morais. Aprendemos de Sócrates que o conhecimento resulta de uma busca contínua, enriquecida pelo diálogo, que corresponde ao filosofar.

Sócrates é responsável por um método dialógico que se compõe de dois momentos. As etapas do método socrático são:

Alternativas
Comentários
  • a ironia e a maiêutica.

  • "Maiêutica ou Método Socrático consiste numa prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo."


ID
2750878
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Se alguém me diz por que razão um objeto é belo, e afirma que é porque tem cor ou forma, ou devido a qualquer coisa do gênero – afasto-me sem discutir, pois todos esses argumentos me causam unicamente perturbação. Quanto a mim, estou firmemente convencido, de um modo simples e natural, e talvez até ingênuo, que o que faz belo um objeto é a existência daquele belo em si, de qualquer modo que se faça a sua comunicação com este. O modo por que essa participação se efetua, não o examino neste momento; afirmo, apenas, que tudo o que é belo é belo em virtude do Belo em si”.

Platão, Fédon.


Na obra filosófica de Platão, a convicção de Sócrates presente no texto representa

Alternativas
Comentários
  • Letra C: a crítica ao naturalismo, fundado na experiência sensível, e a fundamentação da metafísica platônica, fundada nas ideias (logoi).


ID
2750884
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo.

"Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum" [...].
Disponível em: <http://www.elivieira.com/2010/10/ti-mesmo-e-conheceras-todo-o-universo-e.html>. Acesso em: 28 set. 2015. Fragmento.

Esse fragmento ilustra a máxima de maior difusão do pensamento filosófico desenvolvido por Sócrates, no século V a.C., na Grécia. Sócrates teve o primeiro contato com essa máxima, que busca conhecer a verdade, através do autoconhecimento

Alternativas
Comentários
  • Letra B: no pórtico do templo de Apolo, localizado na região de Delfos.


ID
2773324
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito do método de Sócrates, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de maiêutica.

Alternativas
Comentários
  • Sócrates desenvolveu esse método para pegar os sofistas que acreditavam saber sobre tudo que existe no mundo. Basicamente , ele vai levar o sofistas a perceber que não sabe de tudo .

  • Maieutica- parto de ideias


ID
2801173
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates é um dos personagens mais conhecidos e influentes do pensamento ocidental. Embora não tenha deixado nada escrito, suas ideias foram redigidas por um de seus discípulos, Platão, que lhe atribui a seguinte máxima: “a única coisa que sei é que nada sei”. Com essa máxima, Sócrates expressa que o caminho do conhecimento

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão, tínhamos que ter um pouco de conhecimento sobre a Grécia Antiga. Resumidamente, os filósofos gregos buscavam o "Motor Gerador de Todas as coisas": conhecido, atualmente, como physis. Tales de Mileto, por exemplo, acreditava que a água era o elemento responsável pela origem de todas as coisas, assim como Pitágoras atribuía aos números essa tarefa. Essa forma de pensar foi atribuída à "COSMOGONIA": explicação da origem das coisas por meio do 'MITO'. Sócrates, no entanto, foi considerado precursor do pensamento 'RACIONAL', isto é, rompimento total com a mitologia. Essa ruptura preconizada por Sócrates, chamamos de 'COSMOLOGIA': explicação da origem das coisas de forma racional. A maioria dos registros, e das informações que temos sobre Sócrates vêm dos manuscritos de Platão, discípulo de Sócrates. Sócrates prezava pelo conhecimento verdadeiro, por isso era radicalmente contra os Sofistas, que treinavam seus discípulos para terem uma boa retórica e oratória a fim de convencer, e não encontrar o conhecimento verdadeiro. Sócrates usava da ironia e maiêutica para chegar até a verdade. Ele acreditava que através desses métodos podia-se encontrar o saber epistêmico, evitando a 'DOXA': opinião, que não necessariamente é um conhecimento verdadeiro.

    Portanto, para Sócrates a opinião(DOXA) não representa o conhecimento verdadeiro, assim ficamos com a alternativa C.

    Abç!

  • Gabarito: Letra "C" desconsidera a opinião sobre assunto que se ignora.

  • Cheiro de Enem

  • Errei de novo.

    Letra a: errada. Nessa frase, o autor reconhece sua ignorância, o defeito é seu, e não da impossibilidade de se conhecer algo de forma geral

    Letra b: errada. Sócrates dizia isso diante de discussões sobre conceitos, mas não para afirmar que a prática resolveria as questões, pelo contrário, ele se propunha a considerar ideias amplas, como sobre a justiça. 

    Letra c: correta. Sócrates quer dizer com essa frase que não dará opinião sobre algo que não conhece com profundidade.

    Letra d: errada. Essa alternativa afirma o contrário do que defendia Sócrates. Nela se diz que se deve dar opinião mesmo sobre uma matéria ignorada.

    Letra e: errada. . Sócrates não discutia a limitação do conhecimento. 

    Gabarito letra C.


ID
2844124
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates, Giordano Bruno e Galileu foram pensadores que defenderam a liberdade de pensamento frente às restrições impostas pela tradição. Na Apologia de Sócrates, a acusação contra o filósofo é assim enunciada:

Sócrates [...] é culpado de corromper os moços e não acreditar nos deuses que a cidade admite, além de aceitar divindades novas (24b-c).

Ao final do escrito de Platão, Sócrates diz aos juízes:

Mas, está na hora de nos irmos: eu, para morrer; vós, para viver. A quem tocou a melhor parte, é o que nenhum de nós pode saber, exceto a divindade. (42a).
(PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2001. p. 122-23; 147.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a disputa entre filosofia e tradição presente na condenação de Sócrates, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Uma vida sem refletir n vale a pena ser vivida!


ID
3288277
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet: http://www.infoescola.com/ .

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.

Sócrates e Platão estavam mais interessados na dimensão ética e política da filosofia. Assim, a preocupação com a epistemologia foi retomada, de fato, por Aristóteles.

Alternativas
Comentários
  • Na alegoria da caverna, por exemplo, estão presentes duas teorias, a saber: uma epistemológica (teoria das ideias) e outra política (o poder ou uso do conhecimento adquirido).


ID
3331957
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Mais de um século depois de _______________ vamos encontrar na cidade grega de Atenas______________, provavelmente o mais famoso nome não apenas da cultura grega, mas de toda a Filosofa, tal como ocorre em relação aos primeiros filósofos não temos nenhum registro escrito das doutrinas que ______________ professava .Os motivos, porém, são bastante diferentes. Enquanto os escritos do primeiro simplesmente perderam-se em algum ponto da história, os do segundo não herdamos obra alguma porque este durante toda a sua vida recusou-se a registrar por escrito seus pensamentos, entre outros motivos, por desconfiar da validade filosófica da palavra escrita”.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Tales de Mileto fazia parte dos pré-socráticos, que veio antes de Sócrates, logo após um seculo surgiu Sócrates.

    Sócrates não aceitava considerar os sofistas como filósofos pela forma como eles exerciam essa função, e por revolucionar o pensamento filosófico foi sentenciado a morte, com isso como afirma na questão, não existe escritos sobre suas doutrinas, até porque ele gostava de ensinar questionando a pessoa.

  • A alternativa E está errada, pois o certo seria; Tales de Mileto, Sócrates, Platão.

  • Lembrando que Sócrates não tenha deixado nada escrito da para matar a questão.

    Gab: E

  • Platão foi o responsável por replica o conhecimento de Sócrates, pois ele mesmo não deixou nenhuma escritura .


ID
3676099
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo:


Sem dúvidas há uma relação estreita entre a filosofia e a educação, como podemos perceber no método _______________ de ensino, que consiste em induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades. Assim como as parteiras auxiliam as mães a “darem a luz” às suas crianças, os professores deveriam atuar de tal forma que conseguissem conduzir seus discípulos a descobrirem e conhecerem a sabedoria por seus próprios meios. O método mencionado se tornou historicamente conhecido como _______________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Pensamento do Sócrates e método conhecido como  maiêutica.

    Sem dúvidas há uma relação estreita entre a filosofia e a educação, como podemos perceber no método ___SOCRÁTICO___ de ensino, que consiste em induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades. Assim como as parteiras auxiliam as mães a “darem a luz” às suas crianças, os professores deveriam atuar de tal forma que conseguissem conduzir seus discípulos a descobrirem e conhecerem a sabedoria por seus próprios meios. O método mencionado se tornou historicamente conhecido como ___MAIÊUTICA_. 

  • SÓCRATES, MAIÊUTICA, PARTOS DA IDEIAS. DÁ A LUZ A NOVAS IDEIAS


ID
3782305
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em um importante trecho da sua obra Metafísica, Aristóteles se refere a Sócrates nos seguintes termos:

Sócrates ocupava-se de questões éticas e não da natureza em sua totalidade, mas buscava o universal no âmbito daquelas questões, tendo sido o primeiro a fixar a atenção nas definições.

Aristóteles. Metafísica, A6, 987b 1-3. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.


Com base na filosofia de Sócrates e no trecho supracitado, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3788380
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Difícil caracterizar o estilo de Sócrates. Os próprios antigos lhe forjaram uma palavra sob medida, eirôn (de onde vem a palavra ironia), que deixa o tradutor moderno tão perplexo quanto o etimologista antigo. Traduzamos, para simplificar, por ‘aquele que se pretende ignorante’, que ‘diz menos do que parece pensar’; portanto, ‘finório’, se tomarmos pelo lado pior, como Aristófanes, ou ‘reservado’, se seguirmos Platão e Aristóteles. Mas também ‘ingênuo’, se admitirmos sem discussão o que ele diz de si mesmo, ou ‘dissimulado’, se não acreditarmos nisso” (WOLF, F. SócratesO sorriso da razão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987).


Analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas

ID
3788383
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

De acordo com muitos interpretes, Sócrates (470-399 a.C.) é considerado o primeiro filósofo da ética. Qual das alternativas abaixo NÃO caracteriza corretamente seu pensamento.

Alternativas

ID
3793591
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Com efeito, eu (tal como os outros Helenos) tenho os atenienses na conta de sábios. Ora, bem vejo que quando nos reunimos na Assembleia, sempre que for preciso que a cidade realize algo na área da construção civil são convocados os arquitetos, para se pronunciarem sobre o assunto. E, quando é na área da construção naval, os armadores, e assim com todas as matérias que se creem susceptíveis de serem ensinadas e aprendidas. Mas, se alguma outra pessoa, que eles não consideram como sendo especialista, pretender pronunciar-se nestas matérias, por mais belo, rico ou nobre que seja, não lhe aceitam qualquer opinião e ainda fazem troça e barulho, até que aquele que tencionava falar tome a iniciativa de se calar, face ao barulho, ou até que os archeiros o arrastem e o prendam, por ordem do magistrado presidente. É assim que eles procedem, tratando-se de matérias que consideram técnicas. Pelo contrário, sempre que for preciso resolver algo relativo ao governo da cidade, sobre essa matéria levanta-se e dá a sua opinião, indiferentemente, carpinteiro, ferreiro ou curtidor, mercador ou marinheiro, rico ou pobre, nobre ou plebeu, e ninguém lhes põe as objecções dos casos anteriores: nunca aprendeu ou nunca ninguém lhe ensinou nada sobre a matéria em que tenciona dar opinião. É óbvio que não creem que essa arte possa ser ensinada”. (PLATÃO, Protágoras, 319b-d. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/index.htm. Acesso em: 04/out/2016).

Na citação do “Protágoras” de Platão, o filosofo Sócrates descreve o funcionamento da democracia ateniense. Neste sentido, considera-se que:

Alternativas

ID
3808507
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A tradição filosófica, desde Sócrates, fundamentou-se no princípio racional como objetivo de uma vida feliz. Nessa perspectiva, Marcia Tiburi escreve que “é preciso lembrar que a felicidade era, em Aristóteles, um ideal ético da vida. A vida ética era a vida justa, boa, corretamente vivida por um cidadão, alguém que sabia de seu papel na sociedade, que ao pensar em si levava em conta o todo: família, amigos, sociedade, natureza. Aristóteles chamava a felicidade de eudaimonia. Palavra que continha o termo daimon, espécie de espírito interior, guardião da intimidade, do valor pessoal de cada um. Este ideal de felicidade era diferente do que apareceu depois com Epicuro, o filósofo da escola Jardim, que tratou a felicidade como hedonismo. Hedoné era a palavra grega para significar o prazer. Não o mero prazer da carne, mas também o do espírito. Para Aristóteles, porém, a felicidade tinha uma relação maior com a justiça”.
Fonte: TIBURI, Marcia. A felicidade é coletiva. Revista Vida Simples, São Paulo, abr./mar. 2007.

A autora mostra que a diferença entre a concepção de felicidade em Aristóteles (eudaimonia) e a concepção de felicidade em Epicuro (hedoné), se estabelece quando:

Alternativas

ID
3823618
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates foi julgado e condenado à morte pelo tribunal da cidade de Atenas por volta do ano de 399 a.C. O filósofo fez a sua defesa no tribunal ateniense, procurando refutar seus acusadores:
Cidadãos atenienses, eu vos respeito e vos amo, mas enquanto eu respirar e estiver na posse de minhas faculdades, não deixarei de filosofar e de vos exortar ou de instruir cada um, dizendo-lhe, como é meu costume: – Ótimo homem, tu que és cidadão de Atenas, da cidade maior e mais famosa pelo saber e pelo poder, não te envergonhas de fazer caso das riquezas, para guardares quanto mais puderes e da glória e das honrarias, e de não fazer caso da sabedoria, da verdade e da alma?
(Platão. Apologia de Sócrates, 1969. Adaptado.)

O sentido que Sócrates dava à razão pode ser relacionado, no aspecto político, com a implantação, em Atenas, da

Alternativas
Comentários
  • platao era contra a democracia a qual matou o socrates


ID
3824632
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Tomemos o exemplo de Sócrates: é precisamente ele quem interpela as pessoas na rua, os jovens no ginásio, perguntando: “Tu te ocupas de ti?” O deus o encarregou disso, é sua missão, e ele não a abandonará, mesmo no momento em que for ameaçado de morte. Ele é certamente o homem que cuida do cuidado dos outros: esta é a posição particular do filósofo.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

O fragmento evoca o seguinte princípio moral da filosofia socrática, presente em sua ação dialógica:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A Examinar a própria vida.

    Sócrates foi um dos primeiros filósofos a ter pensamentos humanistas, olhar para dentro de si.

  • Aporia. É uma contradição insolúvel, ou uma dificuldade impossível, para o pensamento. Por exemplo, a questão da origem do ser é uma aporia: porque toda origem supõe o ser, e portanto, não poderia ser explicada. A aporia é uma espécie de enigma, mas considerado de um ponto de vista mais lógico do que mágico ou espiritual. É um problema que renunciamos a resolver, pelo menos provisoriamente, ou um mistério que nos recusamos a adorar. (1) (1) COMTE-SPONVILLE, André. Dicionário Filosófico. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • O trecho da questão, citado de Michel Foucault, evoca uma das característica do método socrático do fazer filosófico, a maiêutica. Sócrates ficou conhecido por questionar as pessoas em Atenas acerca de seus ditos conhecimentos e, através do diálogo, conduzir a investigação até o reconhecimento de falhas no que parecia estabelecido. Era assim que Sócrates discutia justiça com juízes, o belo com artistas e sempre demonstrava equívocos na fundação de tais concepções, pois as mesmas não podem ser simplesmente mantidas através do discurso, ou seja, do sofisma. O caminho, segundo Sócrates, era conhecer a si mesmo, conforme dizia a inscrição no portal do Oráculos de Delfos que o considerou como o homem mais sábio do mundo.

    A resposta é letra A.
  • Letra A

    A introspecção é o característico da filosofia de Sócrates. E exprime-se no famoso tema conhece-te a ti mesmo - isto é, torna-te consciente de tua ignorância - como sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude. E alcançava em Sócrates intensidade e profundidade tais, que se concretizava, se personificava na voz interior divina do gênio ou demônio.

  • "Ele é certamente o homem que cuida do cuidado dos outros."

    Ele quem!? deus ou Sócrates? Eu realmente não entendo as questões de humanas. :-(

  • "Tomemos o exemplo de Sócrates: é precisamente ele quem interpela as pessoas na rua, os jovens no ginásio, perguntando..."

    O fragmento evoca o seguinte princípio de Sócrates:

    Examinar a própria vida.

    Puts, questão sem pé nem cabeça.

  • aporia é algo insolúvel, sem respostas. e na verdade ele as queria,

  • Gabarito A

    Aporia: Incerteza ou hesitação diante do que se pretende dizer.

  • O ENUNCIADO PERGUNTA:

    "O fragmento evoca o seguinte princípio moral da filosofia socrática, presente em sua ação dialógica:

    Dialógica = diálogo = conversa = fala

    Então o fragmento dialógico seria quando Sócrates fala, ou seja " Tomemos o exemplo de Sócrates: é precisamente ele quem interpela as pessoas na rua, os jovens no ginásio, perguntando: “Tu te ocupas de ti?” "

    "Tu te ocupas de ti?" = "Você pensa/examina sua vida?"

  • Por que não poderia ser "Ironizar o seu oponente."?

  • o princípio de Sócrates é justamente o autoconhecimento, voltar para si, reconhecer o não saber, ou seja, examinar a própria vida.

    a questão pode gerar confusão na opção b q usa o termo ironizar que está presente no método socrático, mas ironia está relacionado ao questionamento de uma opinião sobre determinado assunto, e no texto não tem nenhum assunto explícito, apenas uma indagação. Sem contar que o termo oponente não é muito adequado já que Sócrates não tinha como objetivo "vencer" um debate e sim acrescentar e alcançar a maiêutica

  • Sócrates e a Maiêutica "perguntando: 'Tu te ocupas de ti?' O deus o encarregou disso, é sua missão, e ele não a abandonará, mesmo no momento em que for ameaçado de morte. "Qual o princípio moral da filosofia socrática, presente em sua ação dialógica, o fragmento evoca ? Examinar a própria vida. Sócrates ficou conhecido por questionar as pessoas em Atenas acerca de seus ditos conhecimentos e, através do diálogo, conduzir a investigação até o reconhecimento de falhas no que parecia estabelecido, o caminho, segundo Sócrates, era conhecer a si mesmo, conforme dizia a inscrição no portal do Oráculos de Delfos que o considerou como o homem mais sábio do mundo. E ,assim, o princípio evocado não é ironizar (perguntar) o seu oponente, pois como saber o que perguntar sem conhecer a si?, e nem debater visando a aporia(dúvida), pois não tem como reconhecer falhas sem testar (perguntar) 

  • embora Sócrates, de fato, fizesse uso da ironia em seus debates, não há ironia no fragmento; também não se trata, na filosofia socrática, de ter um "oponente". Sócrates não queria "vencer" o debate, a sua proposta era a de que o interlocutor percebesse, por si só, a verdade.

    Gabarito : (A)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Socrátes através da maiêutica incentivava os jovens a buscarem o autoconhecimento= EXAMINAR A PRÓPRIA VIDA.

  • Aporia é definida como uma dificuldade, impasse, paradoxo, dúvida, incerteza ou momento de contradição que impedem que o sentido de um texto ou de uma proposição seja determinado. Ao estudo das aporias designa-se de aporética; dificuldade ou dúvida racional decorrente da impossibilidade objetiva de obter resposta ou conclusão para uma determinada indagação filosófica.

  • Sócrates:

    Tu te ocupas de ti?

    Eu:

    Ah, vai cuidar da tua vida!

    Quando alguém vier se intrometer na minha vida usarei Sócrates!


ID
3900604
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates buscou verdades absolutas, enquanto os sofistas, por sua vez, afirmaram que a verdade era construída pela linguagem, logo, para eles, todo conhecimento era relativo.
“Embora em sua época tenha sido confundido com os sofistas, Sócrates travou uma polêmica profunda com estes filósofos. Ele procurava um fundamento último para as interrogações humanas (O que é o bem? O que é a virtude? O que é a justiça?)”.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2017. p. 284

Com base nas considerações e no excerto acima, diz-se que Sócrates buscava principalmente

Alternativas
Comentários
  • B verdades morais.

     (O que é o bem? O que é a virtude? O que é a justiça?)”


ID
3910522
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias verdades, que deu origem ao método pedagógico que permite ao professor dirigir as pesquisas do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, também é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • A maiêutica seria uma espécie de "partejamento" do conhecimento.

  • método socrático que consiste na multiplicação de perguntas, induzindo o interlocutor na descoberta de suas próprias verdades e na conceituação geral de um objeto.

  • Letra E maiêutica


ID
4022167
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

— Imagina o seguinte. Se um homem descesse de novo para o seu antigo posto, não teria os olhos cheios de trevas, ao regressar subitamente da luz do Sol? E se lhe fosse necessário julgar daquelas sombras em competição com os que tinham estado sempre prisioneiros acaso não causaria o riso, e não diriam dele que por ter subido ao mundo superior, estragara a vista, e que não valia a pena tentar a ascensão? E a quem tentasse soltá-los e conduzi-los até cima, se pudessem agarrá-lo e matá-lo, não o matariam?

(Platão. A república, 1993. Adaptado.)

O texto, uma passagem da “Alegoria da Caverna”, pode estar se referindo, implicitamente, ao julgamento e execução de Sócrates na cidade de Atenas. A passagem descreve o retorno à caverna do homem que, liberto, conheceu a verdadeira realidade. Esse homem representa, metaforicamente, o filósofo na pólis como um indivíduo

Alternativas
Comentários
  • C

    incômodo socialmente, orientado por conhecimentos arduamente adquiridos.

  • GAB-C

    incômodo socialmente, orientado por conhecimentos arduamente adquiridos.

    O tempo é o melhor autor; sempre encontra um final perfeito.


ID
4024945
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“A Estética, enquanto reflexão filosófica, busca compreender, num primeiro momento, o que é beleza, o que é belo. A preocupação com o belo, com a arte e com a sensibilidade” é própria da reflexão estética. Não se trata de “uma discussão de preferências, simplesmente com o fim de uniformizar os gostos. Então, ela não poderá ser normativa, determinando o que deve ser, obrigatoriamente, apreciado por todos.” (Filosofia. Vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 272). Ainda assim, a tentativa de uma definição do belo vem acompanhando a História da Arte há muito tempo, sendo correto afirmar que

Sócrates, já na antiguidade, lançava mão de um conceito familiar aos tempos modernos, algo como uma estética funcionalista, ao associar o belo ao útil pois, para ele, sempre que um objeto cumpria sua função era belo. Desta forma, o filósofo refletia, em parte, o pensamento artístico grego.

Alternativas

ID
4110322
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates é considerado um dos filósofos mais importantes de todos os tempos. Na Grécia Antiga, por volta do século V, ele mudou o foco da filosofia, que se ocupava com o estudo da natureza para o conhecimento do homem. Ele adotou para a sua prática filosófica a inscrição do portal do Oráculo de Delfos, templo dedicado ao deus Apolo: “Conheça-te a ti mesmo e conhecerás o mundo e os deuses”. Desse modo, considerou o conhecimento de si pelo homem uma perspectiva fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico, pois, no seu entendimento, o sujeito que busca conhecer a natureza precisa antes conhecer a sua própria natureza. Nesse sentido, uma das perguntas mais importantes e também mais complexas passou a ser: Quem sou eu? A formação da nossa identidade é um ato filosófico, porquanto a filosofia nos assegura o pensamento rigoroso e reflexivo.

Seguindo essa linha de entendimento, encontramos definições sobre o que o homem é. Para Aristóteles, por exemplo, o ser humano é

Alternativas
Comentários
  • C - um “animal racional” e um “animal político”.


ID
4198939
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Talvez [...] a verdade nada mais seja do que uma certa purificação das paixões e seja, portanto, a temperança, a justiça, a coragem; e a própria sabedoria não seja outra coisa do que esse meio de purificação.”


                                                                                                      PLATÃO. Fédon, 69b-c, adaptado.

Nessa fala de Sócrates, a “purificação” das paixões ocorre na medida em que a alma se afasta do corpo pela “força” da sabedoria. Com base nisso, assinale a afirmação FALSA.

Alternativas
Comentários
  • A) eliminação?

  • -virtude, esse meio-termo (vícios excessos e falta), também conhecido como mediana, justo meio ou justa medida, corresponde a um modo de agir marcado pelo equilíbrio e pela moderação 

  • A alternativa A é a incorreta, pois se apresenta de modo extremo com termos como ''eliminação'', e também a virtude não é a eliminação e sim a moderação das paixões.

    LETRA A

    APMBB


ID
4200427
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito da célebre frase “só sei que nada sei”, atribuída ao filósofo grego Sócrates, marque com V as interpretações adequadas e com F as inadequadas.

( ) Trata-se de uma afirmação que demonstra o descompromisso de Sócrates com o saber da época.
( ) Representa o descontentamento de Sócrates com os sofistas que afirmavam certezas sobre a origem do cosmos.
( ) Representa a atitude humilde de quem, mesmo sendo considerado um sábio, reconhece a própria ignorância, isto é, reconhece que aquilo que sabe é muito pouco ou quase nada em relação a tudo que não sabe.
( ) Dela podemos extrair uma lição segundo a qual o ponto de partida para o conhecimento é a tomada de consciência da própria ignorância, na medida em que aquele que sabe que não sabe, está mais perto do saber do que aquele que julga saber tudo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro passo para a sabedoria, é admitir sua própria ignorância e não devemos ficar tristes ou desapontados por isso.

    Letra D

  • Os sofistas n possuíam verdade, pelo contrário, afirmavam que ela era relativa.

ID
4200439
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

É comum se afirmar que Sócrates era um filósofo dado ao diálogo e que se encontrar com ele para debater era sempre uma atividade de risco. Isso porque a forma dialogal preferida desse pensador consistia em colocar em prática a sua Maiêutica, cuja primeira parte era a Ironia. Essa Ironia Socrática deve ser interpretada como

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que Sócrates contestava o saber, e queria que os outros também contestase


ID
4204204
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre o filósofo Sócrates, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • C: Embora Sócrates tenha difundido o método da maiêutica e da ironia, não foi ele autor dessa metodologia, mas sim seu discípulo, Platão.

  • A alternativa correta é a LETRA C,

    Sócrates é o autor do método dialético, que foi desenvolvido para contradizer as doxas elaboradas pelos sofistas, os quais eram considerados mestres culturais por transmitir o conceito retórico.


ID
4211074
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia, abaixo, uma passagem do diálogo de Platão, intitulado Fédon, em que Sócrates expõe a Símias sua teoria da verdade:


“SÓCRATES – Quando é que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, quando ela deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente.

SÍMIAS – Dizes uma verdade.

SÓCRATES – Não é, pois, no ato de raciocinar, e não de outro modo, que a alma apreende, em parte, a realidade de um ser?

SÍMIAS – Sim”.


PLATÃO. Fédon, 65b-c. Tradução de Jorge Paleikat e João
da Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972. Coleção Os
Pensadores.


Com base nessa passagem do diálogo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Platão: verdade através da RAZÃO. Os nossos sentidos nos enganam com falsas cópias
  • A verdade está por trás da realidade sensitiva. O mundo sensível é o espelho infiel e traduz cópias imperfeitas sobre as formas encontradas no mundo inteligível, de Platão. Portanto, a verdade encontrada no mundo das ideias é, automaticamente, verdade no mundo sensível e, contudo, a verdade das percepções sensíveis não equivalem ao mesmo. Gabarito C


ID
5017606
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento. A consequência disso era que, devido à influência dos sofistas, as decisões políticas na Assembleia estavam sendo tomadas não com base em um saber, ou na posição dos mais sábios, mas na dos mais hábeis em retórica, que poderiam não ser os mais sábios ou virtuosos.

(Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2010.)


De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito

Alternativas
Comentários
  • No trecho acima podemos perceber a importância do discurso em uma sociedade democrática. Nesse contexto, como se pode entender a retórica e a oratória como artes do discurso? Qual é a importância do exercício argumentativo em sala de aula?

    Oratória e Retórica possuem estreita relação num discurso, pois ambas se referem a arte do bem falar e no ato de falar existe poder e este seduz e nos faz seduzidos por ser fruto de um movimento complexo que envolve valores, desejos e paixões.

    Por meio da fala, das palavras utilizadas, o orador revela aspectos emocionais e racionais constrói junto aos ouvintes, os valores e as verdades que serão ou não aceitos em um determinado contexto sócio histórico-cultural de uma determinada sociedade.

    poder da oratória e da retórica, portanto, está inteiramente ligada ao persuadir e ao convencer. Ao ouvir um bom orador, as suas palavras são como dardos penetrantes, que modificam o modo de pensar, de sentir e de agir. É a força da palavra que pode criar, destruir ou sedimentar valores, crenças e hábitos.

    importância do exercício argumentativo em sala de aula está em permitir aos alunos a compreensão de conceitos, na medida em que exige um pensamento mais organizado e persuasivo, diante dos discursos de verdades e de saberes-poderes, amplamente utilizados na escola.

    organização do pensamento por meio da sistematização dos conceitos e o estabelecimento de relações entre eles promove, ainda, o desenvolvimento de competências e habilidades investigativas, bem como um posicionamento crítico diante de diversos temas.

    Brainly

  • Devido à habilidade discursiva dos sofistas, seu poder de convencimento se impunha nos debates pela forma, não pelo conteúdo que deveria expressar um verdadeiro esforço intelectual, defendido por Sócrates e ensinado por seu método, a maiêutica. Segundo o filósofo, ao se dedicar somente à forma do discurso, estes sofistas eram convincentes a ponto de ganhar a atenção dos membros da Assembleia que, por sua vez, tomavam decisão de impacto na vida de todos. Essa era a grande crítica de Sócrates, segundo o texo.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Sócrates eram estritamente contra os Sofistas, ele alegava que os Sofista tinham a arte da argumentação, mas não necessariamente eram sábios em tomadas de decisões para a sociedade.

    Alt C

  • Sócrates acreditava em uma verdade objetiva, única e absoluta, ao contrário dos sofistas, que eram relativistas. Para estes, a verdade era subjetiva, relativa, podendo prevalecer aquela proferida por quem tem o melhor discurso.


ID
5032546
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Há um tempo, belas e boas são todas as ações justas e virtuosas. Os que as conhecem nada podem preferir-lhes. Os que não as conhecem, não somente não podem praticá-las como, se o tentam, só cometem erros. Assim praticam os sábios atos belos e bons, enquanto os que não o são só podem descambar em faltas. E se nada se faz justo, belo e bom que não pela virtude, claro é que na sabedoria se resumem a justiça e todas as mais virtudes.


XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Apud CHALITA, G. Vivendo a filosofia. São Paulo: Ática, 2005.


Ao fazer referência ao conteúdo moral da filosofia socrática narrada por Xenofonte, o texto indica que a vida virtuosa está associada à

Alternativas
Comentários
  • Sócrates, considerado pelo Oráculo de Delfos o homem mais sábio de sua época, desenvolveu um método de diálogo, a maiêutica, no qual conduzia seus interlocutores a confrontarem os limites de seus conhecimentos que, em muitos casos, acreditavam dominar. Essa é a essência da moral socrática presente nos "diálogos socráticos", escritos por Platão, seu discípulo. O que Sócrates desejava demonstrar era que somente a busca sincera pela verdade, pelo justo, pelo bom e pelo belo, permitiria uma vida correta. 


    Resposta, letra E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • Sócrates defendia que a busca sincera pelo justo, belo, bom e pela verdade seria a única forma de alcançar a vida correta e virtuosa.

  • não entendi essa questão

  • GABARITO: E   Xenofonte foi um dos discípulos de Sócrates e o retrata como a figura que representa o ideal de vida ética (o spoudaios) - ser humano de nobre caráter que está interessado em tornar excelentes os seus concidadãos e que, para isto, oferece a sua conduta como o exemplo da vida virtuosa e a verdade é virtude em Sócrates.

  • No "rodapé" da questão ele cita o filósofo Sócrates, o qual NÃO é conhecido pelo foco em seus prazeres momentâneos para ter em vista a serenidade da alma (b), satisfação dos desejos NUNCA foi o foco de Sócrates (d), nem mesmo a alternativa (c), Sócrates não vê o sofrimento como o encontro de uma felicidade, mas sim a aproximação do indivíduos para com suas virtudes e o afastamento dos seus vícios (tudo aquilo que lhe faz mal, neste caso, o sofrimento), logo, a alternativa E é a correta, afinal, Sócrates era totalmente a favor da verdade (e é esse um dos motivos pelas quais faz uma crítica aos Sofistas - argumentação retórica, pois não tinha o foco na verdade, mas sim, na oralidade como forma correta de se agir).

  • A) Ética franciscana

    B) Ética estoica

    C) Filosofia pré-socrática

    D) Ética utilitarista

    E)

  • Sócrates, considerado pelo Oráculo de Delfos o homem mais sábio de sua época, desenvolveu um método de diálogo, a maiêutica, no qual conduzia seus interlocutores a confrontarem os limites de seus conhecimentos que, em muitos casos, acreditavam dominar. Essa é a essência da moral socrática presente nos "diálogos socráticos", escritos por Platão, seu discípulo. O que Sócrates desejava demonstrar era que somente a busca sincera pela verdade, pelo justo, pelo bom e pelo belo, permitiria uma vida correta. 

    Resposta, letra E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • O foco da filosofia Socrática é o ser humano e a sua busca pela verdade, ainda que não haja uma verdade absoluta. Para o mesmo, a forma de buscar conhecimento é através do diálogo.

  • Alternativa correta (E) Sócrates totalmente a favor da verdade, busca pelo justo e conhecimentos.

  • "na sabedoria se resumem a justiça e todas as mais virtudes" = é somente com sabedoria que o homem é capaz de ter ações justas e virtuosas = a vida virtuosa está associada à persecução da verdade como forma de agir corretamente


ID
5042761
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sócrates de Atenas foi e ainda é um dos nomes mais importantes da filosofia. Viveu durante o período clássico da civilização grega. Ele tinha um modo bastante peculiar para produzir sua filosofia, transitava pela cidade questionando seus concidadãos. A formulação de suas questões é fundamental para entendermos como funciona a filosofia, pois Sócrates não questionava se determinada coisa é bela ou justa, mas o que é a beleza ou o que é a justiça.

Assinale a alternativa que corresponde à importância desse modo de questionar.

Alternativas
Comentários
  • A preocupação central de Sócrates não era em saber a opinião de qualquer pessoa sobre algo, mas se compreendiam a essência, o verdadeiro significado desse algo. Sócrates praticava a maiêutica, técnica de diálogo caracterizada por uma sequência de questionamentos que acabava por conduzir seu interlocutor a reconhecer sua ignorância sobre determinado assunto que estivesse em debate. 


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Sócrates acreditava na possibilidade de se chegar à essência das coisas, evitando-se a doxa (opinião) para alcançar a episteme (conhecimento). Nessa toada, temos como gabarito a alternativa A.

    Bons estudos!

  • A preocupação central de Sócrates não era em saber a opinião de qualquer pessoa sobre algo, mas se compreendiam a essência, o verdadeiro significado desse algo. Sócrates praticava a maiêutica, técnica de diálogo caracterizada por uma sequência de questionamentos que acabava por conduzir seu interlocutor a reconhecer sua ignorância sobre determinado assunto que estivesse em debate. 

    Gabarito: Letra A.


ID
5115361
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O período grego, do século VI, permitiu que o cidadão grego fosse livre em seu pensamento e essa liberdade de expressão foi importante para o desenvolvimento da filosofia ocidental, onde o homem pode refletir mais e usar o seu raciocínio crítico.

Quanto à liberdade para Sócrates podemos afirmar:

Alternativas