-
Gabarito letra A
As variáveis incontroláveis são aquelas que independem da ação da empresa e provocam substanciais alterações de mercado. Representam um conjunto de oportunidades e ameaças. Exemplos; economia, tecnologia, legislação, cultura, política e governo.
Fonte: Administração e Planejamento estratégico. Paulo Sertek
-
PLANOS DE CONTIGÊNCIA
Definem as respostas da empresa a serem adotadas em caso de emergência ou contratempos. Para desenvolver planos de contingência, os planejadores devem identificar os valores incontroláveis, como a recessão, inflação, desenvolvimento tecnológico ou os acidentes, podem ser definidos para possíveis demissões, orçamento e esforço de vendas de emergência. Os estudos estimam que pouco menos de um quarto de todas as pequenas empresas sobrevive à perda do seu mais importante administrador - o fundador. Desenvolver um plano de contingência pode auxiliar os outros empregados da empresa a saber o que fazer para manter a companhia operando.
http://amigonerd.net/humanas/administracao/planejamento-3
-
Tendo sido empresário, acredito que a alternativa C também está correta. Os custos fixos são considerados variáveis incontroláveis, haja vista dependerem de influência externa, exemplo: custo de determinadas matérias-primas. Se a organização tiver que comprar um produto que tenha um só fornecedor com preço fixo, o comprador não terá controle sobre esta variável.
Gabarito LETRA A:
-
Desenvolvimento Tecnológico é considerado variável incontrolável porque estamos sujeitos as ferramentas da tecnologia e se essas "caem" ou dão pane leva tempo e custo para serem consertadas e toda uma produção pode ser prejudicada por conta disso.
-
LETRA A
Para responder a questão basta identificar variáveis controláveis e incontroláveis.
a) o desenvolvimento tecnológico. incontrolável
b) os benefícios. controlável
c) os custos fixos. controlável
d) as rotinas. controlável
e) as compras de matéria-prima. controlável