-
ERRADO
Para que exista monopólio natural, a função custo da firma NÃO deve ser aditiva.
-
Monopólio Natural
O monopólio natural é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos elevados e os custos marginais são muito baixos. Caracterizados também por serem bens exclusivos e com muito pouca ou nenhuma rivalidade.
Esses mercados são geralmente regulamentados pelos governos e possuem prazos de retorno muito grandes, por isso funcionam melhor quando bem protegidos.
TV a cabo, distribuição de energia elétrica ou sistema de Fornecimento de Água são exemplos característicos de monopólios naturais, ainda que na atualidade haja concorrência nesses setores.
-
Alguém sabe explicar ??
-
Nas condições de concorrência, o mercado é o mais eficiente alocador de recursos, condições estas que não existem nos casos das “network Industries” que constituem monopólios naturais. Tais mercados são caracterizados por terem uma função sub-aditiva de custos e, em alguns casos, rendimentos crescentes de escala. Um caso típico é o dos serviços básicos de infra-estrutura, entre os que se inclui a transmissão de energia elétrica. Para os casos de serviços monopolistas surge a necessidade de se estabelecer custos associados a uma gestão eficiente dos mesmos. Nestes casos, a regulação substitui a concorrência através da intervenção direta no mercado, mediante a fixação de um conjunto de incentivos e de restrições que permitam simular condições competitivas. A ação do Regulador de um serviço monopolista deve estar orientada para a obtenção simultânea de dois objetivos fundamentais: estabelecer níveis de receita justos para os financiadores do sistema, o que significa evitar que paguem encargos indevidos, assim como valores insuficientes que conduzam à deterioração na qualidade do serviço; e os níveis de receita devem prover, às empresas prestadoras que atuam com eficiência, ganhos suficientes para cobrir seus custos operacionais e obter um retorno razoável sobre o capital investido.
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/arquivo/2006/001/documento/nt_051-revisao_tarifaria-cteep-anexo_i-cec-am.pdf
-
Monopólio Natural
Um mercado ou indústria é um monopólio natural se os custos são minimizados através da concentração da produção numa só empresa. O monopólio natural existe se, para o intervalo relevante de produção, a função custo é
sub-aditiva. No caso de uma empresa uniproduto uma condição suficiente para que a função custo seja sub-aditiva é a de que a tecnologia de produção seja caracterizada pela existência de economias de escala para todos os níveis de produção (esta é uma condição suficiente mas não necessária).
http://slideplayer.com.br/slide/1267321/
Isso se acentua em casos de mercados multi-produtos. A condição de monopólio natural persiste se a função de custos é sub-aditiva. Neste caso, economias de escala não são necessárias nem suficientes para os custos serem sub-aditivos. A razão para isto está na importância da interdependência entre os produtos. Surge o conceito de economias de escopo, que significa ser mais barato produzir diferentes produtos em uma única firma do que em várias firmas especializadas. Por exemplo, se pensarmos em energia em hora de pico e fora da hora de pico como diferentes produtos. Neste caso, existem economias de escopo porque ambos produtos dividem a mesma infra-estrutura. Isto também prevê a existência da diferenciação de produtos.
Em resumo, a definição de monopólio natural no caso de vários produtos é que a função de custos precisa ser sub-aditiva. Isso depende geralmente de economias de escala e de escopo. Se ambas existem, sub-aditividade provavelmente existirá.
http://www.cepal.org/publicaciones/xml/0/4960/CapIX.pdf
-
No caso da existência de multi-produtos , Baumol & Willig (1981) definem que uma indústria é monopólio natural quando existirem vetores de produtos mais baratos produzidos na indústria por uma única firma (ou empresa) ao invés de um conjunto ou combinação de firmas. Para isso, a função custo da firma na indústria deve ser sub-aditivada.
-
-
Anatel - 2014 - Nível Superior
Uma das formas de se avaliar a existência de monopólio natural é verificar se a função custo é subaditiva.
Gabarito preliminar: CERTO
-
NOBRES.. ESTOU NO LOCAL CERTO ??? AQUI É DIREITO ADMINISTRATIVO MESMO?? OU SEM QUERER vim parar na área da administração... contabilidade.. economia....
-
Isto deveria estar em Microeconomia....
-
Prezados Filipe e Ubiracy,
Esse tema é de fato pertinente ao DIREITO ADMINISTRATIVO. As Agências Reguladoras são autarquias sob regime especial pertencentes à estrutura do Poder Executivo e, embora possuam prerrogativas que lhes conferem maior autonomia perante o Governo Central, suas decisões possuem natureza de ATOS ADMINISTRATIVOS. Cabe lembrar também, que a atividade regulatória recai: a) sobre atividades econômicas ou, b) serviços públicos concedidos.
Abraços!
-
Apesar de as Agências Reguladoras serem estudadas em Direito Administrativo; indubitavelmente, este assunto não é objeto de estudo do mesmo, mas sim de Economia. Está acontecendo muito isso aqui no QC, questões misturadas de várias matérias diferentes. Pagamos por isso e, para tanto, temos direito a um serviço de qualidade.
-
Q612676
Sobre os monopólios naturais, assinale a resposta correta. a) são características dos monopólios naturais, entre outras, o alto custo da atividade e as elevadas economias de escala. GABARITO: LETRA A
O monopólio natural é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos elevados e os custos marginais são muito baixos. Caracterizados também por serem bens exclusivos e com muito pouca ou nenhuma rivalidade. Esses mercados são geralmente regulamentados pelos governos e possuem prazos de retorno muito grandes, por isso funcionam melhor quando bem protegidos. Um exemplo claro de monopólio natural é o serviço de energia elétrica. Depois que uma empresa instala toda estrutura (postes de luz, cabos, etc), não custa nada a ela disponibilizar energia elétrica a uma casa a mais. Ou seja, o Custo Marginal é zero e, por isso, o bem é não rival.
-
Uma empresa é considerada monopólio natural quando apresenta economias
de escala, custo médio e custo marginal decrescentes, para toda a produção.
Assim, a função de custo da firma deve ser sub aditiva, já que f(x+y) é menor
ou igual a f(x)+f(y).
Gabarito: Errado.
-
Função aditiva: f(x+y) = f(x)+f(y).
Representa a situação de Rendimentos Constantes de Escala (1 empresa produz uma quantidade Q ao mesmo preço que duas empresas produziriam a mesma quantidade Q).
...
Função sub aditiva: f(x+y) < f(x)+f(y).
Representa a situação de Rendimentos Crescentes de Escala (1 empresa produz uma quantidade Q ao preço menor que 2 empresas produziriam a mesma quantidade Q).
...
Função super aditiva: f(x+y) > f(x)+f(y).
Representa a situação de Rendimentos Decrescentes de Escala (1 empresa produz uma quantidade Q ao preço maior que 2 empresas produziriam a mesma quantidade Q).