SóProvas


ID
1180717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão de qualidade e do modelo de excelência gerencial,julgue o item subsequente.



Caso se pretenda descrever graficamente os itens responsáveis pela maior parcela dos problemas no âmbito da recepção de um órgão público, poderá ser utilizada a ferramenta de gestão da qualidade denominada diagrama de Pareto.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO CORRETO)

    O Diagrama de Pareto é uma ferramenta que apresenta um gráfico de barras que permite determinar, por exemplo, as prioridades dos problemas a serem resolvidos, através das frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, pois na maioria das vezes há muitos problemas menores diante de outros mais graves.

    Espero ter ajudado..

  • Pensei que quem priorisasse problemas fosse o diagrama de Ishikawa (espinha de peixe) e não o sistema ABC como mencionado. O conceito da questão está realmente certo?

  •  -> Regra dos 80/20: normalmente 20% dos fatores geram 80% dos efeitos.

     -> Se preocupa com a priorização. Quais são os itens mais e menos importantes dentre de alguma situação.

     -> O grafico de pareto dispõe a informação de maneira que se torne evidente e se possa visualizar a priorização de problemas e projetos.

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista AdministrativoDisciplina: Administração Geral | Assuntos: Ferramentas da qualidade; 

    O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos.

    GABARITO: CERTA.

  • Também achei que esse fosse um exemplo do uso do Diagrama de Ishikawa, mas vamos em frente!

  • O diagrama de Pareto é realmente uma ferramenta da gestão da qualidade que permite a priorização das causas mais importantes em um processo ou problema.
     

    (CESPE – ANATEL / TÉCNICO – 2012) Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes. CORRETA
     

    (CESPE – BASA / ADMINISTRAÇÃO – 2010) O diagrama de Pareto pode ser adotado quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsáveis pela maior parcela deles. CORRETA

  • CORRETA!

    Diagrama de Pareto:

    -Desenvolvido por Vilfredo Pareto no Século XIX;

    -Distinguir, entre os fatores, os essenciais e os secundários;

    -identificar os itens importantes em um determinado problema;

    -Para Vilfredo, 20% dos fatores gerariam 80% dos efeitos (por isso a regra do “80-20”);

    -Os demais fatores (80%) seriam relativamente insignificantes, resultando em uma pequena parcela dos resultados;

    -auxilia a entender quais são os fatores que devem ser priorizados;

    -o gestor deve focar seus esforços naqueles poucos itens que geram a maioria dos impactos.

  • Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Mostra ainda a curva de porcentagens acumuladas.

  • GABARITO: CERTO

    Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade que foi utilizada pelo italiano Vilfredo Pareto. Tornou-se mais conhecido quando o teórico Juran utilizou. Através desse diagrama, um indivíduo seleciona vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância.

    Para construí-lo, é utilizado o gráfico de colunas que irá colocar em ordem os problemas e suas frequências do maior para o menor, a fim de dar prioridade aquele que deverá ser resolvido com maior urgência.

    Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou nas folhas de verificação para detectar o problema.

    Ele está baseado no princípio de pareto ou regra dos 80/20 que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas.

    FONTE: GESTÃODEQUALIDADE.INFO

  • O Diagrama de Pareto é uma ferramenta gráfica utilizada para priorização de problemas de uma organização. Perfeito o enunciado.

    Gabarito: CERTO