SóProvas


ID
1181050
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Das possíveis fontes de arrecadação de receitas orçamentárias, aquela que, quanto à repercussão patrimonial, é considerada uma receita não efetiva é:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Item B.

    MCASP - 5ª Edição

    Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, a receita pode ser “efetiva” ou “não-efetiva”. 

    Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo. 

    Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo.

  • Não efeitva - Receita de capital ( OPERA ALI AMOR = Operações, alienações, amortizações. transf. de capital e outras receitas de capital)

    Efetiva - Receira corrente. ( TRIBUTA CON P A I S = Tributário, contribuição, patrimonial, agropecuário, indutrial e serviço. Transf correntes e outras receitas correntes)

  • Leandro, na verdade Transferência de Capital é a EXCEÇÃO das Receitas de Capital em que o Orçamento quanto a Afetação Patrimonial é EFETIVA.


    E nas Receitas Correntes a EXCEÇÃO, aquela que é Não-efetiva quanto a afetação patrimonial é a "ARRECADAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA".


    Bons Estudos.

  • Complementando o comentário dos colegas e destacando o que disse o Eric.

    Não efetivas são todas as receitas de capital com exceção das Transf. de capital.

    Efetivas são todas as receitas correntes com exceção do Recebimento da dívida ativa.
  • De acordo com os conceitos contábeis e orçamentários estabelecidos, a Receita Pública pode ou não provocar variação na situação patrimonial líquida. Conforme os efeitos produzidos ou não no Patrimônio Líquido, a Receita Pública pode ser efetiva e não-efetiva. 

     Receita Pública Efetiva - A Receita Pública Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes e por isto alteram a situação líquida patrimonial.

     Receita Pública Não-Efetiva - A Receita Pública Não-Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito e por isto não alteram a situação líquida patrimonial.

  • Receitas não-efetivas são aquelas que não mudam a situação líquida patrimonial da entidade, tendo como base o enfoque patrimonial.

  • Receita efetiva = todas as receitas correntes ( exceto recebimento de dívida ativa) + transferências de capital

    Receita não efetiva = todas as receitas de capital (exceto transferências de capital)

  • efetiva = aumenta patrimônio líquido (receita corrente)

    não efetiva = não altera patrimônio líquido (receita de capital)

  • BIZU:

    Não efetiva - Receita de capital

    Efetiva - Receira corrente.