É só a gente pensar assim: os problemas estão acontecendo. A deficiência de habilidade é visível, as perdas já são significativas. Sendo assim o que precisamos fazer? Corrigir, certo?
Quando as coisas já estão feias só nos resta tomar uma atitude corretiva.
A educação seria preventiva se antes de acontecerem os incidentes, prevendo que haveria possibilidade de coisas saírem erradas, a área de Recursos Humanos fornecesse o treinamento adequado.
Sobre a letra E:
O método Kaizen, ou programa de melhorias contínuas, em Gestão da Qualidade, é uma crença na qual a criatividade das pessoas persegue as condições ideais de um processo, mesmo que este objetivo nunca seja alcançado. Temos 5 elementos fundamentais: a) trabalhar em equipe; b) disciplina pessoal; c) constantes sugestões de melhorias; d) eliminação de desperdícios; e) Kaizen deve tornar o trabalho mais fácil para as pessoas.
Após muita disciplina e dedicação, as empresas japonesas, no início da década de 70, começam a mostrar sua evolução na produtividade, qualidade, eficiência, e vários estudiosos, empresários e jornalistas começam a acompanhar esta evolução. Conforme Masaaki Imai (2005): “Eles dedicaram muita atenção a algumas das práticas exclusivas de administração do Japão, entre elas o sistema de emprego vitalício, os salários baseados no tempo de serviço e os sindicatos nas empresas”.
Kaizen ignifica melhoria contínua, ou seja, cada vez que se repete uma tarefa, esta tarefa deverá ser feita com melhora de qualidade e com menor tempo do que a vez anterior, pois estamos apreendendo com a repetibilidade do processo. No Japão, a palavra Kaizen significa: Kai = mudar e zen = o melhor, e ela é empregada para várias situações, não somente na empresa, mas também na escola, na sociedade e na vida familiar.
Fonte: KAIZEN: Um processo de melhoria contínua nas empresas
Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão
http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/qualidade/kaizen_um_processo_de_melhoria_continua_nas_empresas