-
Letra E
Questão controversa, vejamos:
O procedimento técnico de exploração sistemática das atividades inerentes a um cargo (análise de cargo), que define os seus deveres e responsabilidades (descrição de cargo).
É bem verdade que a análise é mais abrangente, mas a questão mostrou-se no mínimo ambígua, pois apresenta, em parte, as definições tanto de descrição quanto de análise de cargo.
-
Errado. É a Análise de Cargos. A descrição de um cargo é um retrato do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. A descrição deve conter informações como: o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. Ela deve possuir uma breve descrição sobre as tarefas, deveres e responsabilidades do cargo. . Uma descrição de cargo deve ser feita de forma narrativa e expositiva e se preocupar com os aspectos intrínsecos do cargo. Após elaboração da descrição deve ser realizada a Análise de cargos onde são abordados os aspectos extrínsecos do cargo. A Análise de Cargos é uma análise realizada a partir da descrição do cargo, onde é detalhado o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para executar as atividades de forma eficiente. A diferença entre a descrição e a análise de cargos é que a descrição focaliza no conteúdo do cargo, e a análise visa determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante do cargo deve possuir, as responsabilidades que o cargo impõe e as condições em que o trabalho deve ser realizado. A análise de cargos se preocupa com as especificações do cargo em relação à pessoa que deverá preenchê-lo, funcionando como uma análise comparativa entre os requisitos em que o cargo impõe e o perfil do profissional que o ocupa, no ponto de vista mental, físico, de responsabilidades e de condições de trabalho.
Descrição de cargos é um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos de deveres, responsabilidades, condições de trabalho e especificações. Descrição de cargos é uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz, com ele faz e em que condições o cargo é desempenhado. Esse conceito é utilizado para definir as especificações do cargo, a qual relaciona os conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias ao desempenho satisfatório do cargo (CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. p. 177).
Análise de cargo é o procedimento que determina os requisitos, deveres e responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo. Análise de cargo é um processo sistemático de coletar informações para tomar decisões a respeito de cargos. A análise de cargos identifica as tarefas, deveres e responsabilidades de um cargo particular (idem)
-
Descrição do cargos: tarefas, deveres e responsabilidades do cargo.
Análise de cargos: Conhecimentos, habilidades e Capacidades do ocupante do cargo. Requisitos físicos e mentais e especificações do cargo.
É somente isso.....não vamos viajar muitooooo...rs!
Questão duvidosa e passível de recurso...
Errada!
-
Concordo PLENAMENTE com o povo acima, estou inclusive com o livro do CHIAVENATO - Gestão de Pessoas aberto aqui nas páginas 218-219.
Não repito, pois o colega que me precedeu já transcreveu o conceito do livro.
PASSÍVEL DE RECURSO
No entanto, a questão é de 2002 na época pode-se considerar
-
É....não vejo outra opção além de Descrição...acho que está Errada também!!!
"procedimento TECNICO" "atividades inerentes" "deveres e responsabilidade"
Análise tem relação com o contexto do cargo!!!
-
Análise de cargos → COMO o ocupante faz (perfil da pessoa)
Descrição de cargos → O QUE o ocupante deve ser (perfil do cargo)
PS: Obrigada, Thaís, já fiz a correção! =)
-
Monica Geller, permita-me corrigi-la:
Vc inverteu os conceitos. A banca errou nessa questão. Sabe-se lá o porquê, mas o conceito correto, segundo os autores são:
DESCRIÇÃO DE CARGOS = Tarefas, responsabilidades (o que faz o ocupante do cargo)
ANÁLISE DE CARGOS = Conhecimentos, habilidades (o que se exige do ocupante)
Para ficar mais claro e evitar confusão, na DESCRIÇÃO você deve olhar para o CARGO. Na ANÁLISE você deve olhar para a PESSOA/OCUPANTE.
-
"Já errei 20 questões de GP hoje... essa aqui vai salvar... pelo menos uma... com certeza eu acerto pq é um assunto batido, entendi a diferença entre descrição e análise... ah... essa aí tem nem erro... descrição, como o próprio nome diz, é a descrição do que o ocupante do cargo faz, análise são os requisitos... é lógico que é a D"
Você errou! Resposta: E