Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão  desordenados. Ordene-os nos parênteses de maneira a  compor um texto coeso e coerente e assinale, a seguir, a  opção correspondente.
(  ) Segundo sua análise, uma classe burguesa controlava  os mecanismos sociais no Brasil, como acontecia em  quase todos os países do ocidente.  
(  ) Florestan Fernandes tomou para si a tarefa de  romper com a tradição de pseudoneutralidade das  ciências humanas e reconstruir uma análise do Brasil  abertamente comprometida com a mudança social. 
 (  ) No entanto – por causa de fatores históricos como a  escravidão tardia, a herança colonial e a dependência  em relação ao capital externo – , a burguesia brasileira  era mais resistente às mudanças sociais do que as  classes dominantes dos países desenvolvidos.
(  ) Para Florestan, não havia tal cultura no Brasil por  dois motivos: ela estimularia as massas populares a  participar politicamente e ao mesmo tempo tiraria das  classes dominantes a prerrogativa de fazer tudo o que  quisessem sem precisar dar satisfação ao conjunto da  população.
 (  ) O Brasil, dizia o sociólogo, era atrasado também em  relação ao que ele chamava de cultura cívica, ou  seja, um compromisso em torno do mínimo interesse  comum.