SóProvas


ID
1182496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

À luz do disposto na Lei n.º 4.320/1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro para a elaboração e o controle dos orçamentos e balanços da União, dos estados, dos municípios e do DF, julgue os itens que se seguem.


Com a finalidade de manter o equilíbrio do balanço financeiro, classificam-se os restos a pagar do exercício como despesa extraorçamentária, de modo a compensar sua inclusão na receita orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/1964

    Art. 103. O balanço financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Parágrafo único. Os restos a pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária (e não despesa, como aponta a questão) para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

  • é o inverso. 

     

    Com a finalidade de manter o equilíbrio do balanço financeiro, classificam-se os restos a pagar do exercício como (despesa)  Receita extraorçamentária, de modo a compensar sua inclusão na (receita) Despesa orçamentária

     

                                       

     

  • Errado

    Acresce:

    O Balanço Financeiro será elaborado utilizando-se as seguintes classes do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP):

    d. Classe 5 (Orçamento Aprovado) para a Inscrição de Restos a Pagar 10;

    10 Lei nº 4.320/1964

    Art. 103 [...]

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes

    No balanço financeiro, classificam-se os restos a pagar do exercício como  receita extraorçamentária, de modo a compensar sua inclusão na despesa orçamentária da LOA daquele ano.