Complementando o comentário de Nercyneila Jaene,
O modelo contingencial de desenho de cargos se baseia em 5 dimensões essenciais, a saber:
1)Variedade: Refere-se ao número e variedade de habilidades exigidas pelo cargo. Significa a utilização de diversas habilidades e conhecimentos do ocupante, de diversos equipamentos e procedimentos e a execução de diversas tarefas diferentes.
2)Autonomia: refere ao grau de independência e de critério pessoal que o ocupante tem para planejar e executar seu trabalho. refere-se a liberdade e à independência para programar seu trabalho, selecionar o equipamento que deverá utilizar e decidir que métodos ou procedimentos deverá seguir.
3)Significado das tarefas: Refere-se ao conhecimento do impacto que o cargo provoca em outras pessoas ou na atividade organizacional. Nada mais e do que a noção das interdependencias do cargo com os demais outros cargos da organizaçao e da contribuiçao do trabalho na atividade geral do departamento ou da organizaçao como um todo. ".
4)Identidade com a tarefa: Refere-se ao grau que o cargo requer que a pessoa execute e complete uma unidade integral do trabalho. A identidade se relaciona com a possibilidade de a pessoa efetuar um trabalho inteiro ou global e poder claramente identificar os resultados de seus esforços.
5)Retroação : refere-se ao grau de informação de retorno que o ocupante recebe para avaliar a eficiência de seus esforços na produção de resultados.
Fonte: Chiavenato (2010), p.207