-
Não vejo relação disso "Aquele que reclama de seu salário e não se capacita para desafios futuros na organização em que trabalha" com isso " pode apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho" e com isso "o que prejudica suas relações interpessoais."
Se alguém puder explicar.....
-
Só posso entender que o indivíduo ta priorizando reclamar e negligenciando a relação com os colegas de trabalho. É uma afirmativa simples assim...
-
Eu errei essa questão mas analisando bem, pude entender assim:
"Aquele que reclama de seu salário (...) em priorizar ações no trabalho, o que prejudica suas relações interpessoais."
A pessoa insatisfeita com o salário refletirá ou poderá refletir num mal serviço executado (é uma relação "indíviduo x organização), o que não quer dizer - apesar de ser possível - que afetará sua relação com o grupo.
-
Só quem vai conseguir explicar essa questão é o próprio cidadão que a produziu. Ou porque ele tirou isso das profundezas de sua cabeça, ou porque ele tirou essa pequena passagem de duas linhas de um livro com mais de 200 páginas. E ainda fez um peguniha com isso! Seria uma experiência interessante observar um examinador desse naipe elaborando uma questão. Acho que é mais ou menos assim: abre um livro x, em uma página aleatória, bota o dedo em qualquer lugar e a frase mais próxima ele usa na prova; mais do que isso, ainda faz um peguinha pra saírem dizendo que a prova estava difícil.
Qual é a garantia que temos que pessoas capacitadas estão fazendo as provas? Qual é a garantia que temos que há parâmetros mínimos de racionalidade que são obedecidos na hora de se fazer a prova?
Questão crimininosa. Controle sobre as atividades das bancas já!
-
Entendo que o examinador aplicou o conceito satisfação X insatisfação.
A despeito de estar insatisfeito com a remuneração, poderá estar satisfeito com as atribuições.
E, mesmo não-insatisfeito com a remuneração, poderá estar não-satisfeito com as qualidades intrinsecas do trabalho.
-
Aquele que reclama de seu salário e não se capacita para desafios futuros na organização em que trabalha pode apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho, o que prejudica suas relações interpessoais.
QUESTÃO ERRADA,
bom para responder esta questão eu analisei da seguinte maneira:
nem sempre aquele que reclama de seu salário, necessiariamente pode apresentar dificuldades em priorizar ações no trabalho.
Veja por exemplo a classe dos professores,
recebem mal
capacitam-se para desafios futuros ( trabalhar em universiadade por exemplo)
e tentam apresentar boas ações no trabalho para receber a gratificação.
-
Gustavo Ferreira.
Não é isso, pois ele afirmou que "PODE".Ou seja, uma possibilidade.
Reparei que o examinador, nas questões desse concurso, fez várias deixando a questão no ar. Tentou fazer peguinhas que somente ele entende. Não dá pra saber se a afirmação é absoluta ou uma excessão. Um absurdo total.
-
Ao colega "Pe":
Concordo plenamente, a Academia é altamente vaidosa, ao elaborar questões deste nível, onde o candidato tem que "filosofar" para entender, ele se considera superior intelectualmente, e se engrandece com isso que estamos aqui fazendo: comentando a questão sem entender o que o examinador realmente queria.
Quem avalia os avaliadores?
-
Na verdade nesta questão, erramos pois quase sempre em questões da cespe que apresentam o famoso "pode" estão corretas. Pode um marciano interromper uma sessão legislativa? Em tese, pode, estaria correta. a não ser que alguém provasse que não existe algo deste tipo.
Então vamos a frase:
Aquele que reclama de seu salário e não se capacita para desafios futuros na organização em que trabalha pode apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho (até aqui esta certo, pois realmente pode), o que prejudica suas relações interpessoais (esta parte esta errada, lembrem-se daquelas conversas de canto nas empresas, que pessoas reclamam do salário, do gerente e do treinamento, ou seja, são pessoas com propósitos comuns, descontentes, grupos informais, que até melhora no relacionamento entre os injustiçados, como podem ser mal vistos por outros fora deste grupo, então, deveria a frase encerrar com: e também pode prejudicar suas relações interpessoais.
Adm. Júlio
-
Sinceramente, quem elaborou esta prova de gestão de pessoas ou está de brincadeira ou nunca trabalhou na vida. Em que planeta uma pessoa que está insatisfeita com o salário (de certa forma desmotivada) e está despreparada em relação aos outros funcionários (que se preparam), não terá problemas de relacionamento.
Me ajuda Cespe!!
-
O estabelecimento de bom relacionamento interpessoal requer a adoção de boas práticas de comunicação, exposição dos motivos dos conflitos e descontentamentos e a resolução destes conflitos. O conflito pode ser uma excelente oportunidade para impedir que o relacionamento se deteriore.
Sendo assim, esta afirmação está ERRADA.
-
Leiam a explicação do Adm. Julio Juncioni, ele foi bem objetivo e esclareceu a questão.
Quando resolvi a questão fiz a mesma cara de susto: RS
Era mais simples do que imaginava. Questões do CESPE tem que resolver por partes.Abraço!
-
Aquele que reclama de seu salário e não se capacita para desafios futuros na organização em que trabalha pode apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho, o que prejudica suas relações interpessoais.
O erro está em relacionar a priorização de tarefas com a melhoria no relacionamento interpessoal. Segundo o modelo de Katz o administrador possui três tipos de habilidades: técnicas, humanas e conceituais.
Priorizar atividades está relacionado com produtividade, "gestão do tempo", logo é uma habilidade técnica.
Relações interpessoais estão relacionadas às habilidades humanas.
Assim, a melhoria de uma habilidade técnica não irá, necessariamente, melhorar um aspecto das habilidades humanas.
Espero ter sido claro e ter ajudado
PS: Mais uma questão muito mal elaborada pelo cespe nesse concurso do STM, espero que esse examinador não apareça mais em provas futuras.
Bibliografia: Chiavenato
-
O LANCE TODO ESTÁ EM A QUESTÃO INICIA-SE SUBJETIVA COM O "PODE" E TERMINA OBJETIVA COM "O QUE PREJUDICA"
-
Essa questão é um terror¨¨ Ela é errada, depois de muito pensar pude ver o erro dela, todos concordamos que ela se refere a teoria motivacional de Herzberg?!! Pois bem, de acordo com essa teoria que foi fruto da teoria comportamental a uma análise do ambiente externo e do trabalho do indivíduo, a motivação depende de dois fatores (teoria dos dois fatores) : fatores higiênicos e motivacionais, o que nos importa nesse momento são os fatores higiênicos, esses fatores embora sejam utilizados pra se obter motivação dos empregados não possui capacidade para influenciar o comportamentos desses, sendo que não possui capacidade para influenciar o comportamento dos empregados é errado afirmar que prejudica as relações interpessoais¨¨
-
Se trabalha em conjunto não prejudica? Com certeza se o cara tá insatisfeito ele não vai produzir como deveria e se ele não produz, evidentemente, terão que distribuir as suas obrigações para os demais, logo ninguém ficará satisfeito em trabalhar e ter quer gastar disposição física e/ou mental e ainda ter que. em regra receber a mesma coisa, ter menos tempo para refletir, pode até influenciar no tempo de descanso.
Sei não em... Só se esse elaborador ficasse satisfeito em trabalhar mais e ganhar menos. kkkk.
Se fosse comigo, ficaria muito irado.
-
Valeu Adm. Julio Juncioni, você me ajudou a entender esta questão.
E eu acho que um Marciano pode, sim, parar uma sessão, apesar de, ainda, não ter feito isso, kkkk.
-
G O S T A R I A Q U E O S A D M I N I S T R A D O R E S D O S I T E
F I Z E S S E M U M A M U D A N Ç A N O S I S T E M A
D E M O D O Q U E
O S C O M E N T Á R I O S C O M M A I S E S T R E L A S
F O S S E M V I S U A L I Z A D O S P R I M E I R O
Q U E O S C O M E N T Á R I O S S E J A M
O R G Â N I Z A D O S D E F O R M A D E C R E S C E N T E
E M R E L A Ç Ã O A O N Ú M E R O D E E S T R E L A S!!!
FICA A DICA PARA O "QC"
-
Alteração de Gabarito - Cespe:
95 C para E - Deferido com alteração
A reclamação sobre salário e o comportamento de não buscar capacitação revela mais um problema de falta de objetivos pessoais e profissionais
do que dificuldade de priorização no trabalho. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito do item.
-
Quer dizer que aquele que vive reclamando do seu salário. Aquele que não se capacita? Aquele que vive desmotivado? Não PODE - PODE - PODE - PODE - PODE - PODE - PODE - PODE - PODE - PODE... prejudicar as relações interpessoais?
No dia que o examinador elaborou essa questão foi bem no dia que ele encontrou sua amável esposa nos "braços" do chefe.
Aff
-
Pode, quem disse que não pode?
-
Que viagem... Existem questões para filosofar em que o candidato tem que ser inteligente e outras em que temos de ser burros ...kkk concurso hoje e uma viagem.... Mas e legal deus abençoe a america
-
Creio que erro esteja na parte final do item, quando se infere que o fato de o funcionário poder apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho necessariamente irá prejudicar as relações interpessoais.
Se o salário for ruim para toda a equipe, se isso a desmotiva a se capacitar como um todo, podendo levar a equipe toda a apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho, o comportamento daquele funcionário em específico não necessariamente irá prejudicar as relações interpessoais, pois está de acordo com o que pensa o restante dos colegas de trabalho.
-
Gente, essa questao 'e bem subjetiva mesmo,por'em acho que o erro da questao e achar que o cara por nao ser qualificada nas tarefas tem problemas com a relacionamento. Ele pode ser ruim de servico e ter varios amiguinhos e vice-versa.
Desculpe a falta de pontuacao, mas o meu teclado e novo e nao esta em portugues
-
Questãozinha esquisita....muito subjetiva.
-
JUSTIFICATIVA DA ORGANIZADORA.
Houve alteração de gabarito pela organizadora. A justificativa é a seguinte: "A reclamação sobre salário e o comportamento de não buscar capacitação revela mais um problema de falta de objetivos pessoais e profissionais
do que dificuldade de priorização no trabalho. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito do item."
Página 6.
http://www.cespe.unb.br/concursos/stm2010/arquivos/STM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITOS.PDF
-
Questão profundamente subjetiva.
-
O pode, pode, pode, pode do colega foi bem critico, e corroboro com esse julgamento, hoje, é muito comum as organizações trabalhando numa perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar -Digo mais, é uma exigência de muitas políticas públicas esse modelo de trabalho.
Voltando a questão: esse individuo por uma questão "pessoal" e sem "objetividade" (conforme explicação da banca) "pode" não interferir na condução do trabalho em equipe ??? Quase que impossível. O seu "problema" de não ter norte/direção terá rebatimento na relação interpessoal com outrem, isso é fato! Fica minha deixa, pois Cespe é quem manda!
-
Que justificativa ridícula do Cespe.
-
ATÉ FAZ SENTIDO...
Sempre tem aquele pessoal nas empresas que criam um grupinho, dos que são do contra, que reclamam de tudo... como o colega falou nos comentários!!
-
Reclamar de seu salário e não se capacita para desafios futuros na organização não quer dizer que uma pessoa não terá um bom relacionamento interpessoal, uma coisa não tem nada a ver com a outra, uma pessoa pode ser sem objetivos, não pensar em progredir no trabalho mas pode ter um ótimo relacionamento com a equipe.
-
quando a questão coloca que pode apresentar. Ela dá abertura para a situação em si, pode ser que sim e pode ser que não.
Logo passível de anulação: E vou contra alguns comentários mencionados abaixo, a pessoa pode ter pessimo relacionamento inter-pessoal justamente porque odeia a empresa que trabalha, logo odeia seu salário e não tem motivação nenhuma para se capacitar.
questão subjetiva, falta de respeito da banca
-
ERRADO
Aquele que reclama de seu salário e não se capacita para desafios futuros na organização em que trabalha pode apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho, o que prejudica suas relações interpessoais
Não necessariamente! Na verdade, em muitos nichos das organizações, se encontram mais reclamões que cidadãos organizacionais
-
Acredito que o erro desta afirmativa se encontra no fato de a questão afirmar que ao apresentar dificuldade em priorizar ações no trabalho o funcinário vai prejudicar o relacinamento interpessoal, na verdade, ele estará prejudicando diretamente os objetivos da organização. Questão Errada.
-
-
A única maneira de não acontecer mais esse lance de questões mega subjetivas é ter uma lei dos concursos e nela estar incluída essa proibição. A banca teria que usar um autor, quando se tratasse de gestão de pessoas, uma vez que fica muito difícil saber de onde essas pessoas tiram essas questões. Complicado isso!!!!!
-
Já tinha até entendido a questão com o comentário do colega Júlio Juncioni, mas depois de ler essa justificativa do cespe de alteração de gabarito... Pelo amor!
-
1)Reclamar do salário não prejudica suas relações pessoais, muita gente faz isso nas pausas do trabalho.
2)O fato dele não se reciclar e não se capacitar para desafios futuros, pode prejudicar ele profissionalmente, porque não há investimento em seu capital intelecutal. Fica menos atraente para a empresa manter um funcionário assim. Ainda assim, não prejudica necessariamente suas relações pessoais.
-
Colega Cristiane Andrade, concordo plenamente com você, projeto de lei está lá, no congresso, inclusive desatualizado, por exemplo com relação as cotas raciais, mas uma lei que mexe com muitos interesses, falar que não temos Cartel em concursos e contar piada e entre outros.. talvez caso alguém venha votar em algum deputado federal e senador e o mesmo seja eleito, tente cobrar o andamento de tal lei.... talvez para nós ela já não seja de tanta valia, tendo em vista que muitos já estejam nomeados a essa altura, mas para a nova geração não passar tanto perrengue quanto a gente.....
-
Tipo de questão para deixar em branco.
-
FILHO DE QUENGA!
-
Gestão de Pessoas é o tipo de matéria que você precisa sair resolvendo questões e nisto passar a entender a maneira que a Banca interpreta. É muito subjetiva! É aquela matéria que achamos óbvia demais e que sempre erramos por isso. Putz!
GABARITO ERRADO
-
JUSTIFICATIVA DA ORGANIZADORA.
Houve alteração de gabarito pela organizadora. A justificativa é a seguinte: "A reclamação sobre salário e o comportamento de não buscar capacitação revela mais um problema de falta de objetivos pessoais e profissionais do que dificuldade de priorização no trabalho. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito do item."
CARGO 22: TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA: ADMINISTRATIVA / PAGINA 6 / QUESTÃO 95
http://www.cespe.unb.br/concursos/stm2010/arquivos/STM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITOS.PDF
-
Rayana Parente disse tudo!
-
Amiguinhos antes de se preocupar com o famoso "pode" cespiano, que tal analisar a coerência da afirmativa?
Não tem nada com nada o que é afirmado. Como muitos reclamaram do examinador, ele fez isso mesmo: fez uma salada mista sem relações lógicas!
Se achou sem pé nem cabeça LASCA ERRADO SEM MEDO!
Pior é a 2a parte: prejudicar relações interpressoais!
LIÇÃO DA QUESTÃO: O "PODE" NÃO CABE EM TODOS OS CASOS, É PRECISO HAVER UM MÍNIMO DE RELAÇÃO CAUSA-EFEITO.
-
O que me fez acertar a questão é saber que o salário é um fator higiênico, que não influi na motivação. rsrsrs
-
Discordo de alguns colegas, na minha opinião uma pessoa que reclama do seu salário e não se capacita pode sim afetar suas relações interpessoais, mesmo que aquele funcionário não tenha essa iniciativa ele pode muito bem criar barreiras com outro colega oposto a ele......
É uma matéria subjetiva, que a banca não se dá ao trabalho de escolher nem o autor para nos embasarmos.