SóProvas


ID
1183801
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando as atuais organizações presentes no globo, torna-se cada vez maior a necessidade de informações para a tomada de decisões, de forma ordenada e pré-definida, com base em técnicas que gerem um modelo confiável no processo de gestão empresarial. Isto posto, a necessidade de se avaliar resultados foi de fundamental importância para a criação de ferramentas ou métricas com capacidade avaliativa, acompanhadas obviamente das devidas interpretações. Nesse caso, foi criada uma métrica de avaliação que é utilizada essencialmente para analisar o desempenho das organizações, pois ele é capaz de medir a produtividade e a eficiência da empresa, um ponto que é essencial para o empresário que pretende investir, que, em linhas gerais, representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros, de impostos, depreciação e amortização.

O texto refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar essa questão? eu nunca tinha visto fala na contabilidade sobre o ''EBITDA''.

    e dependendo do que ser tratar essa palavra, posso ate conhecer o assunto, mais nao com essa palavra.

  • Resposta "c".

    EBTIDA (em inglês): Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization significa o mesmo que LAJIDA (em português): Lucro Antes dos Juros, do Imposto de renda, da Depreciação, e da Amortização.


  • Ebitda é uma abreviação do termo em inglês Earnig Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization — em tradução direta, Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (lajida). Em termos gerais, o ebitda é uma forma de se mensurar a saúde financeira de uma empresa levando em conta em conta apenas o que a empresa consegue gerar de receita, sem levar em conta os efeitos financeiros ou o abatimento de impostos de qualquer natureza. No entanto, esse cálculo podia ser realizado usando métodos diferentes por empresas diferentes, o que dificultava a análise e comparação dos dados pelo mercado. Pensando nisso, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) editou uma instrução para o cálculo da lajida em 2012, uniformizando a realização desse procedimento.


    Como calcular o ebitda?

    O cálculo do ebitda começa com o cálculo do lucro operacional da empresa. Ou seja, é preciso subtrair, da receita líquida  (que é igual a receita bruta menos deduções), custos de cada produto ou serviço vendido, despesas operacionais e despesas financeiras líquidas. A partir daí, é preciso somar ao lucro operacional a depreciação e amortização inclusas no custo de produtos vendidos e nas despesas operacionais.


    Para que esclarecer esse processo, vamos fazer um passo a passo.

    1) Calcule as despesas operacionais, sendo que: Despesas operacionais = Despesas com vendas + despesas gerais + despesas administrativas – (depreciação + amortização)


    2) Sabendo o valor das despesas operacionais, calcule o lucro operacional líquido com a fórmula: receita operacional líquida – (custos dos produtos vendidos + despesas operacionais + despesas financeiras líquidas)


    3) Finalmente, podemos somar o Lucro Operacional Líquido à depreciação e amortização inclusas no custo de produtos vendidos e nas despesas operacionais antes do Imposto de Renda e outras despesas financeiras.


    PORTANTO, A FÓRMULA DO EBITDA É LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO + DEPRECIAÇÃO + AMORTIZAÇÃO

    Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/ebitda-lajida/

  • (...) as 2 frases finais da assertiva "deu" a resposta = EBTIDA

    Bons estudos.