SóProvas


ID
1183957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da aplicação dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público, julgue os itens a seguir.

Entre alternativas igualmente válidas para a estimativa de valores que afetem o patrimônio público, devem-se preferir montantes menores para ativos e valores maiores para passivos.

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se ao  conceito do princípio da prudência.


    Questão correta!

  • GABARITO: CERTO

     

    Princípio da prudência

     

    Resolução CFC 750/93,

    Art. 10. O Princípio da prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

     

    Resolução CFC 1.111/2007,

    Art. 10 [...]

    Perspectivas do Setor Público
    As estimativas de valores que afetam o patrimônio devem refletir a aplicação de procedimentos de mensuração que prefiram montantes, menores para ativos, entre alternativas igualmente válidas, e valores maiores para passivos.

    [...]

  • As referidas Resoluções foram revogadas. Pelo conceito da Resolução CFC nº 750/93 e 1.111/2007 está correto o conceito na questão.

    Entre alternativas igualmente válidas para a estimativa de valores que afetem o patrimônio público, devem-se preferir montantes menores para ativos e valores maiores para passivosResposta: Certo.

     

    Comentário: considerando o princípio da prudência deve-se ter cautela na estimativa dos ativos e da receita e nos passivos e das despesas (Princípio da Prudência - Resolução CFC nº 1.282/2010).

  • CERTO

     

    Princípio da Prudência

     

    ★ determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio liquído