Se uma firma possui função de produção com coeficientes fixos do tipo Leontief (ISOQUANTA DE BENS SUBSTITUTOS PERFEITOS), a escolha dos insumos de produção será independente da razão entre os preços dos insumos, e a função custo será linear.
Certo!
Se a função for Leontief, a solução será de canto, não havendo necessidade de se saber qual é a inclinação da curva isoquanta nem da curva de restrição orçamentária (relação entre os preços dos insumos), sendo que a função custo (restrição orçamentária) de fato será linear (sempre é, de fato).
GABARITO: certo
Bons estudos!
Gab. E
Acredito que a questão cobre sobre linha de isocusto — uma linha de isocusto inclui todas as possíveis combinações de trabalho e capital que podem ser adquiridas por determinado custo total.
Se a função é do tipo Leontief, temos isoquanta com formato em L, porque apenas determinada combinação de trabalho (L) e capital (K) pode ser utilizada para obter determinado nível de produto; como 2 trabalhadores para operar 1 máquina — ou seja, a escolha dos insumos de produção depende da combinação de produção.
Por outro lado, a função de custo, sendo linear, é determinada pela fórmula C = wL + rK, em que (L,K) representa coeficientes fixos.
Questão perigosa, se confundir linha de isocusto com o formato em L da função de produção de Leontief.
Equivoco no comentário? Mensagem.