SóProvas


ID
1184536
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma determinada ocasião, denúncias das péssimas condições de um hospital chegam às redes sociais, e depoimentos de pacientes conectados à internet confirmam o que foi denunciado. Em pouco tempo, a história vai parar nas manchetes dos jornais.

Diante da situação, o assessor de imprensa do hospital, atendendo ao compromisso da ética jornalística, tem como obrigação proceder, de imediato, da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • (pra quem não tem assinatura) Alternativa A

  • "Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros


    Capítulo I - Do direito à informação

    Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.
    Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:
    I - a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.
    II - a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;
    III - a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;
    IV - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, é uma obrigação social.
    V - a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante".
    Fonte: http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=1811


  • Gabarito: A. 

    Numa situação de crise, seja pelo motivo que for, cabe ao assessor de imprensa trabalhar com a verdade, mesmo que essa seja muito ruim. No exemplo trazido, o melhor posicionamento é assumir as péssimas condições da unidade hospitalar e trabalhar para mudar tudo que não está bem. As ações propostas pelo assessor devem ser claras, envolver todos aqueles que têm alguma influência nos processos administrativos e operacionais e nunca devem querer esconder os fatos. A mentira é sempre um caminho péssimo e, mesmo que maquie a situação a curto prazo, só piora tudo ainda mais depois. 

    Boa sorte e bons estudos!

  • Certa vez, pela Globo, fomos chamados na madrugada para mostrar as más condições do Hospital Heliópolis, no qual a geladeira do necrotério estava há dias inoperante. Entramos naquele ambiente perfumado, mas quem nos introduziu lá foram os enfermeiros, não foi nenhum assessor não. Histórias da vida real, só prá ilustrar.