SóProvas


ID
1184563
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na relação imagem-texto, para que a foto cumpra plenamente a função de ser um elemento complementar ao texto, sem dominar ou ser dominada, é preciso que, ao desenhar a página, o editor e o diagramador disponham os dois elementos da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi esta questão, alguém sabe  a base teórica?

  • No enunciado da questão fica clara a determinação da foto ser um elemento informativo complementar. Para tanto, antes da foto deve-se ter o texto explicitando o conteúdo da informação.

    Neste caso, o texto não poderia estar à direita, pois se assim fosse, estaria em segundo plano, tornando a foto elemento informativo principal. Com isso eliminamos as alternativas A e B.

    Na alternativa D novamente o texto é posicionado após a foto, transformando a foto em elemento informativo principal o que contradiz o enunciado. Portanto, a alternativa D está errada.

    A alternativa E, até poderia ser a correta, no entanto, ao posicionar a imagem após o texto, sem integrá-la ao conteúdo, perde-se o caráter informativo complementar proposto pelo enunciado.

    Já a Alternativa C indica a foto como um "olho" do texto, ou seja, a foto resume, explicita uma parte importante do texto, um destaque. Portanto, essa alternativa entre as demais é a que melhor une a informação do texto e da foto compondo um contexto integrado.

  • por que nao seria a B? O texto vem à esquerda da foto...

  • O raciocínio do Evandro Leo faz sentido, mas gostaria de saber a fundamentação teórica da questão.

  • GABARITO: LETRA C

     

    A meu ver, o examinador levou ao pé da letra a relação entre texto e imagem proposta por Roland Barthes (única referência que encontrei sobre o assunto). 

     

    "Segundo ele [Barthes], a fotografia era uma mensagem, e o canal de expressão 'o próprio jornal, ou, mais exatamente, um complexo de mensagens concorrentes, cujo centro é a fotografia, mas cujos contornos são constituídos pelo texto, pelo título, pela legenda, pela diagramação' e até pelo nome do jornal, que 'interfere na leitura da mensagem propriamente dita' (pois uma mesma foto pode mudar de sentido conforme a linha editorial da publicação, considerando-se o público a que se destina). A estrutura da fotografia, assim, não é isolada, pois se comunica com o texto, 'que acompanha cada fotografia de imprensa' (MORETZSOHN, 2002, p.85, grifos da autora)."

     

    Livro: A fotografia na mídia impressa. Paulo César Boni e Michel de Oliveira (orgs.). Londrina: Midiograf, 2016. p.167