- ID
- 72637
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 4ª REGIÃO (RS)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
São programas de editoração eletrônica:
São programas de editoração eletrônica:
O padrão de um jornal é compor o texto das matérias no corpo 11/12. Isso significa que o corpo
O infográfico, por apresentar informações jornalísticas de forma visual, propicia uma
Um arquivo fechado garante que a impressão do trabalho preserve todos os dados registrados, como fontes, imagens, tamanho de página, tipo de separação de cor, tipo de retículas, etc. Esses arquivos são gerados pelos programas onde foi desenvolvido o trabalho, que podem ser, entre outros:
Com relação aos elementos visuais, como foto, imagens, gráficos, etc., a prática jornalística leva a considerar que
No jargão jornalístico, o olho é um trecho de texto
Durante o processo de edição de um jornal impresso, os títulos das matérias são elaborados
Numa página de jornal impresso, a ordem de apresentação das notícias reflete a organização por
Em uma edição de uma revista, a maioria dos espaços destinados a anúncios se concentra em, aproximadamente, 25% a 30% das páginas, distribuídas no
A respeito da definição e das técnicas de elaboração de notícia,
julgue os próximos itens.
Os elementos complementares da notícia, tais como ilustrações, fotos, gráficos e tabelas, devem receber tratamento editorial similar aos textos noticiosos. Tal como nos textos, devem se aplicar a esses recursos gráficos os critérios de seleção e hierarquização das informações neles contidas, uma vez que eles também apresentam conteúdo editorial.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
Chama-se isocromia o efeito obtido em uma composição gráfica com o uso de cores diferentes, mas de forma harmônica e complementar. Esse princípio, entretanto, não se aplica à composição de capas de revistas e de primeiras páginas de jornais, pois, nesses casos, a isocromia não chama a atenção do leitor.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
Nas páginas ímpares de um jornal, a chamada zona morta, na página diagramada, ocupa lugar diferenciado em relação às páginas pares.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
O projeto gráfico abrange a padronização usada pela publicação para dispor uniformemente matérias, fotografias e adereços gráficos.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
O modelo semiótico-informacional pode oferecer contribuições relevantes aos estudos jornalísticos sobre forma e conteúdo. Esse modelo, que atribui prioridade à forma, explica como o público interpreta as mensagens e lhes atribui sentido, a partir da forma e disposição dos elementos informativos.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
Na diagramação de uma página de jornal que esteja com muitas notas de rodapé referentes à identificação de autores dos textos e à complementação de informações históricas e dados estatísticos, é correto, do ponto de vista técnico, excluir essas notas da mancha gráfica da página diagramada.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
As análises de conteúdo de noticiário, herdeiras do modelo de Lasswell, são exemplos de combinação dos elementos inerentes à forma e ao conteúdo, visto que essa técnica leva em conta, além do conteúdo informativo, a disposição deste no corpo do jornal, sua localização na página e demais recursos gráficos.
Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias
eletrônicas, julgue os itens subsequentes.
Ao organizarem publicações empresariais eletrônicas, os responsáveis pela redação e diagramação do material devem levar em conta os princípios da fotocomposição, com caracteres medidos em paica.
Em programas de editoração eletrônica, os elementos fixos da publicação, como número de páginas e cabeçalhos, devem ser inseridos
Faz parte das responsabilidades do produtor gráfico:
Através do uso da tecnologia eyetrack, com equipamentos que acompanham o olhar do leitor sobre as páginas impressas, pesquisas do Poynter Institute determinaram, em relação à forma como o leitor percorre visualmente uma página impressa, que
O termo rough é usado para designar
Em um anúncio impresso, a área de sangria corresponde a
A respeito da função da infografia no tratamento técnico e estético das notícias, assinale a opção correta.
Diferentes suportes midiáticos apontam para soluções específicas em termos de imagens. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Acerca da técnica de produção fotolegenda, um dos recursos da narrativa jornalística, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta com relação ao uso de fotografias no jornalismo impresso.
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Entre os recursos essenciais de editoração eletrônica para o controle da legibilidade do conteúdo estão: o espacejamento entre letras (tracking), o espacejamento entre pares de caracteres (kerning) e o espacejamento entre linhas (leading).
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Ao visualizar uma página, os olhos do leitor focalizam primeiramente o centro óptico da mesma, localizado um pouco acima e à esquerda do seu centro mecânico.
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Para se fixar os olhos do leitor em uma página, é comum utilizar uma ilustração que atraia a atenção, no canto inferior direito desta página.
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Na editoração eletrônica de um livro, a diagramação das páginas mestras deve ser feita manualmente, seguindo a ordem de primeiro as páginas pares e em seguida as ímpares.
Layouts, ao serem impressos em gráficas, devem estar no padrão
Ao enviar um layout para a gráfica, algumas indicações devem ser feitas para orientar a impressão correta da peça. Uma dessas indicações é chamada de marca de corte, que tem por função
A produção editorial exige o domínio das definições de uma grande quantidade de termos utilizados no meio gráfico. Assinale a definição INCORRETA.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.
Quando se diagrama um texto no InDesign, não é possível separá-lo em duas colunas.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.
O programa InDesign é utilizado para a produção de ilustrações vetoriais.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.
Ilustrator e CorelDraw são programas utilizados em design gráfico.
Julgue os seguintes itens, referentes a software de leiaute, de
editoração eletrônica e de manipulação de imagens.
Picture element (pixel) é a unidade básica de informações da imagem digital do tipo bitmap.
Julgue os seguintes itens, referentes a software de leiaute, de
editoração eletrônica e de manipulação de imagens.
Os arquivos digitais dos software de leiaute podem conter páginas-mestre com diferentes leiautes para cada seção do documento.
A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.
As informações a serem destacadas, sejam elas propagandas ou links, devem figurar na página web inicial, em especial, na porção da página cuja visualização não exige a rolagem da tela, visto ser este o local com maior tráfego de visitantes.
A respeito de ilustração e web design, julgue os itens a seguir.
A relação lógica que se estabelece entre os elementos constitutivos de um sítio também deve ser apresentada visualmente, a fim de facilitar a leitura e a compreensão da página web pelo usuário.
Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.
Cores especiais têm tons e saturação que não podem ser reproduzidos pelas cores da escala CMYK.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Os espaços em branco entre colunas de texto são conhecidos como caminhos de rato.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
O espaço em branco constitui um recurso visual utilizado para garantir a simetria entre os elementos do leiaute de um projeto gráfico.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Denomina-se grid a estrutura gráfica utilizada para organizar a disposição de elementos individuais em um projeto gráfico.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Plicas ou aspas são marcas tipográficas utilizadas para indicar pés, polegadas, horas e minutos.
Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação
visual para veículos impressos.
O recurso folha de estilos, muito útil na produção para suportes digitais, não apresenta a mesma funcionalidade no planejamento gráfico para impressões em papel, uma vez que, nesse caso, a formatação automática implica perdas de qualidade, exigindo configurações específicas em cada situação.
A função da chamada “pirâmide invertida” no jornalismo impresso é
Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.
A atividade de diagramação é permitida apenas a bacharéis em comunicação social, artes plásticas ou desenho industrial.
Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.
A edição, em um veículo impresso, é a exposição hierárquica e contextualizada das notícias e a distribuição espacial correta e interessante do material que constitui o produto jornalístico, o que não implica, contudo, que o editor seja o único responsável pela seleção do que será publicado.
Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.
O acabamento — que inclui o design, a produção técnica, a formatação estética do material e a revisão do produto final — é mais importante que a contextualização das informações na etapa de edição do material jornalístico.
Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.
O elemento visual que, desenhado em leiautes, tem como objetivo compor o leiaute, simulando manchas de texto, denomina-se nononô, utilizado em projetos gráficos.
Para fazer um manual destinado a estagiários da Secretaria de Justiça, no formato 148 × 210 mm, sem refile, a gráfica contratada foi orientada a escolher o melhor formato de papel para tornar economicamente viável a publicação. A gráfica deverá escolher o papel no formato
Na edição de publicações, matérias de pouca relevância, normalmente, são diagramadas para serempublicadas:
Julgue os itens a seguir sobre as funções da diagramação.
I - Delimitar espaço para assuntos diferentes.
II - Distribuir elementos gráficos no espaço limitado.
III - Mostrar ao leitor a ordem de importância do que está sendo apresentado.
IV - Tornar a leitura mais prolixa e complexa.
A quantidade de itens certos é igual a
Uma diagramação de boa qualidade em jornais impressos deve ter tipos legíveis. De acordo com as pesquisas realizadas por Patterson e Tinken e aceitas amplamente na área, os tipos de desenhos mais legíveis pertencem à família
Na diagramação de uma de revista, há vários recursos gráficos que podem ser utilizados no intuito de valorizar a página, entre eles, o sangramento, que é a
Um espaço delimitado para informações adicionais, de um detalhe ou de pesquisa, sempre em associação íntima com um texto mais extenso é a definição de:
A ____________ é finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado, consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
A partir do desenvolvimento dos programas de editoração eletrônica, o editor de veículos impressos ao preparar uma matéria com muitas informações jornalísticas que ficariam mais claras em linguagem gráfica, pode optar por apresentá-las em um(a)
Fazer caber muita coisa num espaço que ninguém vai querer ler é uma falsa economia. O que importa não é o que se coloca numa página, mas o que salta dessa página para a mente do leitor. Um pouco de espaço vazio ajuda.
WHITE, Jan V. Edição e design. São Paulo: JSN 2006.
É consistente com o texto acima o cuidado, na organização da página, com a(o)
Que nome se dá, em Jornalismo, aos textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado de uma fotografia?
Em certos modelos de diagramação, os jornais impressos usam textos que aparecem entre fios, associados a um outro texto mais longo. São chamados de:
As representações visuais de informação, que incorporam descrição de ações e que procuram dar mais dinamismo à explicação dos fatos no jornalismo moderno são chamadas de:
Manchete, título, subtítulo, intertítulo e olho são elementos do texto jornalístico que operam de forma muito parecida. Como você definiria o elemento chamado de olho?
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
O texto justificado é aquele colocado sob a mesma medida em uma coluna.
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
Diagramas de colunas múltiplas fornecem formatos inflexíveis para publicações com hierarquias complexas.
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
A ilustração é parte da apresentação gráfica de um texto que pode constituir-se de fotografias, desenhos, mapas ou gráficos explicativos e que deve fornecer informação ao leitor.
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Graficamente, recomenda-se que o lide tenha, no máximo, 4 a 5 linhas de 70 toques.
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Um dos princípios básicos da diagramação é a zona visual primária.
O termo infografia é corretamente definido nas afirmativas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.
Um birô contratado pela ALEPE telefona para a o gabinete do Assistente de Comunicação Social informando que a mídia do jornal Tribuna Parlamentar está com o arquivo fechado e é necessário enviar outro porque as fotos estão salvas em RGB. Reclama ainda que o boneco que foi entregue com o pen-drive do jornal está com tamanho diferente da descrição constante no contrato. Avisa que o jornal vai atrasar um dia porque as chapas do CTP ainda não haviam chegado à gráfica. Por este motivo, o encarregado da pré-impressão poderia dirimir pessoalmente as dúvidas que foram informadas por telefone, em relação às anotações do overlay. O correto significado do que está em itálico é o seguinte:
A Gestalt é uma teoria que estuda a forma e tem grande influência no processo de construção do espaço gráfico, e tem algumas leis básicas:
A Assistência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco enviou ao Diário de Pernambuco um texto para ser publicado como informe aos munícipes. A ALEPE pagou o custo do espaço e a composição. Na lauda encaminhada ao jornal, foi marcado que o texto deveria ser em 14/21, para manter a identidade visual aprovada pelos profissionais do setor.
Essa marcação significa que 14 é
Sobre a necessidade da utilização dos infográficos, apresentam-se abaixo quatro características:
I. O texto tem excesso de informações numéricas que levariam o leitor a se perder em meio a tantos dados.
II. Alguma coisa que não pode ser descrita com palavras ou fotos.
III. Não há fotografias suficientes ou a qualidade não é satisfatória.
IV. Quando se precisa embelezar páginas de jornais ou revistas.
Quantas das quatro características podem ser atribuídas a essa necessidade?
Uma das tarefas típicas do jornalista em uma organização não- jornalística é a produção de publicações informativas para os públicos interno e externo, também chamadas de publicações institucionais. Na produção de uma publicação desse tipo são adotadas como referência as normas técnicas do jornalismo tradicional. Considerando esses pressupostos, julgue os seguintes itens.
Mancha é a parte impressa ou a ser impressa de qualquer publicação. Não se incluem, portanto, nesse conceito, os espaços em branco das margens.
Desde a década de 80 os jornais e gráfcas passaram a contar com programas de editoração gráfca que faziam eletronicamente a composição das páginas das publicações. Hoje, os principais programas são os que editam imagens, os que editam gráfcos e os que editam páginas com texto, imagens e gráfcos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de elementos editados.
1. Imagens
2. Gráfcos
3. Páginas
A. Photoshop
B. Indesign
C. Scribus
D. Corel Draw
E. Ilustrator
F. Corel Paint
Preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta. O design moderno guarda estreita relação com as artes e seus movimentos. A ________ valoriza o decorativo e o ornamental, defnindo formas tridimensionais delicadas, sinuosas, ondulantes, sempre assimétricas (revista Ver Sacrum). Já o movimento _______ utiliza esquemas de cores primárias (azul, vermelho e amarelo) combinados com linhas retas brancas, pretas e cinzas, utilizando padrões cubistas que enfatizam as formas retangulares (Piet Mondrian). O movimento conhecido como _______ utiliza os princípios da cor e sua psicologia, cujo signifcado visual deriva do contraste e do equilíbrio entre massas e vultos formais. Representam esta escola os artistas Paul Klee, Josef Albers e Johannes Itten.
Há figuras da edição que podem ser usadas para tornar mais leve a exposição de matéria especial a ser publicada sob a forma de texto único, ocupando uma página standard.
Essas figuras, às quais se atribui a função de criar áreas de respiro dentro do texto jornalístico, são as seguintes:
Na relação imagem-texto, para que a foto cumpra plenamente a função de ser um elemento complementar ao texto, sem dominar ou ser dominada, é preciso que, ao desenhar a página, o editor e o diagramador disponham os dois elementos da seguinte forma:
No jornalismo fotográfico, o termo boneco apresenta o seguinte significado:
Ao editorar uma revista, o programador visual tem que se preocupar com
Considerando os modelos de diagramação, assinale a alternativa que apresenta características da diagramação mosaical e da diagramação modular, respectivamente.
O recurso mais adequado para explicar de forma clara, precisa e didática uma quantidade densa de dados estatísticos é
A respeito de tipologia e medidas gráficas, assinale a alternativa correta.
No que se refere a softwares gráficos, assinale a alternativa correta.
O avanço da internet fez com que os modos de produção da comunicação e os jornalistas se adaptassem. Sobre as características, semelhanças e diferenças entre o jornalismo impresso e o jornalismo on line, leia as afirmativas a seguir.
I. A edição dos jornais impressos tem como base o newsmaking, segue critérios de noticiabilidade e regras organizacionais.
II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.
III.Perenidade é uma característica do jornalismo on line e refere-se à memória e à capacidade de armazenamento de informação.
IV. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.
V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.
VI. Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo.
Quantas afirmativas estão corretas?
Na elaboração de uma campanha motivacional interna, serão confeccionados cartazes e banners animados para a intranet. Seria possível utilizar o mesmo programa para elaborar todos os layouts, porém o resultado final poderia ficar comprometido.
Nessa situação, os programas indicados para executar cada tipo de material, respectivamente, serão
Todo projeto paginado — livros, revistas ou newsletters —, impresso em gráfica, deve ter o seu número de páginas múltiplo de 4. O motivo é que o processo de impressão do arquivo organiza as páginas em folhas impressas e dobradas para formar uma seção do projeto. Essa seção é chamada de
Uma empresa vai participar de uma feira internacional para divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. Para isso, o profissional de criação desenvolveu uma série de materiais gráficos.
Ao enviar os arquivos para a impressão, ele tomou alguns cuidados, tais como os de
O trabalho de compor títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página, de forma equilibrada e atraente, chama-se:
No jornal, o texto curto que aparece cercado por fios, em associação com outro texto mais longo, chama-se:
O texto curto, na primeira página, que resume as informações publicadas pelo jornal a respeito de um assunto, é conhecido como:
Grande parte das matérias de uma publicação é ilustrada por uma foto, gráfico ou ilustração. Essas ilustrações vem sempre acompanhadas por uma legenda ou um texto-legenda. No caso das legendas fotográficas, que orientação é inaceitável?
Na edição de uma matéria, o “olho” tem como função completar a informação titulada. Dessa forma, esse recurso:
O moderno planejamento visual e as novas possibilidades de editoração dão mais facilidade para se contar uma história. A partir disso, podemos dizer que o infográfico é um recurso que:
Enquanto o jornal ainda está sendo impresso, é possível alterar e substituir qualquer uma de suas páginas. Caso chegue alguma notícia importante, substitui-se uma delas, da edição normal, pela que acaba de ser conhecida.
Mario L. Erbolato. Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Ática, 2002
A citação de Mario L. Erbolato diz respeito à prática jornalística que ficou conhecida como
“Finalmente, o corpo do texto é distribuído em blocos ou colunas e compõe uma massa gráfica que se relaciona com os demais elementos dessa estrutura noticiosa como fotografia e demais ilustrações".
Antonio Fausto Neto. Práticas midiáticas e espaço público.
O conjunto desses elementos descritos por Fausto Neto é denominado