- ID
- 72679
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 4ª REGIÃO (RS)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
O padrão de um jornal é compor o texto das matérias no corpo 11/12. Isso significa que o corpo
O padrão de um jornal é compor o texto das matérias no corpo 11/12. Isso significa que o corpo
O projeto gráfico de um veículo estabelece para ele uma identidade
Se um projeto gráfico for articulado segundo a série FIBONACCI terá formatos de sub-áreas gráficas segundo a seguinte proporção:
Numa página de jornal impresso, a ordem de apresentação das notícias reflete a organização por
Em uma edição de uma revista, a maioria dos espaços destinados a anúncios se concentra em, aproximadamente, 25% a 30% das páginas, distribuídas no
A respeito da definição e das técnicas de elaboração de notícia,
julgue os próximos itens.
Os elementos complementares da notícia, tais como ilustrações, fotos, gráficos e tabelas, devem receber tratamento editorial similar aos textos noticiosos. Tal como nos textos, devem se aplicar a esses recursos gráficos os critérios de seleção e hierarquização das informações neles contidas, uma vez que eles também apresentam conteúdo editorial.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
Chama-se isocromia o efeito obtido em uma composição gráfica com o uso de cores diferentes, mas de forma harmônica e complementar. Esse princípio, entretanto, não se aplica à composição de capas de revistas e de primeiras páginas de jornais, pois, nesses casos, a isocromia não chama a atenção do leitor.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
Nas páginas ímpares de um jornal, a chamada zona morta, na página diagramada, ocupa lugar diferenciado em relação às páginas pares.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
O projeto gráfico abrange a padronização usada pela publicação para dispor uniformemente matérias, fotografias e adereços gráficos.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
O modelo semiótico-informacional pode oferecer contribuições relevantes aos estudos jornalísticos sobre forma e conteúdo. Esse modelo, que atribui prioridade à forma, explica como o público interpreta as mensagens e lhes atribui sentido, a partir da forma e disposição dos elementos informativos.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
Na diagramação de uma página de jornal que esteja com muitas notas de rodapé referentes à identificação de autores dos textos e à complementação de informações históricas e dados estatísticos, é correto, do ponto de vista técnico, excluir essas notas da mancha gráfica da página diagramada.
O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.
Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.
As análises de conteúdo de noticiário, herdeiras do modelo de Lasswell, são exemplos de combinação dos elementos inerentes à forma e ao conteúdo, visto que essa técnica leva em conta, além do conteúdo informativo, a disposição deste no corpo do jornal, sua localização na página e demais recursos gráficos.
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa
no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
Entre os pontos marcantes na história do jornalismo brasileiro, no início da segunda metade do século XX, é correto incluir a reforma gráfica e editorial do Jornal do Brasil (JB), realizada no final da década de 50. Tal reforma foi tão relevante na época que contribuiu para que o JB se tornasse um dos jornais mais respeitados no país. Entre os jornalistas envolvidos no referido processo de reforma estava Odylo Costa Filho.
Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias
eletrônicas, julgue os itens subsequentes.
Ao organizarem publicações empresariais eletrônicas, os responsáveis pela redação e diagramação do material devem levar em conta os princípios da fotocomposição, com caracteres medidos em paica.
Em programas de editoração eletrônica, os elementos fixos da publicação, como número de páginas e cabeçalhos, devem ser inseridos
Através do uso da tecnologia eyetrack, com equipamentos que acompanham o olhar do leitor sobre as páginas impressas, pesquisas do Poynter Institute determinaram, em relação à forma como o leitor percorre visualmente uma página impressa, que
O termo rough é usado para designar
Uma espécie de "nota editorial" cuja característica é não ter lugar fixo em página alguma e vir do lado (quase sempre, direito) da matéria que informa sobre determinado fato (assunto do comentário presente na nota). Recebe esse nome pelo teor "temperado" de sua linguagem. Estáse falando em nota
A respeito da função da infografia no tratamento técnico e estético das notícias, assinale a opção correta.
Diferentes suportes midiáticos apontam para soluções específicas em termos de imagens. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Acerca da técnica de produção fotolegenda, um dos recursos da narrativa jornalística, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta com relação ao uso de fotografias no jornalismo impresso.
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Entre os recursos essenciais de editoração eletrônica para o controle da legibilidade do conteúdo estão: o espacejamento entre letras (tracking), o espacejamento entre pares de caracteres (kerning) e o espacejamento entre linhas (leading).
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Ao visualizar uma página, os olhos do leitor focalizam primeiramente o centro óptico da mesma, localizado um pouco acima e à esquerda do seu centro mecânico.
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Para se fixar os olhos do leitor em uma página, é comum utilizar uma ilustração que atraia a atenção, no canto inferior direito desta página.
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o
equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da
funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando
essa premissa, julgue os próximos itens.
Na editoração eletrônica de um livro, a diagramação das páginas mestras deve ser feita manualmente, seguindo a ordem de primeiro as páginas pares e em seguida as ímpares.
A entrelinha é um dos elementos que estão previstos em um projeto gráfico de uma publicação. Ela se refere ao espaço entre
O processo de impressão offset garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, sendo possível imprimir em praticamente qualquer tipo de papel e em alguns tipos de plástico. Originário da litografia, sua impressão é
Layouts, ao serem impressos em gráficas, devem estar no padrão
Ao enviar um layout para a gráfica, algumas indicações devem ser feitas para orientar a impressão correta da peça. Uma dessas indicações é chamada de marca de corte, que tem por função
A produção editorial exige o domínio das definições de uma grande quantidade de termos utilizados no meio gráfico. Assinale a definição INCORRETA.
Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.
Quando se diagrama um texto no InDesign, não é possível separá-lo em duas colunas.
Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.
Denomina-se hot stamping o processo de acabamento de impressão no qual se utiliza tinta especial aplicada sob altas temperaturas.
Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.
Cores especiais têm tons e saturação que não podem ser reproduzidos pelas cores da escala CMYK.
Julgue os próximos itens, referentes a técnicas de produção gráfica,
a tipos de impressão e a acabamento.
A mistura das quatro cores da escala CMYK resulta no preto de quatro de cores, uma cor preta mais profunda e rica em tons.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Adaga (†) é o segundo símbolo tipográfico da sequência de símbolos utilizados para indicar notas de rodapé.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Os espaços em branco entre colunas de texto são conhecidos como caminhos de rato.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
O espaço em branco constitui um recurso visual utilizado para garantir a simetria entre os elementos do leiaute de um projeto gráfico.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Denomina-se grid a estrutura gráfica utilizada para organizar a disposição de elementos individuais em um projeto gráfico.
No que refere a criação e produção de projetos gráficos, a
planejamento editorial e a técnicas de diagramação, julgue os
seguintes itens.
Plicas ou aspas são marcas tipográficas utilizadas para indicar pés, polegadas, horas e minutos.
Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação
visual para veículos impressos.
Produtores de conteúdo e designers recomendam que se utilize a maior variedade possível de tipos, formatos e cores em uma página de jornal, de modo a evitar a monotonia e facilitar a legibilidade, especialmente quando há textos longos.
Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação
visual para veículos impressos.
O recurso folha de estilos, muito útil na produção para suportes digitais, não apresenta a mesma funcionalidade no planejamento gráfico para impressões em papel, uma vez que, nesse caso, a formatação automática implica perdas de qualidade, exigindo configurações específicas em cada situação.
A respeito do conceito, função e operacionalidade da infografia,
especialmente no que se refere ao jornalismo, julgue os próximos
itens.
A infografia surgiu com o webjornalismo, quando a representação gráfica deixou de ser estática e incorporou recursos tutoriais, como, por exemplo, a animação.
A respeito do conceito, função e operacionalidade da infografia,
especialmente no que se refere ao jornalismo, julgue os próximos
itens.
Uma infografia deve conter, basicamente, título, texto, corpo e fonte. Deve, ainda, responder às questões básicas de construção da notícia e conter elementos de uma narração.
Os anos 50 são marcados na imprensa brasileira como uma época de intensas mudanças tanto no fazer jornalístico, como em seus aspectos gráfico-editoriais. Apesar de não ter sido a pioneira, a paradigmática Reforma do Jornal do Brasil trouxe diversas inovações, mas entre elas NÃO está
A função da chamada “pirâmide invertida” no jornalismo impresso é
No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.
Com relação ao fotojornalismo, à produção e ao tratamento de imagens no jornalismo, julgue os itens seguintes.
Segundo vários autores, a fotografia relaciona-se a três tipos de textos no contexto do jornalismo impresso: as manchetes (títulos e subtítulos), as legendas e o texto das matérias jornalísticas em si.
Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.
A edição, em um veículo impresso, é a exposição hierárquica e contextualizada das notícias e a distribuição espacial correta e interessante do material que constitui o produto jornalístico, o que não implica, contudo, que o editor seja o único responsável pela seleção do que será publicado.
Com relação a edição e revisão da informação jornalística, julgue os itens a seguir.
O acabamento — que inclui o design, a produção técnica, a formatação estética do material e a revisão do produto final — é mais importante que a contextualização das informações na etapa de edição do material jornalístico.
Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.
Uma publicação impressa compõe-se de um projeto editorial, que traça os objetivos e as diretrizes da publicação, e um projeto gráfico, que traduz tais objetivos e diretrizes para uma linguagem gráfica.
Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.
Capitular é uma letra de corpo bem superior ao do restante da composição e é normalmente empregada na abertura de um texto ou para marcar o início de cada capítulo de um livro.
Julgue os itens seguintes, referentes a edição e produção gráfica.
O elemento visual que, desenhado em leiautes, tem como objetivo compor o leiaute, simulando manchas de texto, denomina-se nononô, utilizado em projetos gráficos.
Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de
massa, julgue os itens subsequentes.
O projeto editorial do jornal Folha de S.Paulo, denominado Projeto Folhas, iniciado na década de 80 do século passado, foi considerado um dos marcos recentes na profissionalização do jornalismo brasileiro. Além de implantar uma nova política editorial e profissionalizar a redação, o projeto se propunha a fazer um jornalismo crítico, pluralista, apartidário e moderno.
O projeto gráfico de um house organ da Instituição prevê que os títulos deverão ser compostos em tipos da família lapidária. O título composto com tipos que pertencem a essa família é
Na edição de publicações, matérias de pouca relevância, normalmente, são diagramadas para serempublicadas:
Julgue os itens a seguir sobre as funções da diagramação.
I - Delimitar espaço para assuntos diferentes.
II - Distribuir elementos gráficos no espaço limitado.
III - Mostrar ao leitor a ordem de importância do que está sendo apresentado.
IV - Tornar a leitura mais prolixa e complexa.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a alternativa correta.
Na diagramação de uma de revista, há vários recursos gráficos que podem ser utilizados no intuito de valorizar a página, entre eles, o sangramento, que é a
Indique com "O" os tópicos abaixo que podem ser considerados objetivos de um projeto gráfico de publicação periódica impressa, como revista ou jornal, e com um "N" aqueles que não são objetivos do referido projeto gráfico. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) Organização e coerência entre os conteúdos.
( ) Hierarquização da informação.
( ) Garantia da verificabilidade dos conteúdos.
( ) Atratividade do conteúdo.
( ) Organização de conteúdos multimídia.
Um espaço delimitado para informações adicionais, de um detalhe ou de pesquisa, sempre em associação íntima com um texto mais extenso é a definição de:
A ____________ é finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado, consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de impressão pré-definido. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
A partir do desenvolvimento dos programas de editoração eletrônica, o editor de veículos impressos ao preparar uma matéria com muitas informações jornalísticas que ficariam mais claras em linguagem gráfica, pode optar por apresentá-las em um(a)
Um impresso pode receber vários tipos de acabamento com o objetivo de torná-lo mais atraente ou mais funcional.
Um deles é a vincagem do papel, que é usada para
O offset é um processo de impressão que garante boa qualidade para médias e grandes tiragens em praticamente qualquer tipo de papel. Ele é um processo indireto que utiliza um elemento intermediário entre a matriz e o papel, o qual garante a qualidade da impressão.
Esse elemento é chamado
Alguns elementos são impressos junto com o layout final com objetivos diversos como guiar o corte dos impressos. Um deles é fundamental para que o gráfico possa avaliar a qualidade do trabalho durante o andamento da impressão (quantidade de tinta, intensidade da umidade em offset, registro, etc.).
Esse elemento é a(o)
Fazer caber muita coisa num espaço que ninguém vai querer ler é uma falsa economia. O que importa não é o que se coloca numa página, mas o que salta dessa página para a mente do leitor. Um pouco de espaço vazio ajuda.
WHITE, Jan V. Edição e design. São Paulo: JSN 2006.
É consistente com o texto acima o cuidado, na organização da página, com a(o)
Em certos modelos de diagramação, os jornais impressos usam textos que aparecem entre fios, associados a um outro texto mais longo. São chamados de:
As representações visuais de informação, que incorporam descrição de ações e que procuram dar mais dinamismo à explicação dos fatos no jornalismo moderno são chamadas de:
Manchete, título, subtítulo, intertítulo e olho são elementos do texto jornalístico que operam de forma muito parecida. Como você definiria o elemento chamado de olho?
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
O texto justificado é aquele colocado sob a mesma medida em uma coluna.
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
O texto pronto para ser reproduzido denomina-se original; para ser considerado pronto também para publicação, precisa, obrigatoriamente, ser impresso.
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
As letras itálicas surgiram na Itália no século XV. Foram modeladas em estilo manuscrito, mais casual, e usadas inicialmente em livros baratos.
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
Diagramas de colunas múltiplas fornecem formatos inflexíveis para publicações com hierarquias complexas.
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
Denomina-se logotipo o símbolo de uma organização constituído por palavra ou grupo de letras, em desenho característico feito com fontes existentes ou criadas com esse fim específico, cujo objetivo é lembrar e memorizar o nome da organização. Podem-se usar, para isso, fontes existentes ou feitas especificamente para esse fim.
No que concerne ao processo gráfico e à produção da notícia,
julgue os itens subsequentes.
A ilustração é parte da apresentação gráfica de um texto que pode constituir-se de fotografias, desenhos, mapas ou gráficos explicativos e que deve fornecer informação ao leitor.
A respeito do relatório de pesquisa, julgue o item que se segue.
Os apêndices e os anexos de um relatório, em geral, contêm tabelas, quadros, gráficos e outras informações elaboradas pelo próprio autor que não figuram no texto.
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Classifica-se como descritivo o seguinte lide: Se você pretende viajar no seu carro este fim de semana, encha o tanque mais cedo. Por determinação da PETROBRAS, os postos de todo o Brasil funcionarão apenas até às 17 horas de sexta-feira.
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Graficamente, recomenda-se que o lide tenha, no máximo, 4 a 5 linhas de 70 toques.
No que se refere a publicações, expositivos e folhetos, bem como às técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos jornalísticos, julgue os próximos itens.
Um dos princípios básicos da diagramação é a zona visual primária.
Assinale a alternativa que apresenta as tipologias que não têm serifa, por isso são indicadas para textos veiculados em meio digital.
O termo infografia é corretamente definido nas afirmativas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.
Título curto usado para destacar determinado tema dentro da matéria sem retirá-lo do corpo principal do texto. Também é usado para dar movimento e leveza à diagramação. Essa ferramenta do texto escrito é o:
Em relação ao uso dos tipos gráficos, é correto afirmar que
A Gestalt é uma teoria que estuda a forma e tem grande influência no processo de construção do espaço gráfico, e tem algumas leis básicas:
Na etapa de produção dos fotolitos ou das chapas [para impressão colorida] as linhas de pontos têm de ser posicionadas nos ângulos corretos, caso contrário, podem ocorrer padrões de moiré. Os ângulos para a seleção das cores são os seguintes:
A Assistência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco enviou ao Diário de Pernambuco um texto para ser publicado como informe aos munícipes. A ALEPE pagou o custo do espaço e a composição. Na lauda encaminhada ao jornal, foi marcado que o texto deveria ser em 14/21, para manter a identidade visual aprovada pelos profissionais do setor.
Essa marcação significa que 14 é
Sobre a necessidade da utilização dos infográficos, apresentam-se abaixo quatro características:
I. O texto tem excesso de informações numéricas que levariam o leitor a se perder em meio a tantos dados.
II. Alguma coisa que não pode ser descrita com palavras ou fotos.
III. Não há fotografias suficientes ou a qualidade não é satisfatória.
IV. Quando se precisa embelezar páginas de jornais ou revistas.
Quantas das quatro características podem ser atribuídas a essa necessidade?
Uma das tarefas típicas do jornalista em uma organização não- jornalística é a produção de publicações informativas para os públicos interno e externo, também chamadas de publicações institucionais. Na produção de uma publicação desse tipo são adotadas como referência as normas técnicas do jornalismo tradicional. Considerando esses pressupostos, julgue os seguintes itens.
Mancha é a parte impressa ou a ser impressa de qualquer publicação. Não se incluem, portanto, nesse conceito, os espaços em branco das margens.
Sobre a necessidade da utilização dos infográficos, apresentam-se abaixo quatro características:
I - O texto tem excesso de informações numéricas que levariam o leitor a se perder em meio a tantos dados.
II – Alguma coisa que não pode ser descrita com palavras ou fotos.
III – Não há fotografias suficientes ou a qualidade não é satisfatória.
IV – Quando se precisa embelezar páginas de jornais ou revistas.
Quantas das quatro características podem ser atribuídas a essa necessidade?
Desde a década de 80 os jornais e gráfcas passaram a contar com programas de editoração gráfca que faziam eletronicamente a composição das páginas das publicações. Hoje, os principais programas são os que editam imagens, os que editam gráfcos e os que editam páginas com texto, imagens e gráfcos. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de elementos editados.
1. Imagens
2. Gráfcos
3. Páginas
A. Photoshop
B. Indesign
C. Scribus
D. Corel Draw
E. Ilustrator
F. Corel Paint
Preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta. O design moderno guarda estreita relação com as artes e seus movimentos. A ________ valoriza o decorativo e o ornamental, defnindo formas tridimensionais delicadas, sinuosas, ondulantes, sempre assimétricas (revista Ver Sacrum). Já o movimento _______ utiliza esquemas de cores primárias (azul, vermelho e amarelo) combinados com linhas retas brancas, pretas e cinzas, utilizando padrões cubistas que enfatizam as formas retangulares (Piet Mondrian). O movimento conhecido como _______ utiliza os princípios da cor e sua psicologia, cujo signifcado visual deriva do contraste e do equilíbrio entre massas e vultos formais. Representam esta escola os artistas Paul Klee, Josef Albers e Johannes Itten.
A escolha do tipo de papel adequado determina a qualidade de impressão. Assim, qual o tipo de papel mais adequado para a impressão de uma revista mensal para um shopping?
O princípio de acessibilidade afrma que os projetos devem ser utilizados por indivíduos com habilidades diversas, sem a necessidade de modifcações ou adaptações especiais obrigatórias, mas podem ser projetadas para atender todos os usuários. Assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Perceptibilidade é obtida quando todos conseguem perceber o design, independente de suas capacidades sensoriais, apresentando informações com dados redundantes: textual, Icônico, tátil.
II. Operacionalidade é obtida quando todos conseguem utilizar o design, independente das capacidades físicas, minimizando ações repetitivas.
III. Complexidade é obtida quando todos os elementos estão redundantes, rotulando botões e controles com nomes específcos das áreas técnicas. Neste sentido, o usuário tem que ter um bom nível de alfabetização e experiência para usar design.
IV. Condescendência é obtida quando os designs diminuem a ocorrência e as consequências dos erros (utilizando avisos e confrmações).
Há figuras da edição que podem ser usadas para tornar mais leve a exposição de matéria especial a ser publicada sob a forma de texto único, ocupando uma página standard.
Essas figuras, às quais se atribui a função de criar áreas de respiro dentro do texto jornalístico, são as seguintes: