Certo. SEGUNDO RIBAS:
Conceito
O planejamento estratégico de uma empresa depende da missão, da visão, dos objetivos organizacionais e da própria estratégia organizacional. A definição desses elementos-chave é de suma relevância para definir para onde a organização vai direcionar as pessoas no sentido de se comprometerem com os resultados esperados. Nesse aspecto, reside o papel mais relevante da gestão de pessoas, que é fazer com que os colaboradores saibam o real sentido do esforço conjunto para atingir os objetivos organizacionais e, assim, serem beneficiados. O planejamento estratégico de gestão de pessoas deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização.
O planejamento estratégico de gestão de pessoas refere-se à maneira como a função de gestão de pessoas pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.
Há três tipos de planejamentos para alcançar as metas organizacionais gerais e específicas, e, dessa forma, atingir a visão esperada e cumprir a missão:
• Estratégico (o que fazer?): oferece definição de objetivos básicos e identificação das necessidades e potencialidades existentes dentro e fora da empresa.
• Gerencial (como fazer?): reflete os objetivos e orienta os gerentes e os funcionários em direção aos objetivos traçados.
• Planos operacionais (onde e quando fazer?): relacionam-se aos procedimentos e normas para a execução das tarefas.