-
Gabarito:
a) De repente, porém, algumas palavras me pegam. O escritor insensivelmente as desviou de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro que eu lia se apossa de mim.
-
(1) Locuções adverbiais,(2) advérbios e (4) pronomes relativos causam próclise,
(3) Inicio de frase causa ênclise.
a)(1) De repente, porém, algumas palavrasme pegam. O escritor (2)insensivelmente as desviou de seu sentido comum. (3) Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro (4)que eu lia se apossa de mim.
-
[Regra] Quando o advérbio esta deslocado ele obrigatoriamente tem que ser separado por vírgulas.
[Exceção] Quando o advérbio é "pequeno" não precisa vir entre vírgulas.
A alternativa (a) traz uma exceção
De repente, porém, algumas palavras me pegam. O escritor insensivelmente as desviou de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro que eu lia se apossa de mim.
-
Acertei por exclusão, mas não entendei o que causa a próclise na última colocação da letra A.
que eu lia se apossa de mim. A palavra lia não faria ocorrer a ênclise ?
-
Victor gabriel - lia apossa ( loucução verbal) chama próclise Dai fica : lia se apossa.
-
A) insensivelmente -> advérbio de modo (próclise). "Invade-me" -> Não se iniciar oração com pronome oblíquo átono. [CORRETA]
-
Eu entendi a questão assim: a Primeira oração pode ser escrita tanto como em a , como como em d .Correto? " O que elimina a d é o Me invade ( verbo no início da oração ou frase - chama êncilise) . Nas outras alternativas todas , aplica-se a mesma regra ( ou em me invade ou em me pega(m) .
Minha dúvida é se o início da d está correto, uma vez que, por estar no início da oração o correto seria " de repente, porém, pegam-me..."
-
b) De repente, porém, algumas palavras me pegam. O escritor, insensivelmente, as desviou de seu sentido comum. Me invade o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que se apossa de mim o livro que eu lia.
c) De repente, porém, me pegam algumas palavras. O escritor, insensivelmente, desviou-as de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro que eu lia apossa-se de mim.
d) De repente, porém, pegam-me algumas palavras. O escritor, insensivelmente, as desviou de seu sentido comum. Me invade o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que apossa-se de mim o livro que eu lia.
e) De repente, porém, me pegam algumas palavras. O escritor insensivelmente desviou-as de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que apossa-se de mim o livro que eu lia.
Não se inicia oração com pronomo oblíquo átono.
Sabendo este conceito, é possível chegar ao gabarito, letra A.
-
Mantras da colocação pronominal:
Proibido
1 - Iniciar orações;
2 - Após futuro;
3 - Após particípio;
Regra
1 - Palavras invariáveis atraem o pronome (não, que, já...)
Caso Especial
1 - Verbo no infinitivo ou gerúndio é a casa da mãe joana, pode tudoooo
*Ensinamentos da Profª Adriana Figueiredo!
Bons Estudos!
Rumo ao TJSP!
-
Insensivelmente não tem que ficar entre vírgulas ou travessões?
-
a)
De repente, porém, algumas palavras me pegam. O escritor insensivelmente as desviou de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro que eu lia se apossa de mim.
b)
De repente, porém, algumas palavras me pegam. O escritor, insensivelmente, as desviou de seu sentido comum. Me invade o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que se apossa de mim o livro que eu lia. (Não se inicia frase com POA)
c)
De repente, porém, me pegam algumas palavras. O escritor, insensivelmente, desviou-as de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro que eu lia apossa-se de mim. (Não se inicia frase com POA)
d)
De repente, porém, pegam-me algumas palavras. O escritor, insensivelmente, as desviou de seu sentido comum. Me invade o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que apossa-se de mim o livro que eu lia. (Que atrai e não se inicia frase com POA)
e)
De repente, porém, me pegam algumas palavras. O escritor insensivelmente desviou-as de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que apossa-se de mim o livro que eu lia. (Que atrai e não se inicia frase com POA)
Esses foram os erros que achei, devem ter mais.
-
Assertiva A
De repente, porém, algumas palavras me pegam. O escritor insensivelmente as desviou de seu sentido comum. Invade-me o escritor, e passo a pensar de dentro dele. Sinto que o livro que eu lia se apossa de mim.