SóProvas


ID
1189132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O câmbio automático utilizado em veículos automotores é composto por uma caixa de engrenagens planetárias, acoplada a um conversor de torque, que transmite o torque gerado pelo motor do veículo à caixa de engrenagens. A respeito do funcionamento do conversor de torque, julgue os itens seguintes.


Quando operando em regime permanente, o torque no eixo movido pelo conversor é maior do que o torque fornecido pelo motor.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi... entendo permanente como algo que não varia com o tempo. Se não me engano, Permanente = -Transiente. Entendo a situação como se a velocidade do eixo movido é igual a velocidade do eixo motor sem variação. Nessa ocasião o torque é igual para os dois, tanto é que o conversor de torque só é efetivo nas arrancadas (onde há aumento da velocidade do eixo do motor em taxa maior do que a do movido (conversor). Quando as velocidades se igualam, aí o torque é o mesmo...

    Será que falta dados na questão? Será que faltaria dizer se os dois eixos estão na mesma velocidade ou não? Porque no meu entender essa é a única coisa que importa para saber se o torque é maior ou não... não interessando se eles variam a velocidade ou não ao longo do tempo, mas sim se a velocidade é diferente ou não em certo momento do tempo.

    Quem souber e quiser ajudar, fico grato!