SóProvas


ID
1189135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O câmbio automático utilizado em veículos automotores é composto por uma caixa de engrenagens planetárias, acoplada a um conversor de torque, que transmite o torque gerado pelo motor do veículo à caixa de engrenagens. A respeito do funcionamento do conversor de torque, julgue os itens seguintes.


Para um dado torque no eixo motor, o torque no eixo movido com uma turbina de um estágio é maior do que o torque com uma turbina de dois estágios.

Alternativas
Comentários
  • Rapaz.... n sei não... nunca vi conversor de torque de 2 estágios... mas assim.. se n ahor ada prova cair algo parecido lembr eo seguinte, normalmente, quando se tem 2 estágios ou em bombas ou em compressores ou em turibinas, você consegue atingir o objetivo da máquina em nível mais elevado do que em 1 estágio. É como se em 2 estágios os dispositivos funcionam melhor, com mais rendimento. Até o momento, quando não me lembro da definição ou situação exata eu parto para esse raciocínio e dá certo... Não to ajudando muito... mas pra quem fica perdido (que nem eu nessa questão) dá pra se safar às vezes...

    Quem souber ensinar o porquê ou onde encontrar a justificativa ficaria grato!!!

  • A questão fala a respeito do torque do motor a uma dada rotação. Independente do que estiver sendo tocado pelo eixo o torque vai ser o mesmo! P = T * W .

    Espero ter ajudado.

  • O torque que vai entrar na turbina, tanto de 1 estágio quanto na de 2 estágios seria o mesmo.