SóProvas


ID
1190485
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um grupo de pessoas resolveu dar início a um negócio utilizando a Internet. Os companheiros, agora sócios da mais nova “.com” do território nacional foram ousados e com menos de 2 anos já haviam realizado I.P.O. na bolsa de valores. O nome fantasia escolhido diz tudo sobre a empresa: Doefácil Brasil. Para construir sua sede, a empresa contou com aporte de recursos do governo no montante de R$ 1,5 mil. O recurso foi depositado na conta da empresa em uma única parcela, no ato da assinatura do termo de subvenção. O governo brasileiro entendeu que a atividade da empresa seria benéfica para a economia local e adicionou uma cláusula condicional ao contrato para estimular o seu crescimento. Caso não cumpra a decisão, o pagamento do empréstimo acontecerá ao final de 36 meses, em cota única. Em síntese, caso conseguisse empregar 3 presos condenados pela Justiça ao regime semiaberto no prazo de 1 ano, receberia perdão da dívida. O contrato foi celebrado com taxas de juros de 3% ao mês. Ocorre que a empresa ainda aguarda a decisão do Juiz sobre a oferta de emprego ao terceiro condenado. Entretanto, o prazo dado pelo governo para cumprir a condição de geração de empregos venceu ontem. Assim, sobre os recursos provenientes dessa transação, as demonstrações contábeis da Doefácil, hoje deveriam reportar

Alternativas
Comentários
  • CPC 07 (R1)- Subvenção e Assistência Governamentais.

    "Subsídio em empréstimo é reconhecido como subvenção governamental quando existir segurança de que a entidade cumprirá os compromissos assumidos[...] requisitos que dependem de fatores externos, como a manutenção de determinado volume de venda ou nível de emprego, não podem ser presentemente determináveis e, portanto, a subvenção apenas deve ser reconhecida quando cumprido o compromisso." 


  • Questão de lógica,

    Como o acordo não foi cumprido, a empresa apresentará um passivo circulante para devolver o valor emprestado, ajustado ao valor presente.

    Gabarito C

  • Enfatizando que a contrapartida das subvenções condicionadas é no passivo o qual será apropriado conf. cumpra os requisitos e não conta redutora de ativo. 

  • Cassia Neves, no Balanço Patrimonial há 2 maneiras de registrar uma subvenção governamental: 

    1. Redutora do próprio ativo

    2. No passivo, em "receita diferida"


    Vejamos a norma, CPC 07.

    24. A subvenção governamental relacionada a ativos, incluindo aqueles ativos não monetários mensurados ao valor justo, deve ser apresentada no balanço patrimonial em conta de passivo, como receita diferida, OU deduzindo o valor contábil do ativo relacionado.



    Ainda, com relação a resposta da questão:

    7. Subvenção governamental, inclusive subvenção não monetária a valor justo, não deve ser reconhecida até que exista razoável segurança de que:

    (a) a entidade cumprirá todas as condições estabelecidas e relacionadas à subvenção; e

    (b) a subvenção será recebida.

    15A. Enquanto não atendidos os requisitos para reconhecimento da receita com subvenção na demonstração do resultado, a contrapartida da subvenção governamental registrada no ativo deve ser feita em conta específica do passivo.


    COMO A EMPRESA NÃO CUMPRIU A CONDIÇÃO NO PRAZO, DEVERÁ REGISTRAR UM PASSIVO, QUE É PASSIVO NÃO CIRCULANTE (36 MESES DE PRAZO), AJUSTADO A VALOS PRESENTE (QUE É A REGRA GERAL PARA OBRIGAÇÕES DO PNC- Vide Lei 6.404/76, art.183).