SóProvas


ID
1191034
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O maior número de casos de afastamento de empregados de seus locais de trabalho, registrado pela Previdência Social em 2013, foi por LER ou DORT. Tais doenças ocupacionais são causadas principalmente por um ritmo cada vez mais intenso de trabalho e pela pressão por produção vinda dos empregadores. Elas atingem homens e mulheres indistintamente podendo levar até mesmo à incapacidade laboral parcial ou permanente. Os sintomas são dor crônica, sensação de formigamento, dormência e fadiga muscular. As siglas LER e DORT, que são tão comuns no cotidiano do técnico de segurança do trabalho, significam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (L.E.R. / D.O.R.T.)


    L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) não é propriamente uma doença. É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. A prevalência é maior no sexo feminino.

    Também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo), A.M.E.R.T. (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou síndrome dos movimentos repetitivos, L.E.R. é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. Tal associação de terminologias fez com que a condição fosse entendida apenas como uma doença ocupacional, e que existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como digitadores, músicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais, por exemplo tricô e crochê.

    Diagnóstico

    O diagnóstico é basicamente clínico. O mais importante é determinar a causa dos sintomas para eleger o tratamento adequado. Para tanto, muitas vezes, é preciso recorrer a uma avaliação multidisciplinar.

    Sintomas

    Os principais sintomas são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.

    É importante destacar que, na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados com uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo, que se ressente, por exemplo, se houver compressão mecânica de uma estrutura anatômica, ou se a pessoa ficar sentada diante do computador ou tocando piano por oito, dez horas seguidas.

    http://drauziovarella.com.br/letras/l/lesoes-por-esforcos-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/

  • e)

    Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho.

  • A questão cobrou conhecimento sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

    É bastante comum a referência aos distúrbios como LER/DORT.

    • LER- LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS
    • DORT- DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO.

    A denominação LER/DORT corresponde a um termo muito abrangente que envolve diversas doenças e distúrbios musculares/ortopédicos geralmente desencadeadas por esforços e/ou movimentos repetitivos na execução do trabalho.

    De acordo com a IN do INSS nº 98/2003, essas doenças têm caráter multicausal e alguns fatores de riscos são os seguintes:

    "a) o grau de adequação do posto de trabalho à zona de atenção e à visão. 

    b) o frio, as vibrações e as pressões locais sobre os tecidos.

    c) as posturas inadequadas.

    d) a carga osteomuscular. 

    e) a carga estática.

    f) a invariabilidade da tarefa. 

    g) as exigências cognitivas.

    h) os fatores organizacionais e psicossociais ligados ao trabalho".

    GABARITO DA MONITORA: LETRA E