SóProvas


ID
119440
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Hora e tanto já, e nada de peixe. Mas o gostoso era ficar assim na canoa, pensando na vida, imaginando coisas. Passada aquela eleição, ia sossegar. A política matava, acabava com a pessoa. Depois que se metera nela, nunca mais pudera ter uma semana de descanso. Escravo dos outros, do partido, do eleitorado. E os adversários não dormiam, os concorrentes vigiavam. Todos os dias, uma notícia má, nomeações que não saíam, chefes do interior que ameaçavam romper por causa de pedidos impossíveis... E ter de mentir, de prometer... - Doutor, doutor... agora é a peixa... é a peixa, sim... engasgava o Gerôncio. Ferra, doutor, ferra! (Mário Palmério: "Vila dos Confins", 2003)

Na fala de Gerôncio se encontra a palavra "peixa", uma forma popular de flexão de gênero. Regularmente, essa flexão ocorre nas seguintes palavras:

Alternativas
Comentários
  • Bailarino - elefante - tonto


  • Alguém poderia comentar esta questão !!

    Ficaria grata. 
  •  Liliane Mariano  a questão é mais fácil do que a gente pensou, era só pra saber quais dessas palavras aceitavam o gênero no masculino. Podendo ser somente as encontradas na letra C como o colega postou acima, bailarino, efefante e tonto.
    espero ter ajudado.
  • Resposta Letra: C

    Basta saber se as palavras aceitam Gêneros Masculinos

    bailarina, elefanta e tonta -  bailarino, efefante e tonto


  • Na fala de Gerôncio se encontra a palavra "peixa", uma forma popular de flexão de gênero. Regularmente, essa flexão ocorre nas seguintes palavras:

    bailarina, elefanta e tonta. 

    ME DIGAM O QUE ESSAS TRÊS PALAVRAS TÊM HAVER COM forma popular de flexão de gênero?

    QUESTÃO BIZARRA...

  • achei essa questão muito mal formulada pois peixe é um substantivo epiceno.

    "Epicenos: são os nomes de animais e plantas que diferenciam os gêneros acrescentando as palavras macho e fêmea."

    Exs.:

    • cobra macho – cobra fêmea
    • peixe macho – peixe fêmea

    assim a palavra peixa não existe ela é só uma forma popular de flexionar que não é aceito.

    Eu acho que a resposta seria uma alternativa que não é aceita a forma como foi flexionada a palavra , mas que a população costuma a flexionar de modo errado.

  • o camarada em questão usou a palavra peixa de forma popular conforme diz na questão. não querendo dizer que "peixa" é correto. agora, como a questão pergunta originalmente quais questões podem usar o termo feminino , ou seja de forma gramaticalmente correta, está na letra c. questão tranquila
  • QUESTÃO DE DIFICIL INTERPRETAÇÃO, NÃO EXISTE PEIXA, questão procura saber em quais substantivos é possível a flexão de gênero trocando apenas a ultima silaba como em ELEFANTE OU ELEFANTA, sim e possível a flexão de gênero!

    A) gazela, janela e penta. OBS;

    B) bolacha, graxa e jumenta.OBS;

    C) bailarina (O), elefanta (E) e tonta (O) .OBS;

    D) monstra, poeta e tamanduá.OBS;

    E) boneca, mesa e onça.OBS;