-
C- Just-in-time
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.O sistema de produção adapta-se mais facilmente às montadoras de produtos onde a demanda de peças é relativamente previsível e constante, sem grandes oscilações.
-
O sistema de caixeiro-viajante consiste em um vendedor visitar os clientes e verificar in loco se está faltando mercadoria no estoque para que ele, em comum acordo com o cliente, tire o pedido. O sinal da demanda, no caso, a falta de mercadoria, é identificado pelo caixeiro-viajante. Com a revolução das comunicações este sistema está desaparecendo.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAOhwAC/formacao-juridica-empresa?part=3
O sistema de reposição periódica faz a reposição em tempos fixos, pré- estabelecidos, ou seja, quando passa um tempo determinado, por exemplo, um mês ou uma semana, verifica-se o que está faltando e o pedido é feito na quantidade suficiente para atingir o estoque máximo estabelecido para aquele item.
No sistema de reposição contínua, o pedido é feito quando o nível de estoque atinge uma certa quantidade determinada como “ponto do pedido”. O tempo é variável e a quantidade é fixa.
http://www.olaamigos.com.br/colaboradores?id=14
O sistema just-in-time é um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor.
O JIT, que é baseado na qualidade e flexibilidade do processo de compras, também pode disparar o processo. Dependendo de como o sistema é idealizado, um cartão ou um conjunto de cartões kanban pode dar início ao processo de compras.
As características básicas do sistema kanban é um sistema de controle de fluxo de informações e produção em um ambiente JIT, que controla harmoniosamente a produção na quantidade e no tempo certo, assim diminuindo os estoques, melhorando a produtividade e interligando todas as operações internas e externas na fábrica.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfnkoAA/sistema-kanban
-
kanban é um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
-
Just in Time / Kanban
• Redução de desperdícios
• Estoque de produtos finais ou acabados nulo
• Aquisição/entrega/produção de materiais apenas quando necessários
• Necessidade de maior agilidade no ressuprimento (tempo de ressuprimento mínimo)
• Ciclos curtos e ágeis de produção
Fonte: Fenili (2014)
-
Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia JIT:
Produção sem estoques;
Eliminação de desperdícios;
Esforço contínuo na resolução de problemas;
Melhoria contínua dos processos.
-
GABARITO: LETRA C
Just in Time (JIT) – “bem na hora”
Minimização dos prazos de fabricação dos produtos finais;
Redução dos níveis de inventário;
Redução dos tempos de preparação da máquina;
Redução do tamanho dos lotes fabricados;
Liberação para produção através do conceito de “puxar”;
Diminuição dos custos operacionais, flexibilidade da produção, mais velocidade na entrega, qualidade constante;
O abastecimento se dá através de um estreito relacionamento com fornecedores como parceiros.
Não se adapta facilmente à produção diversificada.
FONTE: Elisabete Moreira - CERS