SóProvas


ID
1195249
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A diversidade de modelos existentes, em termos internacionais, levou a UNESCO, por intermédio do RAMP2, a apresentar uma definição do conceito de gestão de documentos [...]. Por intermédio desse Programa, a comunidade arquivística teve contato com o trabalho de James Rhoads (1983) sobre 'a função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação', na qual o autor descreve as fases e os elementos que compõem um programa de gestão de documentos, que devem conduzir com economia e eficácia o ciclo vital dos documentos, bem como formular os níveis de implantação desse programa." (Indolfo, 2007.)
De acordo com o trecho anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F paras as falsas.

( ) As três fases básicas da gestão de documentos são: produção, classificação e descrição.
( ) A aplicação de um programa de gestão de documentos pode se desenvolver em quatro níveis: mínimo, mínimo ampliado, intermediário e máximo.
( ) No nível mínimo de aplicação de um programa de gestão de documentos, as instituições devem contar com, no mínimo, um arquivo corrente e um arquivo intermediário.
( ) No nível mínimo ampliado de aplicação de um programa de gestão de documentos, as instituições devem contar com programas de retenção e eliminação de documentos, estabelecer procedimentos para recolher à instituição arquivística pública os documentos de valor permanente e possuir um ou mais centros de arquivamento intermediário.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • as três fases básicas da gestão de documentos são as seguintes: 1) elaboração, 2) utilização e manutenção, e 3) eliminação de documentos

     

    A aplicação de um programa de gestão de documentos pode se desenvolver em quatro níveis:

    • nível mínimo: estabelece que os órgãos devem contar, ao menos, com programas de retenção e eliminação de documentos e estabelecer procedimentos para recolher à instituição arquivística pública aqueles de valor permanente;

    • nível mínimo ampliado: complementa o primeiro, com a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário;

    •nível intermediário: compreende os dois primeiros, bem como a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários e correspondências e a implantação de sistemas de arquivos;

    • nível máximo: inclui todas as atividades já descritas, complementadas por gestão de diretrizes administrativas,de telecomunicações e o uso de recursos da automação. (ARQUIVO NACIONAL. Brasil, 1993, p. 15-16)